Skip to content
Logo Catho
  • Artigos
    • Recrutamento e Seleção
    • Cultura Organizacional
    • Transformação Digital
    • Gestão de pessoas
    • Treinamento e Desenvolvimento
  • Materiais Gratuitos
Buscar no site Ativar modo noturno Anunciar vagas grátis
  • Home
  • /
  • Recrutamento e Seleção
  • /
  • Growth hacker: o que é e como contratar?
Compartilhe
Recrutamento e Seleção

Growth hacker: o que é e como contratar?

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 20/09/2023 | 
  • 8 min de leitura
Growth hacker: o que é e como contratar?

Tópicos vistos nesse conteúdo

Toggle
  • O que é growth hacker?
  • O que faz o profissional?
  • Quais são os benefícios para a empresa?
    • Reformulação da personalidade de marca
    • Ganho de público-alvo
    • Exploração de novos canais de comunicação
    • Adoção de conteúdo interativo
    • Disponibilização de ferramentas gratuitas
  • Como contratar um growth hacker?

Entenda agora mesmo o que faz o profissional e como sua atuação traz crescimento para o negócio.

Muitos recrutadores ainda não sabem ao certo o que é growth hacker e como o profissional pode trazer inúmeros benefícios para o crescimento dos negócios. Quem se especializa na área tem como principal foco atender às expectativas, necessidades e desejos do cliente.

Para isso, o growth hacker utiliza estratégias de desenvolvimento de negócios capazes de trazer resultados em tempo recorde. As ações podem ser usadas tanto em grandes quanto em médios e pequenos empreendimentos que desejam otimizar recursos financeiros e de tempo.

Quer saber mais sobre o que é growth hacker? Então acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!

O que é growth hacker?

O growth hacker é um colaborador que utiliza de princípios do marketing e da inteligência de dados para gerar resultados e reduzir prejuízos e erros. Em geral, ele utiliza ferramentas e sistemas para criar e comprovar hipóteses, capazes de escalar e trazer crescimento aos negócios de diferentes setores do mercado. 

As práticas do growth hacker são resultado de muita análise de métricas e testes, permitindo que o profissional entenda quais são as ações que realmente dão certo. Seu trabalho vem sendo amplamente adotado em empresas, startups, na área de tecnologia da informação e muito mais.

Isso porque o growth hacker utiliza métodos diferenciados para atingir metas e objetivos, além de técnicas alternativas para encontrar soluções criativas e inovadoras para os negócios. Sua função principal é trabalhar com acertos e erros, além de diferentes análises e oportunidades, como veremos ao longo do conteúdo.

O que faz o profissional?

O growth hacker pode ser considerado um profissional multitarefas, gerando resultados rápidos e precisos para as empresas. Seu trabalho consiste em:

  • listar prioridades e metas;
  • realizar brainstormings (geração de ideias);
  • conduzir e documentar experimentos;
  • implementar testes;
  • definir as melhores intervenções para o público-alvo;
  • estudar maneiras eficientes de conversão, sobretudo em canais digitais;
  • analisar dados e aprender com as informações.

Por isso, o growth hacker traz eficiência operacional e pode representar um diferencial e tanto para os negócios. A própria ocupação, em si, representa um novo mindset para a cultura organizacional, que deve estar aberta na forma de pensar, planejar e aplicar as ações.

Isso porque o profissional avalia todas as partes do processo de marketing dos empreendimentos a fim de encontrar melhorias contínuas em cada etapa. Quando as suas estratégias são bem aplicadas, é possível desenvolver soluções com as quais o consumidor realmente se identifica. 

Quais são os benefícios para a empresa?

Ao investir em colaboradores da área, as organizações podem ganhar diferencial competitivo ao traçar estratégias inovadoras e soluções de baixo custo. O growth hacker fica atento ao desempenho das campanhas e utiliza métodos pouco convencionais e arriscados, permitindo reorganizar as ações com mais eficácia. 

Veja, a seguir, quais são os principais benefícios que o growth hacker oferece para os negócios!

Roteiro para entrevista de emprego: o passo a passo para você criar o seu

Reformulação da personalidade de marca

O profissional pode contribuir de forma significativa para a criação e reformulação da personalidade das marcas. Para isso, o growth hacker avalia as atuais tendências e as preferências dos consumidores, considerando suas necessidades e expectativas, e também quais canais digitais mais utilizam.

Ganho de público-alvo

Outro diferencial do trabalho do growth hacker é o ganho de público para as empresas. Isso porque ele está sempre atento às possíveis parcerias e negócios complementares que podem garantir que novas pessoas cheguem e tenham interesse em seus produtos e serviços.

Exploração de novos canais de comunicação

Para alcançar cada vez mais consumidores, é fundamental que os empreendimentos invistam em diferentes canais de marketing e comunicação. E é justamente isso que o growth hacker realiza de forma bastante eficiente, por exemplo, ao analisar continuamente quais as redes que o público-alvo mais utiliza.

Adoção de conteúdo interativo

O profissional também realiza a elaboração de uma série de conteúdos interativos, como artigos, vídeos, anúncios e muito mais. O objetivo principal é atrair cada vez mais clientes e reduzir as taxas de rejeição das campanhas de marketing, melhorando os resultados dos mecanismos de pesquisa e aumentando o engajamento.

Disponibilização de ferramentas gratuitas

O growth hacker também é capaz de ampliar a geração de leads e coletar cada vez mais contatos para as empresas. Isso porque ele oferece ao público ferramentas gratuitas e atrativas que podem elevar o posicionamento e a autoridade das marcas de diferentes setores.

Como contratar um growth hacker?

Para realizar a contratação e desenvolver um processo de recrutamento e seleção de um growth hacker, é preciso contar com os melhores canais, como sites de emprego, mídias sociais e banco de dados com candidatos. Com isso, a empresa tem mais facilidade e otimiza tempo e dinheiro.

O departamento de Recursos Humanos também pode investir em plataformas especializadas para catalogar os currículos, que reúnem profissionais altamente qualificados. A Catho, por exemplo, opera um grande banco de pessoas e possibilita que os negócios contem com um recrutamento inteligente e eficaz.

Tudo é feito de maneira bastante simples para facilitar ao máximo a rotina dos recrutadores. Na plataforma, é possível filtrar as buscas por perfil ideal, currículo, testes, habilidades e competências etc. Dessa forma, é possível fortalecer o empreendimento, trazer mais crescimento e produtividade.

Sobretudo no momento de contratar um growth hacker, é essencial ter bastante clareza em relação ao que a companhia precisa. Até porque o colaborador pode fazer uma diferença considerável nos resultados do negócio a longo, médio e curto prazo.

Portanto, a melhor forma é, de fato, contar com o suporte da plataforma de recrutamento da Catho. No sistema, a equipe de RH encontra os seguintes diferenciais:

  • anúncio de vagas de forma ilimitada e gratuita;
  • comunicação direta com candidatos;
  • acesso a vagas e salários atualizados;
  • triagem inteligente e recomendação de profissionais;
  • acesso à base de dados com mais de 10 milhões de currículos;
  • filtragem por competências técnicas;
  • destaque de vagas.

Agora você já sabe qual a relação entre growth hacker, marketing e o que faz o profissional nas empresas. Lembrando que para facilitar o processo de contratação do colaborador, é fundamental contar com o apoio de uma plataforma especializada no assunto, como a Catho.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e assine a newsletter Momento Catho agora mesmo para ficar por dentro de todas as novidades do mundo corporativo!

Catho
Compartilhe
Banner Pandape
Banner
Banner CTA: LGPD

Artigos relacionados

    Recrutamento e Seleção

    Como encontrar talentos que compartilham dos valores da empresa?

    As diretrizes e crenças em que um negócio baseia seu propósito são importantes norteadores. Elas afetam desde a tomada de [...]
    20/09/2023 Leia o artigo
    Recrutamento e Seleção

    Tipos de contrato de trabalho: o que o RH precisa saber?

    O contrato de trabalho é um documento essencial para formalizar a relação entre uma empresa e um profissional. A Reforma Trabalhista [...]
    20/09/2023 Leia o artigo
    Recrutamento e Seleção

    Para que serve o exame admissional?

    Não ignore o exame admissional: entenda por que avaliar a aptidão dos funcionários é fundamental em sua empresa!
    14/04/2025 Leia o artigo

Fale o que você pensa! Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo Catho

Somos o portal de conteúdo da CATHO, o site de vagas preferido dos recrutadores do Brasil. Aqui você encontra dicas sobre carreira, informações para alavancar suas habilidades profissionais e acompanha tendências de mercado.

  • Materiais Gratuitos
  • Recrutamento e Seleção
  • Cultura Organizacional
  • Gestão de pessoas
  • Agenda de Eventos
  • Newsletter Momento Catho
  • Podcast
Desenvolvido por: Bulki e WPTotal
Usamos cookies para ajudar a personalizar conteúdo, adaptar e medir anúncios, e oferecer uma experiência mais segura para você. Ao usar o site, você concorda com a utilização de cookies para coletar informações dentro e fora da Catho. Leia nossa Política de cookies e privacidade para saber mais ou acesse as “Preferências de cookies” no seu navegador para gerenciar suas configurações.AceitarPolítica de cookies e privacidade