Promover o comprometimento socioambiental de uma empresa é uma ótima estratégia para os negócios que visam um bom desenvolvimento. Nesse contexto, vale a pena conhecer um pouco mais sobre os princípios ESG.
Uma sigla tão simples traz consigo um conceito muito importante para a atualidade. Não é à toa que o ESG rapidamente se tornou uma tendência na gestão de empresas e é capaz de proporcionar diversos benefícios a uma organização.
Para entender mais sobre o que são os fundamentos ESG e como é a implementação desse conceito nos negócios, venha conosco! Neste post, vamos trazer ótimas informações sobre o assunto.
O que significa ESG na prática?
Para começar, nada melhor que entender o verdadeiro significado da sigla. ESG quer dizer Environmental, Social and Governance. Essas três palavras em inglês trazem os respectivos significados:
- ambiental;
- social;
- governança.
Se você está se perguntando o que isso tem a ver com boas práticas de negócio, a resposta é: tudo. Para que uma empresa tenha sucesso atualmente, é importante que o seu valor agregado esteja exposto ao público.
Ou seja, não basta oferecer um bom conjunto de produtos e serviços. É fundamental que os clientes ideais sejam capazes também de enxergar o valor que a empresa apresenta no mercado, a fim de tomar a decisão de consumir ou não nesse espaço.
Nesse caso, apresentar responsabilidade social e ambiental durante a gestão faz toda a diferença. Isso mostra que o negócio não abriu apenas para gerar lucro, mas para causar um impacto positivo na sociedade e no mercado em que atua.
Sendo assim, na prática, a ESG diz respeito à criação de uma cultura organizacional que está comprometida com pautas que provocam mudanças sociais benéficas, independentemente da dimensão. O mesmo vale para a adoção de hábitos sustentáveis e que diminuam os impactos negativos causados no meio ambiente.
A governança é outro ponto de destaque nesse conceito, pois as decisões tomadas pela empresa, desde o nível econômico até o operacional, devem se voltar para o cumprimento desse propósito: responsabilidade e comprometimento socioambiental.
Quais são os resultados da implementação da ESG?
Depois de ouvir falar sobre a ESG, o que é e sua principal importância na atuação de uma empresa que visa um desenvolvimento sustentável, chegou a hora de conhecer os resultados que essa implementação pode trazer a um negócio.
Para compreender melhor os impactos do conceito de ESG, é necessário refletir sobre o comportamento do consumidor atual. Com o acesso à internet, torna-se cada vez mais fácil obter informações sobre uma ou mais empresas antes de fazer uma escolha de compra.
Nesse contexto, a reputação tem um forte peso, pois diz respeito ao valor que um negócio carrega consigo e, consequentemente, nos seus produtos e serviços. Desse modo, quando um cliente opta por comprar em um estabelecimento, toda essa imagem também se atrela a ele.
O mesmo vale para os colaboradores. Quem está em busca de uma boa oportunidade de emprego leva em consideração também diversos aspectos relevantes para o crescimento da carreira.
As organizações que apresentam uma atuação transparente e com contribuição social se destacam devido às vantagens que podem apresentar no desenvolvimento profissional.
Desse modo, logo de início, é possível notar que um dos primeiros resultados dos investimentos em ESG é a conquista de bons clientes e colaboradores. Ou seja, o conceito tem um forte impacto tanto no marketing interno quanto no externo.
Mas não é só isso que os pilares ESG têm a oferecer a um negócio. A seguir, veja a lista de resultados que é possível obter com a sua implementação!
Diminuição de custos
A adoção de práticas sustentáveis é uma das primeiras ações que uma empresa inicia ao implementar os princípios ESG na cultura organizacional. Consequentemente, essas decisões podem gerar também a redução de várias despesas cotidianas.
Por exemplo, o investimento em sistemas de armazenamento online permite deixar de lado o uso diário de uma grande quantidade de papel. A longo prazo, é possível diminuir os gastos com descartáveis na empresa.
Outro ponto de destaque são as políticas de uso de energia limpa e de economia de eletricidade no dia a dia. Ambas são práticas sustentáveis, que ajudam a reduzir os custos com contas fixas.
Melhora da produtividade
Uma organização que pratica a ESG demonstra uma maior preocupação com o bem-estar dos colaboradores, clientes, fornecedores e todo o público que se envolve com ela. Isso reflete também na cultura e no clima organizacional.
Para os profissionais, o ambiente de trabalho se torna mais agradável de atuar. Assim, eles apresentam um maior desempenho e mais produtividade nas tarefas. Além disso, a governança é otimizada, permitindo uma maior eficiência no planejamento e na gestão da rotina.
Aumento de processos transparentes
A transparência é um elemento fundamental para a implementação da ESG, tendo em vista que promove a apresentação dos resultados e do planejamento da empresa com o comprometimento socioambiental.
Inclusive, é essa a característica que favorece a reputação de um negócio. Afinal, quando as ações positivas da empresa vêm à tona, a sua imagem no mercado é melhorada.
Qual é o papel do RH na implementação da ESG?
O setor de Recursos Humanos tem um papel importante na implementação da ESG. É essa área que fica responsável por planejar, organizar e administrar a rotina do negócio.
Por conta disso, fica nas mãos dos profissionais de RH o controle e o acompanhamento das práticas definidas pela empresa, que podem contribuir para a aplicação de uma política mais inclusiva, sustentável e inovadora.
A implementação da ESG também pode interferir nos processos do RH. Por exemplo, com esse conceito em pauta, o recrutamento e seleção de novos profissionais se volta para a busca da inclusão e da diversidade entre os colaboradores.
O RH também faz uma ponte entre a gestão da empresa e os colaboradores. Desse modo, pode ouvir os feedbacks da equipe de profissionais diretamente e encaminhar as sugestões, reclamações e ideias de melhorias para os líderes que tomam as decisões.
Com isso, é possível ter um desenvolvimento sustentável e equilibrado, apresentando um comprometimento real com causas sociais e ambientais. Como resultado, os princípios ESG são colocados em prática de maneira natural e eficiente.
Achou este post interessante? Então, continue acompanhando as nossas postagens. É só assinar a newsletter para não perder nenhum conteúdo novo!