Os profissionais de RH, cada vez mais, precisam trabalhar e buscar soluções para não sofrer com a escassez de talentos no mercado. Algumas tendências surgiram para contribuir com esses processos de recursos humanos, como o upskilling.
Mas você sabe o que é upskilling e como ele funciona na prática? Conheça mais sobre esse termo e saiba qual o papel dele para a captação e retenção de talentos.
O que significa upskilling?
O aprendizado contínuo é uma das regras para se manter no mercado de trabalho com possibilidade de evolução na carreira. Quanto mais conhecimento, maior a chance de subir de nível em sua profissão, passando por cargos sênior, pleno e de liderança. Esse é, em resumo, o conceito de upskilling.
Upskilling é uma forma de o profissional adquirir mais conhecimento e desenvolver novas habilidades para alcançar maiores objetivos na carreira. Isso gera uma relação de benefícios à empresa e ao colaborador.
Qual a diferença entre upskilling e reskilling?
Os conceitos de upskilling e reskilling buscam desenvolver os talentos para aquisição de novas habilidades. A diferença entre os dois está nas habilidades desenvolvidas.
Reskilling é quando o profissional desenvolve habilidades para assumir novas funções, diferentes das que ele tem hoje. Já o upskilling, como você viu, aprimora os conhecimentos para a mesma função, visando a evolução de cargos.
Qual a importância de investir no upskilling?
A técnica de upskilling é fundamental para desenvolvimento dos colaboradores de uma empresa. Por meio dela, adquirem novos conhecimentos e buscam construir carreira na própria empresa. Assim, o profissional entrega cada vez mais resultados, aumentando o desempenho.
Além disso, adquirir novas habilidades torna o profissional mais comprometido com a empresa e contribui para o aumento da produtividade. Outro ponto positivo do upskilling é a redução de custos com recrutamento, já que a empresa está capacitando um profissional interno para novos cargos. Com isso, a empresa estará contribuindo para aumentar o engajamento dos colaboradores.
Qual o papel do RH na estratégia de upskilling?
O RH tem um papel fundamental nessa estratégia, pois é o setor que deve analisar quais são as metas e os objetivos da empresa a curto, médio e longo prazo, avaliando os profissionais inseridos nesses objetivos.
Assim, o RH deve traçar planos para incentivar a capacitação dos profissionais que estão em busca de evolução na empresa, retendo talentos.
Como aplicar o upskilling na prática?
Para aplicar essa estratégia, o profissional de RH pode seguir algumas orientações e dicas:
- análise e mapeamento: a primeira fase analisa e mapeia a empresa, elencando e estudando objetivos, metas e oportunidades tanto do negócio quanto dos colaboradores;
- plano de upskilling: agora é hora de elaborar um plano. Trace planos de treinamentos, workshops e metas conforme os objetivos analisados e mapeados;
- tecnologia: aposte em softwares capazes de aliar a gamificação ao objetivo da empresa em desenvolver novas habilidades dos colaboradores;
- parcerias com instituições de ensino: uma forma de aplicar o upskilling na prática é por meio das parcerias com instituições de ensino que ofertem descontos, bolsas de estudo e certificados aos profissionais da empresa.
Assim, é possível elaborar uma estratégia bem-definida de upskilling contribuindo para aumentar o engajamento dos profissionais. Ao mesmo tempo, oferece à empresa soluções de redução de custos e aumento da produtividade. O profissional de RH tem um papel crucial nessa jornada.
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