Quando surge a necessidade de uma contratação, seja para um cargo já existente, seja para uma nova posição dentro da empresa, é fundamental definir o perfil do profissional ideal.
Porém, na prática, sabemos que essa não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, por falta de tempo e recursos, times de recrutamento deixam para avaliar o perfil de candidatos só depois de receber currículos. O problema é que isso demanda mais tempo, tornando a contratação demorada.
Portanto, definir um perfil profissional de maneira prévia e organizada é o melhor caminho. Neste post, ensinamos você como fazer isso de maneira eficaz. Acompanhe!
Como direcionar a pesquisa para profissionais?
O primeiro passo, antes de recrutar futuros colaboradores, é entender as necessidades e perfil da vaga, quais os conhecimentos específicos e nível de profundidade de conhecimento. Além disso, é necessário cumprir com alguns outros pontos que você confere a seguir.
Pontuar as rotinas do cargo
Para visualizar, exatamente, as rotinas diárias e as exigências do cargo, se torna imprescindível ter uma lista das tarefas que devem ser executadas.
Com esse detalhamento é possível visualizar, por exemplo, se é cabível a contratação de um assistente administrativo ou um telefonista. Ou, então, se um técnico pode suprir as demandas de um analista ou se é necessário um profissional com curso superior.
As rotinas do cargo também devem ser mencionadas na entrevista com o candidato, para que ele possa dizer se tem interesse em cumprir aquela agenda. Uma conversa bem alinhada evita problemas futuros.
Analisar a experiência necessária
Uma contratação só é realmente eficaz quando se tem bem definido o que é fundamental para preencher o cargo, assim como a experiência profissional. Portanto, tendo definido qual tipo de experiência ou conhecimento é necessário para o cargo, ele se torna mais um filtro para o momento de análise de currículos.
Essa etapa exige um certo tempo se for feita manualmente. Porém, a tecnologia pode ajudar. Uma das soluções disponíveis é o Recrutamento Perfeito, da Catho. Existe a opção de criar filtros avançados para encontrar o perfil exato. Entre as opções de busca estão cargo, salário, região e nível hierárquico.
Verificar se há compatibilidade entre o perfil profissional e a cultura da empresa
Ter um profissional alinhado com a cultura organizacional da empresa, compartilhando dos mesmos valores, é importante para que seu perfil se mostre compatível com os demais integrantes do time, de todos os níveis hierárquicos.
Alguns princípios e hábitos são absorvidos ao longo do tempo, porém, é necessário verificar se o candidato tem preceitos próximos aos que são seguidos pela organização. Mesmo que não seja dito verbalmente na entrevista, é possível notar, no decorrer da conversa, se o participante do processo seletivo se identifica, ou não, com a cultura da organização.
Qual é a modalidade de contratação ideal?
Antes de abrir a vaga, é necessário entender qual a melhor modalidade de contratação. As possibilidades são variadas. Confira!
CLT
É o regime de contratação para quem busca colaboradores fixos. Além de registro em carteira de trabalho, também exige que seja para pessoa física, com pagamentos regulares e obrigações, como depósito de FGTS, INSS, 13° salário, férias, vale-alimentação e vale-transporte.
Pessoa Jurídica (PJ)
Um valor predeterminado é estabelecido pela prestação de serviços e o profissional contratado emite notas fiscais. É o formato ideal para trabalhos pontuais, nos quais não se faz necessário a presença física na empresa todos os dias.
É importante ter um contrato para delimitar as ações a serem realizadas e obrigações de cada parte.
Estágio
É a modalidade ideal para contratação de estudantes, que precisam estar devidamente matriculados. Uma boa oportunidade de ensinar ofícios e rotinas para o novo profissional. O contrato pode ter duração máxima de 2 anos e o estagiário pode trabalhar até 6 horas por dia.
Jovem Aprendiz
É voltado para jovens entre 14 e 24 anos e precisa estar matriculado em programas de aprendizagem, escola técnica ou uma ONG. É regido pela CLT e tem remuneração mensal.
Temporário
É o tipo de contratação que precisa ter data de início e término. Porém, o setor de recursos humanos não pode fazer esse trâmite diretamente com o colaborador.
As Empresas de Trabalho Temporário (ETT), credenciadas ao Ministério do Trabalho, é que registram o profissional. Cabe destacar que os trabalhadores dessa categoria também têm direito a férias proporcionais e 13º salário.
Intermitente
A nova modalidade, em vigor desde novembro de 2017, permite ao empregador remunerar conforme as horas trabalhadas. No entanto, também estabelece uma jornada máxima possível, conforme a CLT, de 44 horas semanais.
Home Office
O colaborador realiza suas tarefas e demandas diretamente de casa. A modalidade home office é regida pela CLT e os profissionais têm direitos e deveres iguais aos que estão sob o regime de carteira assinada.
Quanto ao modelo ideal para a sua empresa, é necessário analisar qual o objetivo da vaga. Por exemplo: se a ideia é ter um profissional que possa analisar questões e direcionar para a melhor solução, um estagiário não é o adequado, pois precisa somar experiências para esse perfil. Ou, então, se você deseja alguém em tempo integral na empresa, o formato CLT é a opção correta.
Quais são as remunerações e benefícios?
Após definir qual o formato ideal para a nova contratação, é necessário definir o valor do salário, assim como benefícios. Para isso, o primeiro passo é realizar um diagnóstico da empresa.
Esse momento é ideal para saber as expectativas dos colaboradores, o que pode se tornar uma excelente estratégia para atrair e reter talentos. Portanto, avalie a possibilidade de incluir benefícios como vale-cultura, auxílio-creche, participação nos lucros e resultados ou bonificações por metas alcançadas.
Feito isso, estude a média salarial oferecida pelo mercado para a vaga que quer contratar um profissional. Com essa resposta é possível averiguar se o valor oferecido pela sua empresa está dentro dos padrões dos concorrentes.
Pagar um salário mais baixo acaba não sendo vantajoso, pois o colaborador pode aceitar a vaga no primeiro momento, mas, ao identificar uma oportunidade melhor, pedir demissão.
Quais são as qualidades do perfil profissional ideal?
Além de saber executar as tarefas necessárias que o cargo exige, um bom profissional também deve reunir outras qualidades, que tornam o perfil ideal para a empresa. São elas:
- ter visão sistêmica;
- flexibilidade;
- proatividade;
- liderança;
- capacidade de manter o foco;
- realizar trabalho em equipe;
- buscar o aperfeiçoamento profissional, com cursos, formações e palestras.
Quais as soft skills mais procuradas no mercado?
As soft skills são as famosas habilidades emocionais. Por mais que empresas precisem de pessoas com capacidades técnicas para desempenhar funções, as subjetivas também são fundamentais.
O entendimento é que essas qualidades vão potencializar a atuação das pessoas, influenciando também o ambiente de trabalho e de outros trabalhadores da empresa. Portanto, algumas soft skills se destacam em meio às mais exigidas. Confira quais são!
Criatividade
Pessoas criativas são capazes de enxergar soluções que ninguém ainda viu para os mais variados desafios. No ambiente de trabalho, isso gera eficácia, produtividade e garante que as mais complexas demandas e processos sejam transformados em tarefas simples. Uma pessoa criativa pode, inclusive, contagiar outras a desenvolverem a mesma habilidade.
Colaboração
Grupos de trabalho são fundamentais dentro de empresas, sobretudo no desenvolvimento e execução de projetos. Por mais talentosa que uma pessoa seja, ela nunca será um elemento decisivo ao time se não souber atuar de maneira colaborativa. Entregar o melhor de si para dar suporte à equipe é fundamental para conquistar grandes resultados.
Adaptabilidade
Mudanças serão comuns dentro de um ambiente de trabalho. Novas pessoas, lideranças que mudam e ambientes renovados não podem se tornar um problema. Portanto, a capacidade de se adaptar é considerada uma das soft skills mais valiosas do mercado atualmente.
Inteligência emocional
A inteligência emocional também é uma habilidade fundamental nos dias atuais. Saber lidar com sentimentos e emoções não só de si, mas de outras pessoas, traz segurança, estabilidade e jogo de cintura para lidar com as rotinas e pessoas.
Essa soft skill permite absorver melhor feedbacks, tomar decisões com mais clareza e ser mais consistente na entrega de resultados.
Como descobrir se o perfil do profissional é ideal na entrevista?
Na hora de entrevistar pessoas, saber detectar se o perfil delas é o ideal para sua empresa se torna algo fundamental. Saiba como fazer isso por meio de algumas dicas precisas que recrutadores devem seguir!
Avalie se objetivos estão alinhados
Quem se candidata para uma vaga de emprego tem objetivos em questão. O ideal é avaliar se eles estão alinhados com os mesmos que a empresa tem. Assim, são maiores as chances de contratar uma pessoa que vai passar mais tempo na companhia e, ainda melhor, entregando um nível de dedicação e desempenho dentro do que é esperado para aquele cargo.
Analise a adaptação à cultura da empresa
A cultura da empresa deve ser colocada como prioridade sempre. Contratar pessoas que não estão acostumadas com as diretrizes, ou que vêm de companhias com costumes totalmente diferentes, pode ser um erro.
Portanto, questione a capacidade que essa pessoa candidata tem em trabalhar sob a cultura organizacional da empresa e avalie se ela conseguirá desempenhar bem.
Considere as habilidades e qualificações
Todo perfil profissional considera as habilidades e qualificações necessárias para determinado cargo. Portanto, na hora da seleção, é fundamental se certificar se essas pessoas realmente cumprem com esses requisitos. A entrevista pode servir para questionar sobre as experiências que a pessoa candidata teve desempenhando tarefas técnicas específicas.
Como a Catho pode apoiar essa contratação?
A Catho é uma empresa com anos de mercado dando suporte a companhias que precisam realizar contratações precisas, dentro de um perfil profissional estratégico.
Nossa equipe recrutadora tem vasta experiência, o que garante um processo seletivo ágil, de custo controlado e com garantias de captação de pessoas qualificadas para a vaga, seja para contratar um time remoto, seja para um presencial.
Conhecendo os tipos de perfis, assim como os pontos que são essenciais para realizar novas contratações, é possível ter mais clareza sobre como deve acontecer a busca pelo perfil do profissional ideal.
E quando precisar de ajuda, já sabe com quem pode contar, não é mesmo? Entre em contato com a Catho e saiba como podemos ajudar!