Gerenciar pessoas é uma tarefa essencial em qualquer organização. Mesmo vivendo em um mundo em que a busca por resultados e a produtividade são priorizadas, deve-se manter o equilíbrio para trazer qualidade ao ambiente. Afinal, quando um colaborador é valorizado e estimulado, consequentemente, ele se torna mais produtivo e apresenta melhores resultados.
Portanto, cada vez mais, as empresas estão investindo em gestão humanizada. Você conhece esse conceito? Sabe como aplicá-lo?
Trata-se de um modelo de desenvolvimento focado no capital humano, prezando pelo bem-estar dos profissionais. Melhorando o clima interno, as empresas ganham com o engajamento dos trabalhadores, conseguem reter mais talentos e melhoram sua produtividade e lucros.
Mas como isso funciona, na prática? Continue a leitura e entenda.
O que é gestão humanizada?
Mesmo com a chegada das inovações por meio de inteligência artificial e outras ferramentas, ainda é o capital humano que faz tudo funcionar. Apesar do alto número de procura por emprego, não é fácil encontrar mão de obra de qualidade e com perfil compatível com o da organização.
Mas como alcançar esse equilíbrio e reter bons profissionais engajados com o crescimento da empresa? Por meio da gestão humanizada! Isto é, adaptar os interesses da corporação às necessidades do time de colaboradores.
Para isso, é fundamental instituir uma liderança humanizada, capaz de trabalhar para alcançar resultados sem sacrificar o bem-estar e a satisfação dos colaboradores. A ideia é proporcionar um ambiente de trabalho que acolha o trabalhador, considerando as suas particularidades, história de vida, desejos, expectativas e dificuldades.
Por meio da escuta ativa e de adaptações, a empresa passa a proporcionar um ambiente saudável, com maior flexibilidade e suporte emocional. Não é uma tarefa fácil, mas traz resultados positivos para a corporação.
Além disso, a gestão humana aproxima os líderes dos colaboradores, criando laços de confiança e companheirismo na equipe. Logo, todos passam a desenvolver qualidades como a valorização da diversidade, a empatia e o respeito. Com a liderança humanizada, todos ganham um ambiente de trabalho saudável e agradável, metas alcançadas e parceria entre a equipe.
Quais são os pilares da gestão humanizada?
Esse conceito foi criado e adaptado ao longo do tempo, mas a sua aplicação é baseada em quatro pilares básicos de sustentação. Conheça quais são e como funcionam.
Observação das necessidades dos colaboradores e da empresa
É uma espécie de anamnese de todas as partes envolvidas. Descobrir e entender melhor os objetivos, metas e sonhos, tanto dos colaboradores quanto da corporação.
Para isso, é necessário colocar em prática a sua capacidade de observação e de escuta. Entender as demandas e subjetividades é o primeiro passo para construir um caminho que dê oportunidade para que esses desejos sejam realizados. Isso não vale apenas para a vida pessoal, é preciso investigar quais as necessidades diárias do ambiente de trabalho.
A estrutura do trabalho está adequada? Analise se o colaborador tem os equipamentos necessários, atualizados e bem conservados para trabalhar. Avalie também a ergonomia, iluminação e acústica do ambiente, no caso de um trabalho presencial. Os profissionais que necessitam estão com todos os EPI’s em boa qualidade? Essas condições impactam diretamente na saúde.
Falta organização? Que tal comprar lousas de planejamento mensal, post-its e planners? Não consegue se concentrar? Experimente colocar um difusor com óleo essencial de laranja-lima e mudança gradual de cor. O estresse deixa os colaboradores tensos? Ofereça sessões de terapia, aulas de ioga ou meditação.
Independentemente da queixa, observe, escute e proponha algo para sanar a questão. Mostre que você se importa com o rendimento e o bem-estar do time. Conecte-se a ele e deixe claro que ele não está sozinho. Ampare e motive. Você verá que o desempenho deste profissional vai melhorar bastante.
Comunicação e integração entre líderes, liderados e equipes
Esse pilar também é conhecido como aproximação. É a hora de criar conexões e estabelecer uma relação de confiança entre gestores e colaboradores.
A iniciativa deve vir dos líderes, para que o time sinta confiança para expressar suas ideias, além de suporte para trabalhar e liberdade para se expressar. Para isso, proporcione eventos inovadores, que não lembrem a rotina de trabalho.
Nessas ocasiões, mostre que cada ideia é bem-vinda e estimule a participação de todos. Fortaleça temas como união e sucesso. Evidencie que o negócio se preocupa com cada um dos funcionários e está disposto a ouvi-los, com o intuito de criar mecanismos de solução que visem a oportunidade de desenvolvimento e crescimento.
Essa é uma ótima forma para criar empatia. Misture os times e apresente desafios de cada setor para que cada equipe apresente uma análise e soluções.
Desenvolva uma espécie de “hackaton”, isto é, uma maratona de estudos e proposição de melhorias. A mistura dos temas e dos times costuma ser muito produtiva e mostra que todos trabalham com um único objetivo. Com isso, as pessoas têm mais empatia pela atuação dos colegas e até desenvolvem laços nunca antes imaginados.
Adaptação dos processos às necessidades constatadas na observação
Para essa etapa, é imprescindível estar aberto a mudanças. Todos nós temos essa capacidade, afinal, nossas vontades e humor se adaptam o tempo inteiro. Considerando esses acontecimentos, somados à diversidade de pensamentos e atitudes de todo o time, a empresa também deve se abrir para transformações.
A partir do momento em que o colaborador vê sua ideia sendo acolhida, aprimorada e executada, ele ganha mais confiança no seu trabalho e, consequentemente, vai se empenhar mais para continuar se destacando e movimentando a empresa. Grupos de gestão participativa são ótimos para cumprir esse objetivo.
Tenha atenção às críticas e sugestões, considere-as nos processos e aplique a solução ciente do impacto causado na gestão de pessoas. Veja toda a engrenagem do processo criativo, analise as decisões periódicas e adapte as ideias sugeridas às metas da empresa e aos anseios da sua equipe.
Como a gestão humanizada funciona, na prática?
Inicialmente, é preciso realizar uma mudança cultural: retirar o foco da produção e privilegiar pessoas. É importante que o RH ofereça suporte aos líderes e aos colaboradores durante essa transição na dinâmica da empresa. Para além do conceito, é preciso investir em atividades que valorizem o capital humano.
O alinhamento do time de liderança é essencial para que os gestores desempenhem seus papéis junto a suas equipes. A criação de relacionamentos sinceros, de respeito mútuo, a empatia, o diálogo, a valorização do ser humano e o incentivo à inteligência emocional não é algo que ocorre do dia para a noite, mas aos poucos pode ser implementado e aprimorado. Até mesmo o desligamento humanizado já mostra a preocupação da corporação com esse novo momento.
Quais são as vantagens da gestão humanizada?
Esse modelo de gestão traz benefícios tanto para os colaboradores quanto para a empresa, em diversos aspectos. A partir do momento em que o perfil do profissional é considerado dentro do contexto do grupo, suas ideias e sugestões são mencionadas nas tomadas de decisões.
Além da oferta de salários e benefícios mais justos, são observados ganhos estratégicos para a marca, e a mudança do status da empresa no mercado profissional. Como você já conhece o conceito de gestão humana, seus pilares e a importância de sua implantação, veja quais são as principais vantagens de colocá-la em prática.
Para os colaboradores
Quando a empresa respeita a individualidade de seus colaboradores, incentiva uma vida mais saudável, valoriza os seus talentos e ajuda a construir um ambiente agradável — gerando respeito e laços de confiança — todos se sentem mais conectados com a empresa e aumentam o seu engajamento, colaborando para o sucesso da organização.
Para a empresa, internamente
O setor de Recursos Humanos é o que mais se esforça para criar uma relação saudável entre empresa e colaborador. Consequentemente, a gestão humanizada faz com que o planejamento dê um salto. Veja algumas vantagens direcionadas para esse setor.
Produtividade
Quando a força de trabalho se sente motivada a realizar o trabalho mais satisfatório possível, o resultado é um desempenho de melhor qualidade e quantidade. Isto é, quando um membro da equipe consegue equilibrar suas necessidades pessoais e profissionais, além de receber uma boa estrutura para trabalhar, ele se sente mais realizado, mais motivado.
Com isso, a sua entrega será maior. Somando todos do time, o resultado é um aumento na produtividade.
Esqueça o alto número de demandas e a pressão excessiva sobre metas. Essas atitudes podem trazer mais malefícios e prejuízos, pois elevam os custos devido às ausências de trabalho e ao aumento da rotatividade. Em vez disso, invista em um relacionamento mais humano.
Incentivos como liberdade, boas condições de trabalho, participação nas decisões, flexibilidade e benefícios costumam surtir mais efeito no empenho e na produtividade laboral. Preocupe-se em oferecer suporte e tranquilidade para o trabalho e, depois, colha os frutos da gestão humanizada.
Redução do absenteísmo e da rotatividade
Você conhece o termo absenteísmo? Trata-se do indicador de Recursos Humanos utilizado para medir as diversas ausências dos colaboradores durante o expediente de trabalho, como faltas, atrasos e saídas adiantadas.
Muitas vezes, bons profissionais são afastados de sua rotina profissional devido a doenças relacionadas ao trabalho: estresse, depressão, burnout e ansiedade. Isso ocorre porque todo ser humano tem seu limite para situações adversas, e quando o mesmo não é percebido ou tratado, o profissional adoece.
Por mais que tenha capacidade para realizar suas atividades, ele não tem energia suficiente para desempenhá-las. Com isso, a empresa perde seu rendimento e aumenta a rotatividade. Esse problema vem acompanhado de prejuízos financeiros, produtivos e intelectuais.
Por muito tempo, as empresas não foram amigáveis com seus funcionários. Só visavam ao lucro e à pressão por resultados. Por mais que o funcionário necessite pagar suas contas, ele não consegue permanecer em um ambiente hostil por muito tempo. Por isso, a frase “eu vou procurar coisa melhor” se tornou tão comum no meio corporativo. Felizmente, o cenário está mudando, mas ainda tem muito o que melhorar.
Portanto, conheça melhor os seus colaboradores. Saiba quais são as suas realidades e necessidades, veja meios para colaborar com o crescimento pessoal e profissional deles. Motive-os com atitudes, traga-os para perto para que entrem em sintonia com a missão, visão e valores da organização. Entenda que todos fazem parte de uma engrenagem e estimule o crescimento coletivo.
Para a empresa, externamente
Quando se investe em pessoas, o clima organizacional melhora. Gestão participativa, feedbacks, premiações individuais e coletivas são alguns exemplos de como alcançar esse feito.
O trabalhador que se sente valorizado e tem um ambiente seguro para trabalhar trará melhores resultados. Logo, a empresa terá um time de campeões, que destacará as suas ações e, consequentemente, as da empresa.
Com isso, a corporação será mais visada e atrairá mais talentos. A mudança também estimula um ambiente de trabalho mais ético e o colaborador se transforma em uma peça-chave para a lucratividade. A tendência é que esses investimentos tragam impactos financeiros positivos para o negócio.
Como implementar a gestão humanizada?
Normalmente, passamos a maior parte do nosso tempo no trabalho. Deixamos de estar com a família e com os amigos para a nossa dedicação laboral diária. No final do dia e nos finais de semana, é preciso relaxar. Afinal de contas, não somos robôs, e temos necessidades individuais. Mas como descansar quando o trabalho consome todo o seu tempo e energia?
Em uma gestão humanizada, é preciso delimitar bem o horário do trabalho e o do descanso, além de estabelecer mecanismos para acionar o colaborador, como celular institucional e WhatsApp Business. Com isso, é possível dividir a vida pessoal e a profissional, trazendo mais equilíbrio para o dia a dia.
Outra medida importante é incentivar atividades de relaxamento e bem-estar. Aulas de ioga ou artes marciais no início ou no fim do expediente, e eventos com dicas de alimentação saudável, com brunch fitness, são algumas medidas rápidas de serem aplicadas, com resultados surpreendentes para a qualidade de vida dos funcionários.
Também dê espaço para que os compromissos pessoais ocorram sem interferências. Estabeleça algumas horas flexíveis durante a carga horária semanal para serem utilizadas em saídas para acompanhamentos médicos ou reuniões escolares dos filhos. Ofereça uma forma de compensação desse horário para que o trabalho não seja prejudicado, mas não deixe de colaborar para o bem-estar pessoal de seus colaboradores.
Lembre-se: reuniões e ligações devem ocorrer apenas em horário comercial, a menos que se trate de uma urgência ou necessidade particular da corporação. Mesmo assim, crie uma forma de compensação para a atividade extraordinária.
Como o RH deve atuar para promover uma gestão humanizada?
Além de estabelecer esse conceito na cultura organizacional, o RH tem um papel fundamental para que ele seja posto em prática. Veja algumas medidas que cabem aos profissionais de recursos humanos:
- estimule a liderança humanizada em todos os setores;
- promova a diversidade e a inclusão;
- incentive a comunicação aberta e direta;
- conecte-se com a equipe e entenda as diferentes gerações;
- conheça as particularidades de cada colaborador;
- ofereça oportunidades personalizadas;
- envolva seu time nas decisões;
- seja um mediador.
Como você viu, na gestão humanizada, os profissionais são valorizados e respeitados pela sua individualidade, contribuindo de forma proativa na organização. No entanto, esse conceito só funciona quando é aplicado verdadeiramente, em todas as esferas do trabalho. Coloque-o em prática e mostre os resultados para que todos se sintam contemplados e motivados. Construa um time de campeões e leve-os ao topo do pódio.
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