Uma oportunidade de emprego foi disponibilizada na empresa e agora a sua missão é encontrar um profissional com o perfil adequado para ocupar a vaga. Você sabe qual é o melhor tipo de recrutamento e que pode fazer toda a diferença para esses e outros processos de seleção?
A área de Pessoas é a responsável por cuidar de um dos mais importantes capitais da organização: o humano. É graças a cada um dos colaboradores que o sucesso de uma organização pode ser alcançado. Por isso, é necessário buscar por um profissional que atenda perfeitamente às exigências da função, da cultura do negócio e da equipe da qual fará parte.
Confira, no post de hoje, os principais canais de recrutamento para auxiliar na hora de encontrar os profissionais ideais para a sua companhia!
Quais são os canais de recrutamento?
Em síntese, você pode encontrar um novo colaborador realizando seu processo de R&S pelos seguintes canais de recrutamento:
- sites de emprego;
- site da empresa;
- referência de empregados;
- mídias sociais;
- banco de dados de candidatos.
Como escolher onde anunciar a vaga?
A seguir, vamos descrever como funciona cada canal e como é possível otimizar sua utilização. A escolha dos canais de recrutamento vai depender da necessidade da empresa e do perfil do candidato que você procura. Entenda como funcionam.
Sites de empregos
Contar com alguns sites que descrevem e até mesmo oferecem vagas de emprego pode ser uma ótima oportunidade para encontrar profissionais interessados na vaga que você vai oferecer.
Sites especialistas em fazer o match entre candidato e vaga têm um funcionamento muito simples: disponibilizam um espaço para os empregadores e os candidatos se conectarem por meio da divulgação da oportunidade e cadastro do currículo.
Da mesma forma que essa descoberta favorece o candidato desempregado, há portais de emprego que proporcionam às empresas a possibilidade de pesquisar os talentos que estão disponíveis, como a Catho.
A plataforma integra as principais tendências de R&S com o uso da tecnologia, realizando um processo inteligente e facilitando toda a jornada da pessoa candidata na empresa — desde a divulgação da vaga até a admissão!
Site da empresa
O site próprio da empresa é um ótimo canal de captação de talentos que já estão mirando uma oportunidade no negócio.
Daí vem a importância de investir em uma página de carreiras ou na sessão “trabalhe conosco”: além de criar um banco de currículos automático, isso contribui para desenvolver a marca empregadora e atrair aqueles que se identificam com a cultura da empresa.
Uma dica para otimizar a divulgação das vagas é recorrendo às estratégias de SEO, usando nomes para as vagas que são procuradas em sites de busca, fazendo uma boa descrição da função, além de textos para blog. Tudo para que os profissionais que procuram uma oportunidade de emprego consigam localizar a página e, posteriormente, se candidatar.
Referências de empregados
Por muitos anos, receber indicações dos próprios colaboradores era algo bastante rotineiro nas empresas. Exigindo pouco esforço por parte dos recrutadores e baixo custo, as indicações de colaboradores podem contribuir com os melhores profissionais que uma organização pode encontrar.
Devido ao seu relacionamento com quem a indicou, a pessoa candidata chega com conhecimentos sobre a organização, como ela funciona, como as equipes se comunicam, as políticas internas e o objetivo da instituição. Sem contar que atuar junto de um amigo ou conhecido pode ser muito motivador.
Mídias Sociais
As redes sociais podem ser consideradas, de longe, como a forma de interação mais ativa do mundo digital e a melhor forma de se conectar direta e instantaneamente com uma diversidade de pessoas candidatas em potencial.
Assim como muitos profissionais fazem buscas em plataformas de emprego, existem aqueles que procuram oportunidades em grupos de redes sociais, se comunicando com outros profissionais da mesma área de atuação, participando e contribuindo com discussões na comunidade e pedindo indicações de boas empresas para tentar uma vaga.
Outra questão que pode ser vista como ponto positivo para as redes sociais é o tempo que as pessoas gastam ativamente nesses ambientes virtuais, tornando útil fazer publicações nesses canais. Além disso, fazer postagens abertas permite que a publicação seja compartilhada organicamente, aumentando a exposição.
Banco de dados de candidatos
Rever seu banco de candidatos também é um ótimo canal para recrutamento, já que aquele candidato em algum momento foi visto como um profissional qualificado.
Essa revisão economiza tempo e reduz grandemente os custos com recrutamento, seleção e contratação feitas por outro canal. Mas, se o RH visa utilizar um banco de dados, é importante investir em ferramentas tecnológicas para catalogar cada currículo e perfil, pois continuar na era do papel não é nada funcional.
Qual é a importância de escolher o tipo de recrutamento certo?
Você já sabe que o recrutamento é o processo que fornece à sua empresa o profissional mais adequado. Quando ele é bem-sucedido, fortalece sua empresa, trazendo mais crescimento e produtividade.
Em contrapartida, um recrutamento ineficiente pode gerar altas despesas desnecessárias por má contratação, valor este que muitas das novas empresas podem não estar dispostas a investir.
Além disso, escolher o canal de recrutamento pode causar danos à imagem do negócio diante do mercado, pois, provavelmente, você será forçado a abrir a vaga novamente. Bons profissionais começam a perceber a rotatividade naquela posição e perdem o interesse de se candidatar.
É extremamente importante que as organizações utilizem corretamente os canais de recrutamento, e mais que isso, que saibam escolher qual deles é o ideal para encontrar o perfil que se deseja.
Conheça a plataforma de Recrutamento da Catho
O recrutamento não é apenas o anúncio de vagas em si, mas o primeiro canal de comunicação com a pessoa candidata e futuro colaborador.
Além de entender onde os seus futuros colaboradores procuram emprego, também é preciso conferir quais plataformas operam com um grande banco de pessoas candidatas, como é o caso da plataforma de Recrutamento da Catho.
Seu recrutamento inteligente otimiza a rotina do recrutador com filtros para busca do perfil ideal, testes online, banco de currículos de PCDs e, claro, toda a experiência de quem está há anos no mercado de atração e seleção de profissionais.
Se entre os canais de recrutamento você está em busca daquele que é o mais completo, não se arrependerá de ser parceiro da Catho nessa jornada! Conheça as nossas soluções.