O mercado está cada vez mais competitivo, e a busca por contratar os melhores talentos é constante. Como atrair membros capacitados, comprometidos e capazes de lidar com os desafios do negócio? A resposta é investir na marca do empregador, a imagem como empregadora que a empresa passa.
Além de conquistar bons candidatos, a marca do empregador também ajuda a manter os trabalhadores na corporação, evitando desligamentos. Saiba mais sobre esse assunto a seguir:
O que é a marca do empregador?
A marca do empregador é a imagem de uma empresa como recrutadora. Pense na seguinte situação: quando uma empresa está contratando talentos, ela precisa mostrar os seus diferenciais, aqueles fatores que a distinguem como um local ideal para trabalhar. Essa impressão é fundamental para atrair os melhores candidatos e para manter os já membros no time.
Como estabelecer uma boa marca do empregador?
Para estabelecer uma boa marca do empregador, é importante que a empresa reflita sobre o seu conceito como recrutadora, avaliando se ele é coerente com a cultura da organização e as metas do negócio. Para isso, é importante investigar a opinião do time sobre a corporação e entender como é a experiência de trabalho dos funcionários. A partir desses dados, é preciso pensar sobre a marca que a empresa pretende deixar no futuro.
Lembre-se de adequar a imagem de empregador ao tipo de negócio que desenvolve e de combinar essas ideias com as demandas dos funcionários. É necessário, ao construir uma marca do empregador, que as promessas que a organização faz ao funcionário sejam cumpridas.
Quais são os benefícios da marca do empregador?
A marca do empregador é o fator que vai atrair os melhores talentos para a corporação. Ela também vai aumentar as chances de manter os membros do time, ou seja, vai reduzir a rotatividade — o que diminui a perda de funcionários capacitados e experientes e os gastos com novas contratações.
Além disso, a marca do empregador conquista um funcionário contente e motivado, que trabalha melhor e age com mais qualidade. Além disso, o trabalhador realizado constrói uma carreira na empresa e divulga uma imagem positiva dela.
Há inovações na avaliação da marca do empregador atualmente?
Nos últimos anos, a marca do empregador tem se destacado na internet. O membro da corporação e o ex-funcionário têm a oportunidade de opinar sobre a empresa em redes sociais, fóruns e blogs, além de as próprias organizações produzirem páginas de suas marcas para aumentar a transparência e ampliarem sua divulgação. Há, inclusive, sites especializados na avaliação de marcas do empregador como o Por Dentro das Empresas.
A marca do empregador é uma ótima forma de atrair novos talentos para a empresa e de reter os membros na equipe. Investir nela é trabalhar com os ideais e a cultura da organização, com as promessas da empresa e com a satisfação dos funcionários.