Como contratar desenvolvedores para sua empresa? Confira nossas dicas

Como contratar desenvolvedores para sua empresa? Confira nossas dicas

A contratação de profissionais da TI é desafiadora. Saiba detalhes sobre os desenvolvedores web e entenda como contratá-los!

A transformação digital deixou de ser novidade, mas continua influenciando fortemente o mercado de trabalho. Com os avanços tecnológicos, as empresas precisam acompanhar essa tendência em tempo real. Daí vem a importância de contratar desenvolvedores.

O grande desafio é que todos os negócios estão disputando a mesma corrida, o que pode gerar escassez de mão de obra qualificada. Por outro lado, quando não há conhecimento sobre como contratar desenvolvedores, as necessidades do mercado podem deixar de ser atendidas.

Se você deseja saber mais sobre o recrutamento e seleção de desenvolvedores, está no lugar certo. Continue a leitura e descubra como melhorar as contratações nessa área da Tecnologia!

O que faz um desenvolvedor web?

A primeira de muitas dicas para contratar desenvolvedores é saber o que, de fato, eles fazem em sua rotina de trabalho. De modo geral, o dia a dia desses profissionais é bastante dinâmico, e suas atividades dependem do projeto que está em desenvolvimento.

Assim, é preciso contratar desenvolvedores para construir, editar e aprimorar páginas da internet, aplicativos e realizar a manutenção de sites. Essas funções são muito importantes para que os portais institucionais e apps das empresas permaneçam atualizados e sejam atrativos aos usuários.

Quando você elencar as qualificações ideais para o seu desenvolvedor e realizar o teste comportamental, pense que independentemente do projeto em desenvolvimento, ele precisará:

  • realizar reuniões periódicas para alinhar as expectativas dos clientes;
  • comunicar a viabilidade das solicitações, a complexidade dos pedidos e o prazo de conclusão;
  • ter expertise para codificar sites e aplicativos, realizar testes e corrigir erros rapidamente, entre outras atividades pertinentes à função.

Por que contar com um desenvolvedor web?

Como mencionamos, o desenvolvedor web é o profissional responsável por posicionar a empresa na internet por meio de páginas e apps institucionais. Suas criações são fundamentais para complementar o trabalho de marketing, melhorando a imagem do negócio online e aumentando as taxas de conversão.

Isso significa que os desenvolvedores podem ser determinantes para o sucesso da estratégia digital do negócio. A presença online das marcas vão muito além das redes sociais, e elas se integram a outras plataformas e recursos que exigem profissionais qualificados para administrá-las. 

Como contratar desenvolvedores para a sua empresa?

Contratar desenvolvedores não é uma tarefa simples. Esse processo exige conhecimento sobre a área e respaldo de uma equipe que realmente saiba avaliar o conhecimento dos candidatos e se as experiências anteriores se enquadram nas necessidades da empresa.

Dito isso, veja algumas dicas para contratar desenvolvedores que podem facilitar esse trabalho!

Faça a descrição da vaga

Entre os desafios para contratar desenvolvedores está o conhecimento específico exigido pela função.

Não se trata apenas de fazer a análise do perfil comportamental e avaliar as qualificações. É necessário ter conhecimento aprofundado sobre o assunto para saber se as técnicas empregadas suprirão as necessidades do negócio.

Por isso, é necessário que a descrição da vaga seja realizada pelo gestor da área de Tecnologia da empresa. Quando não há uma pessoa nesse cargo, poderá ser necessário contratar um consultor que vai apoiar a estruturação da área.

Roteiro para entrevista de emprego: o passo a passo para você criar o seu

No geral, é necessário listar as exigências para assumir a vaga. Alguns exemplos são domínio sobre determinadas linguagens de programação, formação necessária e experiência de acordo com a senioridade do cargo.

Utilize a tecnologia para a divulgação das vagas

Para contratar profissionais de TI, use a tecnologia. As plataformas de recrutamento e seleção são requisitos básicos para chegar a um número maior de profissionais.

De modo geral, a quantidade de vagas remotas para a área é bem alta. Logo, a tendência é que as pessoas mais qualificadas do mercado estejam procurando vagas pela internet, em portais de alcance nacional e internacional.

É importante ressaltar que o e-recruiting facilita a divulgação da vaga e otimiza o primeiro contato entre empresa e desenvolvedor. Você pode filtrar as características desejadas e receber currículos adequados ao perfil buscado para triar. Com isso, o recrutamento torna-se mais ágil e assertivo.

Prepare testes inovadores

Para suprir as necessidades da empresa, o desenvolvedor deve ter uma senioridade específica, certo? Você pode procurar uma pessoa nível Júnior, que saiba o básico, ou nível Sênior, capaz de entregar projetos robustos.

Os testes aplicados aos candidatos devem ser compatíveis com o trabalho que será exercido, considerando a inovação como principal pilar. Afinal, a proposta dos desenvolvedores é inovar na solução de problemas e se antecipar às tendências do mercado.

Logo, conte com o apoio do gestor ou consultor em Tecnologia para escolher os testes adequados a essa realidade. Atente-se, ainda, em escolher avaliações que revelem o domínio sobre a linguagem de programação listada nos requisitos para a vaga. 

Avalie as competências comportamentais dos candidatos

No geral, as competências comportamentais desejáveis em um desenvolvedor web envolvem:

  • aprendizagem contínua;
  • colaboração e habilidades de comunicação;
  • criatividade e curiosidade;
  • organização e gerenciamento de tempo;
  • pensamento analítico e resolução de problemas;
  • resiliência e flexibilidade.

Os recrutadores têm conhecimentos e ferramentas para avaliar essas qualidades sem depender do consultor de TI nessa etapa. Conhecendo as soft skills desejáveis, o profissional pode agilizar a triagem enquanto os especialistas na área avaliam o portfólio e competências técnicas.

Contratar desenvolvedores pode ser desafiador para quem não tem o respaldo de uma boa ferramenta, um time de tech recruiters experientes ou está iniciando as contratações nesse ramo. Entretanto, não precisa ser um obstáculo difícil de vencer!

Ter o apoio de uma boa plataforma de recrutamento e seleção pode contribuir bastante para você acessar currículos qualificados, médias salariais do mercado e descrições de vagas assertivas.

A boa notícia é que a Catho pode fazer isso por você! Nossas soluções foram pensadas para facilitar o R&S, garantindo a qualidade dos candidatos e a expansão do alcance dos anúncios.

Temos mais de 10 milhões de currículos cadastrados e 200 mil perfis pré-avaliados para agilizar o tempo de fechamento da sua vaga! Com a ferramenta Busca Certa, você pode indicar os requisitos específicos desejados para contratar desenvolvedores e triar currículos com agilidade e precisão!

Aproveite que está aqui e saiba mais detalhes sobre essa e outras soluções Catho para empresas!

Na Catho você acelera. Economize seu tempo e encontre o profissional que você procura.

Fale o que você pensa!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal