Por que marketing de recrutamento é importante?

Por que marketing de recrutamento é importante?

Recrutar pessoas e atrair o perfil ideal para cada vaga é uma tarefa que demanda planejamento e paciência. Quando o processo de recrutamento e seleção conta com as ferramentas certas, a empresa economiza recursos e, principalmente, tempo de seus colaboradores. Uma delas é o marketing de recrutamento.

Se interessou pelo assunto? Então, acompanhe os próximos tópicos e saiba como incorporar a estratégia!

O que é marketing de recrutamento?

Geralmente, o marketing está associado a vendas e a persuasão do consumidor. Ações são planejadas e executadas para convencê-lo a escolher e usar determinado produto. Associado à área de seleção, o marketing cumpre o mesmo papel. Porém, ao invés de atrair clientes, o foco é trazer candidatos e aperfeiçoar a jornada deles.

Vale lembrar que a trajetória não começa quando o candidato é selecionado. Ela se inicia antes do recrutamento digital. É quando ele ouve falar na empresa, pesquisa sobre sua reputação e passa a se identificar com seu propósito.

Quais são as vantagens do marketing de recrutamento?

Apostar no recruitment marketing (como se chama a estratégia em inglês), é uma ótima medida para tornar o processo de recrutamento mais inteligente, estratégico e espontâneo. Conheça algumas vantagens!

Pesquisa facilitada

Se tem uma atividade que demanda tempo do recrutador é a análise curricular. Boa parte dos candidatos nem sequer possui perfil para a vaga. Porém, eles tentam mesmo assim.

No método tradicional, quem seleciona acaba perdendo tempo. Entretanto, ao usar o marketing digital de recrutamento, o trabalho é facilitado, inclusive no momento da busca e filtragem dos selecionados.

Candidatos engajados

Com uma boa filtragem, você terá os candidatos certos durante o processo seletivo. Assim, será possível até notar que eles se tornam muito mais engajados e esforçados para conquistar a vaga. Afinal, uma das premissas do marketing de recrutamento é alcançar os melhores talentos.

Profissionais qualificados

Esse é outro benefício dessa estratégia. As equipes formadas a partir dessa metodologia são mais eficientes, produtivas e inovadoras. Em resumo, a empresa apresenta avanços significativos e o turnover reduzido.

Como fazer marketing de recrutamento?

Como qualquer mudança, implementar o marketing de recrutamento vai levar algum tempo e demandar engajamento de todos os envolvidos. Aliás, uma pós-graduação na área é sempre bem-vinda. Contudo, suas vantagens são dignas desse esforço. Aprenda a desenvolver essa estratégia a seguir.

Cultura da empresa

A cultura tem tudo a ver com o ambiente e os valores da empresa. Porém, também se relaciona com os valores de quem compõe a companhia. Eles precisam dar match. Dessa forma, isso vai ser incorporado até nos anúncios das vagas. Ou seja, um dos primeiros contatos com os candidatos vai antecipar e esclarecer o propósito corporativo.

Experiência do candidato

O profissional se candidata à vaga e passa pelas fases do funil de recrutamento. Entretanto, ele pode notar divergências entre o discurso e a realidade. Ou seja, a falta de transparência e coerência entre o que foi divulgado e o que realmente é. 

Isso torna a experiência desastrosa e, talvez, o leva a reconsiderar a candidatura. O marketing digital de recrutamento exige, sobretudo, consistência. Não vale a pena expor uma imagem da empresa e demonstrar outra no dia a dia.

Ferramentas de seleção

Inúmeras empresas transformaram seu processo de seleção. O tempo que se levava na triagem de currículos, abrindo e-mail por e-mail, não funciona mais. É preciso agilizar, a fim de que outros processos mais estratégicos ganhem espaço. Para desenvolver o marketing de recrutamento, é essencial investir em ferramentas de seleção que possibilitem isso.

Indicadores de recrutamento e seleção

Aplicar não basta, é preciso mensurar. Os indicadores de recrutamento e seleção servem para isso. Uma vez que o marketing de recrutamento for implementado, é preciso acompanhá-los mais a fundo, entendendo o impacto da estratégia. 

Alguns indicadores podem ser o número de candidaturas querealmente se alinham ao perfil da vaga, a quantidade de contratações e o número de promoções. Os indicadores devem estarassociados a outro tipo de recrutamento, como as seleções internas.

Aqui na Catho, sua empresa aumenta o alcance e economiza tempo ao selecionar os melhores candidatos. Aproveite nossas soluções para trabalhar seu marketing recruitment, aperfeiçoando os processos internos de recrutamento e seleção.

Agora que você entendeu o que é marketing de recrutamento, aproveite para anunciar uma vaga de forma gratuita na Catho e garantir a escolha do candidato certo.

Fale o que você pensa!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal
Pop Up Image

Campanha A Catho resolve

X