Entenda a importância de valorizar a diversidade LGBT+ nos ambientes corporativos!
Nos últimos anos, vivenciamos inúmeros avanços em relação à diversidade nas empresas. As companhias que desejam se destacar, portanto, devem pautar ações concretas de inclusão dos mais diferentes públicos.
Privar determinados grupos de oportunidades e do acesso ao mercado de trabalho, por outro lado, significa negar os direitos de alguns cidadãos. Infelizmente, ainda existe uma forte discriminação com a comunidade LGBT+ em empreendimentos de diferentes setores.
Quer entender como promover a diversidade LGBT+ nas empresas? Acompanhe a seguir e confira!
Qual a importância da diversidade LGBT+ nas empresas?
A comunidade LGBT+ apresenta uma variedade de grupos de pessoas que compõem a causa para conseguir um espaço mais visível na sociedade e no mercado de trabalho. Muitos gestores não sabem, mas a inclusão LGTB+ nos ambientes sociais e corporativos oferece muitas vantagens.
Os negócios devem se posicionar, já que essa atitude demonstra o comprometimento com a sociedade e a preocupação com a atual realidade de desigualdade. Em processos de recrutamento e seleção, por exemplo, é fundamental dar voz à luta LGBT+.
Proporcionar espaços abertos para diálogos, permitindo que os profissionais se manifestem e compartilhem experiências é o melhor caminho para a inclusão da diversidade LGBT+ nas organizações. Tal estratégia contribui de inúmeras maneiras para o crescimento da empresa.
Cada vez mais, essa reivindicação tem se tornado uma parte central nas companhias e um diferencial nos negócios devido à inovação e importância de atrair, engajar e reter talentos. Até porque a convivência harmoniosa com a pluralidade é essencial na construção de uma sociedade mais justa.
Como promover a diversidade LGBTQIA+?
Hoje, colocar o tema da diversidade LGBTQIA+ em pauta deve ser, de fato, uma prioridade para os empreendimentos que desejam se destacar em seus segmentos de atuação. O público em geral, seja de colaboradores, seja de consumidores, tendem a ver essa mudança de maneira bastante positiva.
Inclusive, muitas pessoas dão preferência a determinadas marcas por saber que os líderes se engajam na luta LGBT+. A inclusão de gênero passou a ser reconhecida e celebrada em diversos locais sociais, e isso não poderia ser diferente nas corporações.
Veja, a seguir, algumas dicas para promover a diversidade nas empresas!
Eduque a liderança e os colaboradores
O primeiro passo é comunicar líderes e colaboradores sobre a relevância do assunto na companhia. Independentemente de ações para reduzir a discriminação, de nada adianta os gestores e a equipe não demonstrarem abertura para realmente dar voz a esse público na rotina corporativa.
É necessário incluir a temática LGBT+ nos treinamentos, cursos, palestras, consultorias, entre outros momentos educativos da organização. Além disso, é fundamental engajar o time para valorizar as diferenças e se comunicar de maneira não violenta e empática.
Incentive os grupos de diversidade LGBT+
Outra estratégia interessante é incentivar a criação de grupos de diversidade LGBT+ para discutir assuntos relacionados à inclusão desses profissionais. O ideal é convidar os funcionários para trazer suas percepções e ideias, dando espaço para um local de fala seguro.
Sendo assim, a empresa deve viabilizar o máximo de ações possíveis, convocando a liderança e os demais colaboradores para participar de algumas reuniões. Na ocasião, podem ser abordados uma série de temas, como palavras ofensivas que precisam ser retiradas do vocabulário, além de dúvidas gerais.
Abra vagas afirmativas
Pode não parecer, mas não abrir vagas específicas para a comunidade LGBT+ é uma realidade que reflete uma série de preconceitos. A discriminação pode ser mascarada de diversas formas, por isso, uma alternativa para reverter a situação é, justamente, fornecer um espaço exclusivo para essas pessoas.
O setor de RH pode construir um processo de seleção e recrutamento inclusivo e diverso, voltado totalmente para o público LGBT+. A indicação é evitar fazer perguntas sobre identidade de gênero e orientação sexual nas entrevistas, já que isso pode deixar alguns candidatos bem desconfortáveis.
Ofereça benefícios ao público LGBT+
Mais uma possibilidade para reverter a situação de discriminação LGBT+ na empresa é oferecer benefícios aos talentos contratados. Essa é uma maneira, inclusive, de valorizar suas habilidades e proporcionar uma perspectiva de carreira a longo prazo.
O ideal é que os colaboradores do departamento de RH reconheçam e apliquem os direitos já conquistados pela comunidade LGBT+ no empreendimento. É possível, por exemplo, oferecer licença parental, licença-maternidade para mães não gestantes, entre outros.
Quais as vantagens de um ambiente de trabalho diverso?
Não há dúvidas de como a diversidade é muito importante para o desenvolvimento das empresas e dos funcionários. Um negócio que valoriza e trabalha em prol da inclusão ganha muitos benefícios, como:
- oportunidade de ter colaboradores mais engajados;
- cria sentimento de pertencimento entre a equipe;
- proporciona um ambiente mais positivo para os colaboradores criarem e trazerem ideias inovadoras;
- ganha reconhecimento no mercado e na área de atuação;
- aumenta a preferência dos consumidores que valorizam ações de impacto social positivo;
- impulsiona a inovação constante no ambiente de trabalho;
- reduz consideravelmente os conflitos na organização.
Praticar ações afirmativas, portanto, demonstra que a companhia está, de fato, preocupada com a causa do movimento e respeita as pessoas como elas são. Assim, as chances de atrair talentos que se importam com essa luta é bem maior.
É possível ganhar bastante visibilidade no mercado, sobretudo porque existe um cuidado com o clima organizacional e o bem-estar da equipe. Mesmo que a inclusão LGBT+ não seja uma tarefa simples, a ação requer comprometimento dos gestores e líderes corporativos.
No entanto, é preciso criar políticas para desenvolver os colaboradores LGBT+, e não apenas contratar pessoas de diferentes orientações sexuais e achar que isso é inclusão. É necessário dar chances reais para que os funcionários se aperfeiçoem como profissionais e, consequentemente, cresçam na carreira.
Viu só como as ações de diversidade LGBT+ são essenciais para superar os preconceitos e tornar os funcionários engajados? Quanto mais negócios valorizarem a luta, mais rápido podemos construir uma sociedade realmente justa e igualitária.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e assine a newsletter da Catho agora mesmo para ficar por dentro de todas as novidades e tendências do mundo corporativo!