Formar uma equipe de alta performance pode ser um desafio em qualquer negócio. Quando o foco é contratar vendedores, esse processo é um pouco mais complexo. Afinal, esses profissionais devem ter muito mais do que conhecimentos técnicos — e nem sempre é possível visualizar todos os detalhes durante o processo seletivo.
Nesse cenário, é fundamental observar as boas práticas na contratação de pessoas. Além disso, é importante observar os erros anteriormente cometidos pela sua empresa e até pela concorrência. Isso porque essas falhas demonstram o que deve ser evitado e permitem identificar oportunidades.
Então, qual a importância do recrutamento e seleção de vendedores para formar uma equipe de sucesso? A resposta é simples: a partir desse processo, sua empresa pode aumentar ou diminuir seu faturamento, melhorando seu posicionamento de mercado ou tendo mais dificuldades.
Por todos esses fatores, fica claro que vale a pena conhecer as melhores práticas para contratar vendedores. Vamos apresentar as 7 principais, neste post. Confira!
1. Defina o tipo de vendedor ideal
Sua empresa tem características específicas e trabalha com produtos e serviços também particulares. Portanto, é preciso pensar nas competências técnicas e comportamentais necessárias ao vendedor. Ou seja, traçar um perfil.
É preciso criar parâmetros que estejam adequados aos objetivos organizacionais. Nesse sentido, vale a pena seguir algumas orientações:
- faça uma lista das características buscadas;
- peça para que os gestores façam o mesmo detalhamento e solicite que outras pessoas analisem a lista para ver se as necessidades gerais do negócio estão sendo atendidas;
- aplique testes opinativos e de perfil à equipe de vendas atual. Isso ajudará a saber as características.
Por exemplo, você pode precisar de vendedores com capacidade de escuta, proatividade, conexão com os valores empresariais, ética e resiliência. Então, já sabe que deve analisar esses aspectos na hora de fazer o hunting, ou seja, encontrar os melhores profissionais do mercado nessa área.
No entanto, é necessário ter clareza de que a descrição do perfil do colaborador é diferente do detalhamento da vaga. Isso porque ele vai além das competências técnicas, como você pôde perceber. O processo também abrange a cultura organizacional. Assim, você garante de que há um bom alinhamento, isto é, fit cultural.
2. Capriche na descrição da vaga
Deixe bem claro o que sua empresa precisa com esse novo vendedor. Quanto mais objetiva for a descrição, maior é a chance de fazer uma boa contratação. Portanto, foque as atividades que fazem sentido para as tarefas diárias e o cargo, em geral.
Dessa forma, você também já evidencia o que sua empresa pode oferecer e o que está esperando do novo contratado. Assim, questionamentos desnecessários são evitados e os candidatos podem exaltar suas experiências de maneira mais eficiente, facilitando a triagem de currículos.
3. Deixe claro o fit cultural da empresa
O fit cultural dos candidatos precisa ser bem avaliado. Caso contrário, vale a pena fazer um processo de recrutamento interno. Isso porque a pessoa contratada precisa compartilhar dos valores organizacionais e ética.
Esses fatores devem ser primordiais na contratação. Afinal, se você pretende fazer uma gestão humanizada e dinâmica, pouco adianta ter vendedores inflexíveis e que dependem de uma estrutura muito bem formada. Isso trará dificuldades de alinhamento e até de alcance de resultados.
4. Publique em canais específicos
A divulgação da vaga deve ser estratégica. Se você quer alguém com experiência e capacidade de liderança, é inviável publicar os anúncios somente em grupos de universidades, por exemplo. Portanto, é necessário mostrar que a sua empresa está com essa vaga e atingir o público certo. Ou seja, os vendedores com o perfil que o negócio busca.
Nesse cenário, vale a pena utilizar plataformas especializadas. Além de serem empresas com experiência em recrutamento e seleção, também trabalham com um sistema de triagem específico e mais eficiente.
Sem contar que são canais específicos para essa finalidade. Portanto, são bastante utilizados por profissionais com experiência e que buscam uma melhor colocação no mundo corporativo. Inclusive, essa é uma possibilidade de atrair a geração Z no mercado de trabalho.
5. Documente processos
A documentação dos processos de contratação permite aprimorar essa prática e formar uma equipe de alta performance. Dessa forma, já se sabe qual é o perfil buscado e o que traz mais resultados para o seu negócio.
Além disso, os contratados podem ser acompanhados desde que eram candidatos, até seu progresso na empresa. Isso ajudará até em um futuro recrutamento interno, já que todas as características de cada vendedor estarão bem definidas.
6. Analise as habilidades e as competências
Na hora de contratar os vendedores, sempre verifique as habilidades e as competências que os candidatos apresentam. O primeiro termo se refere às qualidades do profissional para exercer uma atividade. Portanto, essas características também contribuem para o desenvolvimento das segundas.
Nesse cenário, as competências são características desenvolvidas por experiências ou treinamento. Ou seja, elas podem ser aprendidas. Por sua vez, as habilidades são inatas.
Em um processo de recrutamento e seleção, esses dois aspectos precisam ser analisados. Da mesma forma, é importante avaliar os conhecimentos técnicos e o perfil comportamental. De modo geral, as atitudes são mais difíceis de controlar. Assim, tendem a impactar mais o trabalho.
Por isso, foque bem essa análise. Enquanto o conhecimento pode ser aprendido, os comportamentos e as emoções tendem a ser replicados. Aqui, volta a necessidade de avaliar o perfil para garantir que o profissional tenha as características desejadas pela empresa.
7. Use o recrutamento digital
O recrutamento digital consiste no uso da tecnologia para o processo de atração. Isso inclui a divulgação, a atração, a avaliação, a seleção e a busca dos candidatos certos para a vaga aberta na empresa.
Nesse processo, também se utiliza uma plataforma especializada, a fim de que a busca pelo candidato seja a mais acertada possível. Isso pode ser feito com as soluções de recrutamento digital da Catho. Assim, você contrata todos os vendedores necessários de forma precisa.
Isso porque é feita uma segmentação de candidatos por meio de filtros avançados. Ainda, é possível monitorar os indicadores de recrutamento, a fim de estabelecer um processo mais adequado para a formação de uma equipe de alta performance.
Agora, você já sabe como contratar vendedores para atingir os melhores resultados no setor comercial do seu negócio. Nesse processo, além de seguir as dicas apresentadas, vale a pena contratar uma empresa especializada e que ofereça uma plataforma de recrutamento digital. Assim, será possível atingir outro patamar no recrutamento e seleção.
Então, que tal saber mais sobre como esse processo traz eficiência para o seu negócio? Conheça as soluções de recrutamento digital da Catho e entenda como sua empresa pode ser beneficiada.