Toda empresa tem uma cultura organizacional que orienta os seus processos. Trata-se de um sistema de valores praticados pela organização e pelos seus colaboradores como um todo. Nesse sentido, saber como fazer o mapeamento da cultura organizacional é imprescindível para entender qual é o DNA da sua companhia e, a partir daí, alinhá-lo com os seus objetivos estratégicos.
A compreensão da cultura organizacional colabora para que o setor de Recursos Humanos (RH) possa desenvolver ações que gerem maior identificação e engajamento. Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos explicar qual a importância do mapeamento da cultura organizacional e como colocá-lo em prática. Confira!
O que é o mapeamento da cultura organizacional?
A cultura organizacional corresponde a missão, visão, valores, crenças e práticas seguidos dentro de uma empresa. Esse padrão diferencia uma organização da outra, além de favorecer ou prejudicar o alcance dos resultados a serem obtidos.
Já o mapeamento de cultura organizacional consiste em identificar quais são os padrões culturais existentes dentro de uma companhia. Com base nesse levantamento, torna-se possível comparar os padrões identificados com os objetivos, estratégias e o posicionamento da empresa no mercado.
Qual a importância desse mapeamento?
O pensamento de que uma empresa é somente um local onde os profissionais se reúnem para trabalhar já ficou para trás. Isso porque estamos falando de um ambiente que desenvolve uma cultura própria, que nada mais é do que a forma como a organização atua no âmbito interno e externo.
Dessa forma, pode-se dizer que a importância do mapeamento da cultura organizacional da sua empresa está no fato de trazer respostas precisas sobre os pontos positivos e negativos dos padrões culturais apresentados pelos seus colaboradores. Com essas informações em mãos, é possível planejar e executar as mudanças necessárias para potencializar e fortalecer os resultados da organização.
Como fazer o mapeamento da cultura organizacional?
Para entender, de modo profundo, qual é a cultura existente na sua empresa, é necessário ter uma visão ampla sobre o negócio. Quanto mais preciso for esse processo, mais facilidade você terá para alinhar o trabalho dos seus colaboradores com os objetivos da companhia. Veja, a seguir, como realizar o mapeamento de cultura organizacional.
1. Estabeleça missão, visão e valores
O estabelecimento de missão, visão e valores é fundamental para nortear a atuação da empresa e de seus colaboradores. As definições devem ser repassadas à equipe interna e aos seus clientes. Em relação aos seus funcionários, é necessário verificar se o comportamento cultural apresentado por eles é compatível com o esperado pela organização.
2. Promova treinamentos
Ao treinar os colaboradores, é possível integrar todos setores da empresa e observar o nível de aderência deles quanto às propostas empresariais estabelecidas. Por isso, promova treinamentos alinhados com o planejamento estratégico da companhia, o que tende a engajar os seus profissionais.
Caso os treinamentos não ofereçam resultados, é sinal de que os funcionários não têmfit com a cultura organizacional da empresa, sendo preciso identificar os pontos de falha e corrigi-los.
3. Avalie objetivos
Com a avaliação dos objetivos de curto e longo prazo da organização, você pode reconhecer diversas questões atreladas à sua cultura organizacional. Isso acontece porque as metas evidenciam se os colaboradores realmente estão aderindo aos valores propostos pela empresa.
Sendo assim, é indicado analisar como os processos internos são realizados, como os profissionais reagem às mudanças e como agem para conquistar as metas determinadas. Nessa etapa, preste atenção entre a distância dos resultados atuais para os que a empresa pretender alcançar, e defina pontos de mudança para que os objetivos sejam concretizados.
4. Identifique níveis de cultura
A cultura das empresas é construída em várias camadas. Veja:
- artefatos: aspectos fáceis de serem observados, como modo de vestir ou falar dos colaboradores;
- normas e valores: princípios que regem como o trabalho deve ser realizado;
- pressupostos básicos: crenças que, muitas vezes, não são percebidas pelos funcionários, mas que impactam suas atividades diárias.
5. Realize pesquisas internas
As pesquisas internas, como avaliações de desempenho, são importantes aliadas para verificar o alinhamento dos profissionais com as demandas da empresa. A obtenção de resultados positivos indica que há uma alta aderência à cultura organizacional. Já o contrário acende uma luz vermelha sobre falhas que devem ser revistas.
A partir do mapeamento de cultura organizacional, você pode entender com riqueza de detalhes quais são os padrões culturais existentes no ambiente de trabalho e se eles estão em harmonia com as propostas da organização. Isso contribui para uma melhor gestão interna.
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