Vira e mexe escutamos que tal negócio fechou as portas e que empresa x encerrou as atividades. Mas, afinal, por que isso é tão comum?
É claro que cada caso é um caso e não é possível generalizar as razões das empresas fecharem. Muitos fatores, e principalmente um conjunto deles, podem influenciar o fracasso de uma empresa.
Segundo o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 25% das empresas afirmam que o modelo de gestão é um dos principais motivos para o término das atividades, enquanto que custos, despesas e juros são as principais causas para o fechamento das empresas.
Acontece que para evitar estes erros e manter um negócio saudável, alguns cuidados devem ser tomados. Para ajudar nisso, Daniel Lago, sócio fundador da RG5 (consultoria especializada na reestruturação e potencialização de PMEs), explica quais ações são necessárias e quais as soluções para os 5 maiores obstáculos enfrentados pelas empresas.
Falta de informação
Algumas informações são pertinentes a todos os negócios, como Balanço, DRE e Fluxo de Caixa, porém existem outras como indicadores operacionais, financeiros, de RH, comercial, do ambiente externo e que podem variar de acordo com o ramo de atuação ou foco. Por isso é importante acompanhar e avaliar de perto todos os indicadores com base nos os fatores críticos de sucesso do negócio.
Estrutura de custos e despesas inadequadas
Muitas empresas têm dificuldade de conciliar sua estrutura de custos e despesas com o momento do negócio, e essa questão é um verdadeiro desafio que exige uma nova forma de pensar o negócio e aceitar alguns conflitos de escolhas. Para solucionar é necessário um ordenamento da relevância de cada um dos gastos, e após esse esforço a empresa saberá onde ajustar seus custos e despesas.
Modelo de gestão inadequado
Existem diversos modelos e práticas de gestão empresarial, inclusive alguns que podem ser aplicados para todos os portes de empresas. Um bom ponto de partida é a definição do retorno mínimo exigido pelo acionista através do ROIC, de onde se desdobram os indicadores que servirão como base para a criação de exemplos complexos como o VBM (gestão baseada em valor). Mas, independentemente do modelo escolhido, é importante que a empresa tenha uma ideia bem clara e estruturada de cobrança e acompanhamento dos resultados, afinal, não adianta ter os melhores dados e não analisá-los para gerar soluções para as adversidades identificadas.
Vulnerabilidade estratégica
É comum que empresas fracassem quando não há um planejamento bem definido de como atingir seus resultados. Isso acaba gerando frustrações e refletindo diretamente em orçamentos frágeis e metas pobres ou muito “esticadas”. Uma forma de resolver é repensar constantemente na estratégia da empresa, analisando tanto o ambiente externo quanto interno e avaliando as forças competitivas. Com isso, as capacidades e oportunidades ficarão claras, e assim poderá desenvolver planos de como atingir os seus objetivos.
Incapacidade de resolver problemas
Talvez essa seja a principal adversidade das empresas, característica essa que se revela quando determinado objetivo não é alcançado. Ao contrário da empresa encontrar novas formas de solucionar o problema, ela aceita o fato de que não é capaz de resolvê-lo, sendo comuns frases como “os custos estão elevados”, “isto eu já tentei e não deu certo” ou “já tentamos isto no passado”. Uma alternativa para contornar esta situação é adotar novas ações ao invés de justificativas, exigindo uma análise dos problemas e novas formas de contorná-los, afinal a justificava pode ser aceita, mas a falta de atitude não.