Considerar o impacto das decisões do departamento de Recursos Humanos (RH) em toda a organização é fundamental para garantir que suas iniciativas estejam em sintonia com os demais setores. Nesse sentido, a visão sistêmica é uma ferramenta indispensável, permitindo uma atuação mais alinhada às metas corporativas, eficiente e estratégica.
A partir desse conceito, os gestores podem alcançar uma nova perspectiva, enxergando a empresa além das partes isoladas, compreendendo-a como um todo. Assim, torna-se mais fácil identificar oportunidades de melhoria, bem como otimizar recursos e solucionar problemas complexos de maneira mais eficaz.
Quer aumentar a eficiência da sua rotina de RH? Neste post, vamos abordar os benefícios e como implementar a abordagem sistêmica na gestão de pessoas. Confira!
O que é visão sistêmica?
A visão sistêmica é uma abordagem que vê a gestão empresarial como um conjunto de partes interdependentes, em que cada decisão afeta o todo. Criada em 1950 com a teoria geral dos sistemas, ela sugere que as organizações não podem ser entendidas isolando seus componentes, mas sim observando como eles se relacionam e se influenciam mutuamente.
No contexto de RH, essa perspectiva holística é fundamental para entender como os diferentes elementos organizacionais — como estratégia, cultura e pessoas — estão interligados. Ela funciona conectando essas variáveis, permitindo a avaliação do impacto de suas ações em toda a organização de forma estratégica.
Outra manifestação da gestão sistêmica é, por exemplo, quando você define metas e propõe estratégias para alcançá-las, alinha a comunicação, administra situações desafiadoras e encontra oportunidades de melhoria no cotidiano de trabalho.
Como identificar se a empresa tem visão sistêmica?
Identificar se a empresa possui uma visão sistêmica é determinante para entender a sua dinâmica organizacional. Isso requer observar a integração entre departamentos e a forma como as decisões são tomadas, considerando tanto as metas individuais quanto o impacto como um todo.
Um bom indicativo é a colaboração interdepartamental, com reuniões regulares e canais de comunicação abertos que fornecem a sinergia entre os setores.
A liderança deve avaliar se a organização toma decisões de longo prazo, alinhando-as com as suas metas gerais. Isso porque um ambiente com pensamento sistêmico valoriza não só os resultados imediatos, mas também o efeito das ações em outras áreas e o no desempenho global do negócio.
Por último, é importante checar se há um sistema de avaliação de desempenho que foque na performance coletiva, reconhecendo as contribuições de cada departamento. O incentivo ao feedback e à melhoria contínua demonstra a valorização da colaboração, fortalecendo a cultura de trabalho em equipe.
Quais os benefícios?
A adoção de visão sistêmica permite alcançar resultados otimizados em um negócio. Para corroborar essa afirmação, trazemos uma fala do especialista Yuri Trafane, CEO da Ynner, em uma matéria da Exame: “Pessoas inteligentes, agindo inteligentemente de forma individual, podem gerar um resultado não inteligente.”
Para o especialista, a sinergia entre os profissionais da empresa aumenta a probabilidade de sucesso da organização: “É como uma equipe de qualquer esporte coletivo. Ela pode ter muitos jogadores de alto nível, mas se eles não trabalharem sinergicamente a equipe vai perder.”
Veja, a seguir, como um gestor de RH com uma visão sistêmica contribui para o negócio na prática.
Melhora a tomada de decisão
A análise sistêmica auxilia na tomada de decisão e na busca por soluções que nem sempre são tão óbvias. Com um pensamento fora do comum, o gestor com visão sistêmica consegue observar oportunidades que outros não veem.
Além disso, entender o impacto das decisões de uma área em outras possibilita ao RH tomar decisões mais informadas e minimizar as consequências indesejadas.
Por exemplo, ao revisar o processo de recrutamento e seleção, você pode prever como a inclusão de avaliações de habilidades interpessoais impactará a integração da equipe e a colaboração entre setores.
Reduz erros
A melhoria nos processos naturalmente leva à redução de erros. Ao alinhar as políticas de RH com a estratégia global da empresa, o setor pode assegurar que suas iniciativas e programas apoiem os objetivos de negócios. Como resultado, há uma diminuição de desperdícios e um aumento na lucratividade.
Eleva a produtividade
O pensamento sistêmico no RH entende que a alta rotatividade em um departamento pode ser resultado de uma gestão inadequada em outro. Resolver a questão na sua origem contribui para a redução da rotatividade, além de elevar a produtividade, pois os profissionais ficam mais satisfeitos e engajados.
Traz motivação
Compreender as interconexões dentro da organização ajuda a criar programas de reconhecimento e recompensas que atendam às necessidades das equipes.
Por exemplo, se notar que os funcionários valorizam o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, você pode implementar benefícios que promovam esse aspecto, aumentando a satisfação geral.
Como desenvolver a visão sistêmica na empresa?
A equipe de RH ocupa um papel central na inclusão dessa abordagem na cultura da empresa. Acompanhe, abaixo, quais ações podem colaborar com essa implementação.
Conheça os departamentos
Antes de qualquer coisa, é necessário conhecer os setores do negócio e seus desafios. Esse conhecimento deve abranger todos os processos, como contratação de profissionais, não apenas produtos e serviços.
Recomenda-se fazer reuniões com os líderes de cada área, buscando entender quais são os principais obstáculos enfrentados por elas.
Além disso, o RH deve oferecer treinamentos em visão sistêmica, visando incorporá-la nas avaliações de desempenho e alinhar suas políticas à estratégia da empresa.
Transmita os objetivos de maneira clara
Uma estrutura clara de metas de curto, médio e longo prazo proporciona mais clareza aos líderes sobre as expectativas de cada setor, sendo essencial para uma comunicação eficaz entre os departamentos para o alinhamento dos objetivos.
Crie um caminho para alcançar as metas
Após entender cada departamento, você pode propor uma estrutura para os líderes coordenarem as metas, incentivando interações entre gestores e sugerindo sistemas automatizados para compartilhar dados relevantes.
Qual o papel de um líder com visão sistêmica?
Um líder com capacidade de análise sistêmica trabalha para integrar e conectar todas as áreas da organização, estimulando a colaboração e a troca de informações. Ele analisa decisões em um contexto amplo, considerando as consequências no todo e alinhando as metas da equipe às estratégias do negócio.
Ademais, fomenta a cultura da melhoria contínua, engajando os colaboradores a darem feedbacks que são utilizados para aperfeiçoar processos e resultados, e fortalecer relacionamentos.
A visão sistêmica é uma ferramenta poderosa para o RH. Ela ajuda a entender a complexidade e a interdependência das diversas partes de uma organização, permitindo que o departamento tome decisões mais bem-informadas, promova a cooperação, gerencie efetivamente as mudanças e alinhe suas ações à estratégia geral da organização.
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