Skip to content
Logo Catho
  • Artigos
    • Recrutamento e Seleção
    • Cultura Organizacional
    • Transformação Digital
    • Gestão de pessoas
    • Treinamento e Desenvolvimento
  • Materiais Gratuitos
Buscar no site Ativar modo noturno Anunciar vagas grátis
  • Home
  • /
  • Gestão de pessoas
  • /
  • Promovendo o equilíbrio entre vida pessoal e profissional no local de trabalho
Compartilhe
Gestão de pessoas

Promovendo o equilíbrio entre vida pessoal e profissional no local de trabalho

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 12/07/2024 | 
  • 9 min de leitura
Promovendo o equilíbrio entre vida pessoal e profissional no local de trabalho

Tópicos vistos nesse conteúdo

Toggle
  • A conscientização sobre o equilíbrio da vida pessoal e profissional
  • Estratégias para equilibrar vida pessoal e trabalho
    • Flexibilidade no horário de trabalho
    • Programas de bem-estar
    • Licenças pagas
    • Limites claros
    • Apoio à gestão do tempo
    • Cultura de apoio
    • Avaliação e feedback

Você sabe qual é a importância de proporcionar condições que ajudam no equilíbrio da vida pessoal e profissional? Essa medida é fundamental para aumentar o bem-estar e a motivação dos funcionários, fazendo com que eles se sintam mais satisfeitos e realizados em suas carreiras.

Para isso, as organizações podem adotar práticas estratégicas e transformações na rotina para apoiar os colaboradores. Oferecer benefícios corporativos e outros diferenciais, por exemplo, favorece a qualidade de vida e o engajamento do time.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura e entenda qual é a importância de equilibrar vida pessoal e trabalho e como incentivar a prática na sua empresa!

A conscientização sobre o equilíbrio da vida pessoal e profissional

Atualmente, muitas organizações contam com estratégias para ajudar os funcionários a equilibrar suas vidas pessoais e profissionais. A ação afeta positivamente o bem-estar, a saúde mental e, por consequência, o desempenho no trabalho.

Sem isso, os colaboradores podem se sentir desmotivados, ter dificuldade para tomar decisões, além de sofrer com danos físicos e psicológicos. O desequilíbrio entre a carreira e a vida privada também pode gerar problemas que impactam o crescimento e a evolução dos trabalhadores.

Nesse caso, é importante que as companhias contem com estratégias para ajudar a equipe a manter o equilíbrio na rotina. Incentivar programas de bem-estar, proporcionar jornadas de trabalho flexíveis, entre outros benefícios, são alguns exemplos de ações nesse sentido.

Investir em cursos e treinamentos de formação continuada e capacitação também são ótimas alternativas que as organizações podem utilizar para impulsionar o crescimento dos profissionais. Com esse tipo de prática, a gestão demonstra valorização e preocupação com o que há de mais valioso: a satisfação dos colaboradores.

Estratégias para equilibrar vida pessoal e trabalho

Existem diversas medidas que o departamento pessoal pode incluir na rotina para favorecer o bem-estar dos seus funcionários. No entanto, é importante ter em mente que o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é baseada nos seguintes pilares:

  • saúde;
  • família;
  • relacionamentos.

Ou seja, o equilíbrio depende diretamente de uma boa saúde, do tempo de qualidade com os entes queridos e de bons relacionamentos. Quando todos esses aspectos vão bem, as pessoas tendem a apresentar mais disposição para conquistar os seus objetivos e sonhos.

As organizações também devem estar comprometidas em ajudar os funcionários na busca pelo equilíbrio, proporcionando meios para que eles se desenvolvam a nível pessoal e profissional. A seguir, confira as nossas dicas sobre o assunto!

Flexibilidade no horário de trabalho

A implementação de uma política que torna os horários de trabalho mais flexíveis permite que os colaboradores gerenciem melhor o tempo e, consequentemente, os seus compromissos pessoais. Trabalho remoto, jornadas reduzidas e adaptação de horas extra são ações que podem ser adotadas.

A jornada flexível oferece mais liberdade para os profissionais, que podem escolher os horários mais convenientes para cumprir com as obrigações corporativas. A grande vantagem é o ganho em autonomia, já que os funcionários conseguem integrar o trabalho às suas rotinas privadas.

Programas de bem-estar

Outra medida é a criação de programas voltados para o bem-estar e a qualidade de vida dos talentos. Para isso, a empresa pode oferecer suporte físico e mental, como aulas de ioga, meditação, orientação de saúde e programas de incentivo à atividade física.

Glossário do RH: entenda o vocabulário completo dos Recursos Humanos

O principal objetivo desse tipo de iniciativa é promover a saúde e estimular hábitos saudáveis, dentro e fora do ambiente de trabalho. Nesse sentido, ainda é importante garantir um clima organizacional saudável e motivador, que contribua para a construção de relacionamentos positivos.

Licenças pagas

Oferecer licenças pagas e estendidas também é uma ótima maneira de praticar a empatia e cuidar do bem-estar da equipe. As licenças mais comuns são a maternidade e paternidade, mas ainda existem as licenças especiais, como nojo, óbito, casamento e a sabática.

Como são momentos delicados e que exigem o afastamento temporário dos funcionários do trabalho, o RH pode disponibilizar as licenças dentro da sua política de benefícios. A remuneração paga durante o período é fundamental para manter a saúde mental e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Limites claros

Outra iniciativa interessante para adotar na rotina corporativa é um código de conduta alinhado aos valores e à cultura organizacional. No documento, o departamento de RH deve especificar quais são os princípios e regras praticadas dentro da empresa.

A principal vantagem do código de conduta é o estabelecimento de padrões de comportamento e formas de agir. Ou seja, a gestão orienta os funcionários no dia a dia e impõe limites claros do que é ou não permitido, favorecendo como um todo o bem-estar e a melhoria do clima no local de trabalho.

Apoio à gestão do tempo

Quando o tempo é bem gerenciado, é possível realizar mais tarefas em um curto período, sem comprometer prazos, a qualidade e a eficiência. Por isso, é interessante que as companhias incentivem a gestão do tempo dentro das suas equipes. 

Nesse sentido, o gestor pode auxiliar no planejamento das atividades profissionais, considerando os objetivos e as metas do negócio. A ideia é garantir que os funcionários se dediquem em um ritmo constante, sem comprometer as entregas das demandas.

Gestão de tempo e produtividade: técnicas para melhorar. Matriz de Eisenhower, diagrama de gantt, lista de afazeres e técnica pomodoro.

Cultura de apoio

A promoção de uma cultura de apoio emocional, físico, mental e social ajuda os funcionários a lidarem com o estresse na rotina e outros problemas pessoais. Nesse tipo de cultura, a diversidade e a inclusão também são valorizadas, permitindo uma maior colaboração e a criação de redes de apoio.

Há uma série de medidas possíveis de serem aplicadas no dia a dia que favorecem a construção de um ambiente mais acolhedor nesse sentido. A gestão pode, por exemplo, manter uma comunicação clara e participativa, encorajar o respeito mútuo e reconhecer que o bem-estar do time é influenciado pelos resultados do negócio.

Avaliação e feedback

Os feedbacks e as avaliações são práticas fundamentais para alinhar o desempenho da equipe com as metas da organização. É justamente nessas ocasiões que lideranças e gestores podem ajustar a comunicação, os processos e as expectativas. 

Além disso, são ótimas oportunidades de aperfeiçoamento para os colaboradores, que podem revisar e aperfeiçoar condutas e ações no cotidiano. Inclusive, os feedbacks, quando incluem críticas construtivas, auxiliam no pleno desenvolvimento dos talentos, evidenciando as suas principais competências e potencialidades.

Viu só como é importante que as empresas promovam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional no local de trabalho? Ao adotar estratégias que apoiam e valorizam a equipe, as organizações podem ter ótimos resultados, como funcionários mais felizes, saudáveis e produtivos na rotina.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e assine a newsletter Momento Catho para ficar por dentro de todas as novidades e tendências do RH!

Catho
Compartilhe
Banner Pandape
Banner
Banner CTA: LGPD

Artigos relacionados

    Gestão de pessoas

    Como ter um negócio escalável com time comprometido

    Quando pensamos em um negócio escalável, visualizamos empresas capazes de crescer rapidamente, ampliando sua receita sem aumentar [...]
    12/07/2024 Leia o artigo
    Gestão de pessoas

    Licença nojo: saiba como funciona e quem tem direito

    Você sabe o que é licença nojo CLT e como ela funciona? Com esse nome peculiar, é possível que você depare com algumas [...]
    12/07/2024 Leia o artigo
    Gestão de pessoas

    Baixa performance no trabalho: como identificar e melhorar?

    Ter uma equipe continuamente produtiva é a meta de toda a empresa. No entanto, diversas situações podem levar a uma baixa performance [...]
    12/07/2024 Leia o artigo

Fale o que você pensa! Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo Catho

Somos o portal de conteúdo da CATHO, o site de vagas preferido dos recrutadores do Brasil. Aqui você encontra dicas sobre carreira, informações para alavancar suas habilidades profissionais e acompanha tendências de mercado.

  • Materiais Gratuitos
  • Recrutamento e Seleção
  • Cultura Organizacional
  • Gestão de pessoas
  • Agenda de Eventos
  • Newsletter Momento Catho
  • Podcast
Desenvolvido por: Bulki e WPTotal
Usamos cookies para ajudar a personalizar conteúdo, adaptar e medir anúncios, e oferecer uma experiência mais segura para você. Ao usar o site, você concorda com a utilização de cookies para coletar informações dentro e fora da Catho. Leia nossa Política de cookies e privacidade para saber mais ou acesse as “Preferências de cookies” no seu navegador para gerenciar suas configurações.AceitarPolítica de cookies e privacidade