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Gestão de pessoas

Entenda a importância do capital intelectual e como fazer uma boa gestão desse recurso

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 22/06/2023 | 
  • 9 min de leitura
Entenda a importância do capital intelectual e como fazer uma boa gestão desse recurso

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  • O que é capital intelectual?
  • Qual a importância do capital intelectual na empresa?
  • Como priorizar o capital intelectual na empresa?
  • Como gerenciar o capital intelectual da empresa?
    • Promova a capacitação da equipe
    • Viabilize a aplicação do conhecimento
    • Conte com a tecnologia
  • Quais são as vantagens de trabalhar o capital intelectual na empresa?
    • Reduz a rotatividade de pessoal
    • Promove a motivação no time de trabalho
    • Incentiva a inovação

Empresas que performam acima da média contam com pessoas engajadas e comprometidas com o desenvolvimento do negócio. Para que esse cenário seja possível, a gestão de talentos precisa estar atenta, pois de nada adianta uma boa gestão financeira e operacional satisfatória, se a companhia não tiver condições de propor soluções inovadoras.

Isso somente é possível com a ajuda dos profissionais que integram a organização, ou seja, o capital humano. Nesse cenário, para que os profissionais da empresa se mantenham atualizados e dispostos a colaborar de forma efetiva, é preciso investir em treinamentos e programas que deem visibilidade às contribuições dos funcionários.

Caso contrário, a companhia corre o risco de sempre oferecer mais do mesmo, e perder espaço em seu mercado. Para ajudar você a entender a importância do capital intelectual e como fazer uma boa gestão desse recurso, preparamos este artigo. Acompanhe!

O que é capital intelectual?

Basicamente, o capital intelectual compreende as pessoas que fazem parte da organização e o conhecimento especializado criado por elas no decorrer de suas atividades no negócio. Isso também envolve a cultura organizacional da companhia.

Assim, quanto mais tempo o colaborador permanece na corporação, mais ele se torna intelectualmente especializado nos processos e nas variadas particularidades do mercado em que o negócio está inserido. Com isso, podem contribuir de forma mais efetiva para o desenvolvimento da empresa.

Logo, quando falamos de capital intelectual, estamos nos referindo a algo intangível, contudo, de fundamental importância para a sustentabilidade da companhia. Afinal, colabora para a sua construção e para a melhoria, com o passar dos anos.

Nesse cenário, o capital intelectual da empresa é dividido em três grandes grupos:

  • estrutural (conhecimento gerado internamente);
  • recursos humanos (funcionários);
  • clientes.

Qual a importância do capital intelectual na empresa?

Quando a empresa investe no seu capital intelectual, ela tem a oportunidade de criar meios para que colaboração, engajamento, comunicação e muitas conexões fundamentais para o negócio sejam geradas e desenvolvidas.

Isso também assegura que toda base de conhecimento empresarial seja fluida, ou seja, alinhada com as necessidades da companhia e com o que as pessoas têm a oferecer de conhecimento.

Nesse sentido, um dos grandes desafios organizacionais é criar processos em que as pessoas tenham condições de fazer o compartilhamento de todo o seu conhecimento acumulado com as suas atividades na empresa ao longo do tempo.

Como priorizar o capital intelectual na empresa?

Para manter profissionais qualificados, a companhia precisa investir em uma gestão de Recursos Humanos eficiente, priorizando:

  • qualificação;
  • treinamentos;
  • forte cultura organizacional;
  • qualidade de vida;
  • retenção desses talentos.

Nesse cenário, é possível tornar o capital intelectual um diferencial competitivo para a empresa, contribuindo para um melhor atendimento aos clientes e outros públicos de relacionamento. Se bem orquestrado, pode gerar mais recursos financeiros para a organização.

Assim, é preciso ter um olhar mais eficiente acerca dos processos de negócios. Nesse cenário, contar com dados é de fundamental importância para que as tomadas de decisão sejam cada vez mais eficientes.

Isso significa chegar a um denominador capaz de identificar o conhecimento que realmente colabora para que as atividades na empresa aconteçam com excelência. Nesse sentido, possibilitar recursos e meios para que esse conhecimento seja aprimorado é essencial.

Glossário do RH: entenda o vocabulário completo dos Recursos Humanos

Como gerenciar o capital intelectual da empresa?

Para gerenciar o capital intelectual nas empresas, é fundamental contar com uma efetiva gestão de RH. Além disso, é necessário investir em ações para que o conhecimento seja aprimorado e compartilhado na organização. Veja, a seguir, algumas ações para incentivar o capital intelectual nas empresas!

Promova a capacitação da equipe

Para gerenciar o capital intelectual na empresa, ter atenção à promoção da capacitação é fundamental. Isso garante o aprimoramento das habilidades e das competências dos profissionais que integram a organização, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo.

Nesse sentido, a gestão de RH pode disponibilizar treinamentos de capacitação de maneira bem organizada e planejada. Para tanto, é necessário conhecer as competências e habilidades que precisam ser aprimoradas e, nesse cenário, a avaliação de desempenho pode ser uma forte aliada.

Viabilize a aplicação do conhecimento

Abrir espaço para que o aprendizado seja colocado em prática na organização é fundamental. Com isso, os profissionais se mantêm motivados a aprender e a fazer as suas melhores entregas, o que é fundamental para a elevação da produtividade da empresa.

Conte com a tecnologia

Contar com a tecnologia para mapear dados é fundamental para ajudar a entender quais são as tendências de mercado e o que é esperado de performance do capital intelectual da empresa. Dessa forma, é possível tomar decisões mais estratégicas e baseadas em dados, o que otimiza toda a operação de investimentos no capital humano da companhia, ao mesmo tempo em que a torna mais competitiva.

Quais são as vantagens de trabalhar o capital intelectual na empresa?

Além do aumento da competitividade da empresa, quando a organização investe no capital intelectual, diversas vantagens podem ser percebidas. Acompanhe, a seguir!

Reduz a rotatividade de pessoal

A alta rotatividade de pessoal é um dos verdadeiros temores das empresas. Isso porque quando um colaborador vai embora, ele leva consigo importantes conhecimentos, e a empresa terá de somar esforços para contratar e treinar novos funcionários.

Contudo, quando está ciente da importância do capital intelectual para a companhia, ela passa a contar com profissionais mais engajados com ideias e habilidades, o que é fundamental para contribuir com o crescimento do negócio.

Com isso, é possível observar uma significativa redução da taxa de rotatividade, já que as pessoas tendem a se sentir mais satisfeitas em fazer parte da equipe. Isso tende a fazer com que elas permaneçam mais tempo na empresa.

Promove a motivação no time de trabalho

Organizações que valorizam o capital intelectual costumam contar com profissionais mais engajados e motivados a fazer as suas melhores entregas. Nesse cenário, funcionários capacitados e comprometidos com as metas da organização ajudam os clientes a serem mais felizes em suas aquisições, o que é uma grande vantagem competitiva das empresas.

Vale lembrar que funcionários satisfeitos também são capazes de prolongar seu lifetime value (tempo de vida) por meio da fidelização, contribuindo ainda para uma maior valorização da empresa no mercado.

Incentiva a inovação

Quando a empresa passa a investir continuamente no capital intelectual, ela maximiza o potencial criativo e inovador da equipe. Dessa forma, os funcionários estarão mais preparados para contribuir com ideias que sejam capazes de elevar os resultados da companhia. Com isso, a organização se torna mais competitiva, elevando o seu valor de mercado.

Como vimos, o capital intelectual promove a competitividade nas organizações. Para isso, a gestão de RH deve estar atenta e estabelecer processos para implementar, acompanhar e mensurar as ações envolvendo a promoção do conhecimento na corporação.

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