Entenda agora mesmo o que faz o profissional e como sua atuação traz crescimento para o negócio.
Muitos recrutadores ainda não sabem ao certo o que é growth hacker e como o profissional pode trazer inúmeros benefícios para o crescimento dos negócios. Quem se especializa na área tem como principal foco atender às expectativas, necessidades e desejos do cliente.
Para isso, o growth hacker utiliza estratégias de desenvolvimento de negócios capazes de trazer resultados em tempo recorde. As ações podem ser usadas tanto em grandes quanto em médios e pequenos empreendimentos que desejam otimizar recursos financeiros e de tempo.
Quer saber mais sobre o que é growth hacker? Então acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!
O que é growth hacker?
O growth hacker é um colaborador que utiliza de princípios do marketing e da inteligência de dados para gerar resultados e reduzir prejuízos e erros. Em geral, ele utiliza ferramentas e sistemas para criar e comprovar hipóteses, capazes de escalar e trazer crescimento aos negócios de diferentes setores do mercado.
As práticas do growth hacker são resultado de muita análise de métricas e testes, permitindo que o profissional entenda quais são as ações que realmente dão certo. Seu trabalho vem sendo amplamente adotado em empresas, startups, na área de tecnologia da informação e muito mais.
Isso porque o growth hacker utiliza métodos diferenciados para atingir metas e objetivos, além de técnicas alternativas para encontrar soluções criativas e inovadoras para os negócios. Sua função principal é trabalhar com acertos e erros, além de diferentes análises e oportunidades, como veremos ao longo do conteúdo.
O que faz o profissional?
O growth hacker pode ser considerado um profissional multitarefas, gerando resultados rápidos e precisos para as empresas. Seu trabalho consiste em:
- listar prioridades e metas;
- realizar brainstormings (geração de ideias);
- conduzir e documentar experimentos;
- implementar testes;
- definir as melhores intervenções para o público-alvo;
- estudar maneiras eficientes de conversão, sobretudo em canais digitais;
- analisar dados e aprender com as informações.
Por isso, o growth hacker traz eficiência operacional e pode representar um diferencial e tanto para os negócios. A própria ocupação, em si, representa um novo mindset para a cultura organizacional, que deve estar aberta na forma de pensar, planejar e aplicar as ações.
Isso porque o profissional avalia todas as partes do processo de marketing dos empreendimentos a fim de encontrar melhorias contínuas em cada etapa. Quando as suas estratégias são bem aplicadas, é possível desenvolver soluções com as quais o consumidor realmente se identifica.
Quais são os benefícios para a empresa?
Ao investir em colaboradores da área, as organizações podem ganhar diferencial competitivo ao traçar estratégias inovadoras e soluções de baixo custo. O growth hacker fica atento ao desempenho das campanhas e utiliza métodos pouco convencionais e arriscados, permitindo reorganizar as ações com mais eficácia.
Veja, a seguir, quais são os principais benefícios que o growth hacker oferece para os negócios!
Reformulação da personalidade de marca
O profissional pode contribuir de forma significativa para a criação e reformulação da personalidade das marcas. Para isso, o growth hacker avalia as atuais tendências e as preferências dos consumidores, considerando suas necessidades e expectativas, e também quais canais digitais mais utilizam.
Ganho de público-alvo
Outro diferencial do trabalho do growth hacker é o ganho de público para as empresas. Isso porque ele está sempre atento às possíveis parcerias e negócios complementares que podem garantir que novas pessoas cheguem e tenham interesse em seus produtos e serviços.
Exploração de novos canais de comunicação
Para alcançar cada vez mais consumidores, é fundamental que os empreendimentos invistam em diferentes canais de marketing e comunicação. E é justamente isso que o growth hacker realiza de forma bastante eficiente, por exemplo, ao analisar continuamente quais as redes que o público-alvo mais utiliza.
Adoção de conteúdo interativo
O profissional também realiza a elaboração de uma série de conteúdos interativos, como artigos, vídeos, anúncios e muito mais. O objetivo principal é atrair cada vez mais clientes e reduzir as taxas de rejeição das campanhas de marketing, melhorando os resultados dos mecanismos de pesquisa e aumentando o engajamento.
Disponibilização de ferramentas gratuitas
O growth hacker também é capaz de ampliar a geração de leads e coletar cada vez mais contatos para as empresas. Isso porque ele oferece ao público ferramentas gratuitas e atrativas que podem elevar o posicionamento e a autoridade das marcas de diferentes setores.
Como contratar um growth hacker?
Para realizar a contratação e desenvolver um processo de recrutamento e seleção de um growth hacker, é preciso contar com os melhores canais, como sites de emprego, mídias sociais e banco de dados com candidatos. Com isso, a empresa tem mais facilidade e otimiza tempo e dinheiro.
O departamento de Recursos Humanos também pode investir em plataformas especializadas para catalogar os currículos, que reúnem profissionais altamente qualificados. A Catho, por exemplo, opera um grande banco de pessoas e possibilita que os negócios contem com um recrutamento inteligente e eficaz.
Tudo é feito de maneira bastante simples para facilitar ao máximo a rotina dos recrutadores. Na plataforma, é possível filtrar as buscas por perfil ideal, currículo, testes, habilidades e competências etc. Dessa forma, é possível fortalecer o empreendimento, trazer mais crescimento e produtividade.
Sobretudo no momento de contratar um growth hacker, é essencial ter bastante clareza em relação ao que a companhia precisa. Até porque o colaborador pode fazer uma diferença considerável nos resultados do negócio a longo, médio e curto prazo.
Portanto, a melhor forma é, de fato, contar com o suporte da plataforma de recrutamento da Catho. No sistema, a equipe de RH encontra os seguintes diferenciais:
- anúncio de vagas de forma ilimitada e gratuita;
- comunicação direta com candidatos;
- acesso a vagas e salários atualizados;
- triagem inteligente e recomendação de profissionais;
- acesso à base de dados com mais de 10 milhões de currículos;
- filtragem por competências técnicas;
- destaque de vagas.
Agora você já sabe qual a relação entre growth hacker, marketing e o que faz o profissional nas empresas. Lembrando que para facilitar o processo de contratação do colaborador, é fundamental contar com o apoio de uma plataforma especializada no assunto, como a Catho.
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