Dois conceitos são muito difundidos na área de Recursos Humanos: cultura e clima organizacional. Os profissionais da área devem saber diferenciar bem esses termos e entender como eles se relacionam para exercer o papel de desenvolver pessoas.
Por isso, vamos entender melhor qual a diferença entre cultura e clima organizacional e o que precisa ser feito para que um fortaleça o outro.
O que é cultura organizacional?
Cultura organizacional diz respeito a um conjunto de crenças, hábitos, atividades e regras dos colaboradores de uma empresa. Essa cultura está relacionada ao posicionamento do negócio e seus valores. Ela deve ser transmitida interna e externamente. Em suma, a cultura organizacional é o DNA da empresa.
Para ter uma cultura organizacional bem definida, é preciso inserir o processo defit culturalnas seleções realizadas pela empresa e um processo de onboarding de novos funcionários, além de criar programas de disseminação da cultura da empresa.
O que significa clima organizacional?
O clima organizacional diz respeito às percepções e às sensações que os colaboradores têm sobre a empresa. Essa percepção pode ser negativa ou positiva.
Diferentemente da cultura organizacional, o clima depende das relações entre os times e lideranças, além de outros fatores como estrutura física, remuneração, benefícios e mais.
O clima organizacional pode ser medido por meio de pesquisas que vão mapear quais são as percepções dos colaboradores sobre os processos da empresa. Assim, o RH poderá mensurar se o clima é positivo ou negativo. A partir disso, é possível elaborar um plano junto aos gestores para melhorá-lo.
Como a cultura e clima organizacional se relacionam?
Apesar de não serem sinônimos, esses dois conceitos se relacionam de forma direta. Isso porque as empresas podem definir uma cultura organizacional e não seguirem os valores definidos, perdendo a coerência pelo caminho. Esse tipo de atitude costuma gerar sentimentos e percepções negativas sobre o clima entre os colaboradores.
Um bom exemplo dessa relação é quando a empresa define, em sua cultura organizacional, que valoriza os colaboradores e retém talentos, mas, na prática, está sempre contratando profissionais externos para assumir cargos e oportunidades — sem oferecer a possibilidade de promoção aos colaboradores da empresa. Assim, a cultura organizacional pode ser vista como fraca por parte deles, contribuindo para um clima negativo.
Como fortalecer a cultura organizacional?
Mas como fortalecer a cultura organizacional da empresa para influenciar positivamente no clima da organização? São várias as formas que contribuem para um clima mais positivo, desde a contratação até a demissão.
Isso mesmo: vários processos internos podem ser incorporados à cultura para esse fortalecimento do clima. Saiba quais:
- ter um processo seletivo eficiente;
- ter uma política sustentável;
- investir em treinamentos internos;
- promover integração entre as equipes;
- aplicar pesquisas de clima organizacional;
- investir na comunicação interna;
- ter um processo ético, respeitoso e responsável de demissão;
- construir um plano de carreira eficiente.
Essas são algumas das formas de contribuir para um clima organizacional positivo, fortalecendo a cultura da empresa e aumentando a credibilidade dela perante o mercado. O profissional de RH tem um papel fundamental nesses dois conceitos, avaliando o clima e traçando estratégias para a melhoria dele.
Gostou do conteúdo? Compartilhe utilizando os botões ao lado.