Conheça os diferenciais do teste psicométrico e saiba por que essa é uma boa ferramenta para selecionar candidatos a uma vaga!
Um processo de recrutamento e seleção de novos funcionários para a empresa pode contar com uma série de etapas cruciais para analisar o perfil dos candidatos e identificar as características desejadas para a vaga. O teste psicométrico, por exemplo, é um desses parâmetros que pode ser incluído nas fases decisivas e utilizado como critério seletivo.
A análise do comportamento e das habilidades específicas de um indivíduo faz toda a diferença na seleção de talentos para a companhia. No entanto, para isso, é necessário contar com profissionais aptos para realizar esse tipo de avaliação.
Neste artigo, você entenderá o que é o teste psicométrico, como funciona e como ele pode enriquecer o processo de recrutamento e seleção da sua organização!
O que é teste psicométrico?
O teste psicométrico utilizado nos processos seletivos de uma empresa é uma avaliação que considera características comportamentais e psicológicas de um indivíduo. O objetivo é fazer uma comparação com o perfil profissional desejado na organização.
Com perguntas e atividades específicas, é possível reunir dados que ajudam na previsão das chances de um candidato atender às expectativas da empresa e ser bem-sucedido em um cargo. Desse modo, é possível refinar o processo seletivo, diminuindo gastos com admissão e demissão dos profissionais, justamente por conta das melhorias na gestão de talentos.
Como funciona o teste psicométrico?
Por avaliar características comportamentais, o teste psicométrico deve ser aplicado por profissionais com experiência e formação nesse campo. No geral, ele é feito com uma seleção de perguntas e avaliação de habilidades específicas.
Com a boa aplicação do teste psicométrico, é possível identificar os candidatos mais alinhados com a cultura organizacional e com as propostas da vaga de emprego. Com isso, o recrutador pode aprová-los para as próximas etapas do processo seletivo.
Com a contratação desses profissionais, as chances de turnover tendem a diminuir, assim como a produtividade e a satisfação dos colaboradores têm a tendência de aumentar.
Quais são os tipos de teste psicométrico?
Agora que você já conhece o conceito de teste psicométrico, saiba que é interessante saber que existem diferentes técnicas que podem ser utilizadas no recrutamento e seleção de novos colaboradores. Analisar os objetivos da oferta de emprego ajuda a encontrar o modelo mais adequado para aplicar com os candidatos.
A seguir, confira os principais tipos de teste psicométrico e saiba qual é a melhor opção para a sua empresa!
Teste psicométrico de inteligência emocional
A inteligência emocional é uma das soft skills mais desejadas no mercado de trabalho. Isso porque ela ajuda a lidar com situações de pressão e a ter um melhor relacionamento no ambiente organizacional. Dessa maneira, essa habilidade combina com profissões de alta responsabilidade, cargos de liderança e empregos com funções que envolvem a boa comunicação.
As avaliações psicométricas de inteligência emocional buscam observar como é o posicionamento e o comportamento de um candidato diante de desafios do dia a dia de trabalho, como em um teste situacional. Além disso, habilidades interpessoais são avaliadas, a fim de observar suas afinidades com comunicação e relacionamento com outras pessoas.
Teste psicométrico de personalidade
Já o teste psicométrico de personalidade tem o objetivo de avaliar o reconhecimento de características pessoais de um indivíduo. Proatividade, extroversão, introversão, disciplina e atenção são alguns fatores que podem ser avaliados nesse processo, a fim de conhecer melhor a imagem dos candidatos e analisar se é compatível com o ambiente de trabalho.
Teste psicométrico de comportamento
O teste psicométrico de comportamento, por sua vez, desenvolve uma série de atividades comportamentais que ajuda a coletar informações sobre a atenção concentrada, o engajamento, a percepção e a resistência mental dos candidatos.
Esse recurso pode ser utilizado na seleção de profissionais para ocupar vagas com altos riscos e que precisam de uma visão analítica bastante apurada. Para estabelecê-lo, é necessário alinhar as expectativas da organização na contratação de novos colaboradores.
Teste psicométrico de habilidades específicas
Como o próprio nome sugere, o teste psicométrico de habilidades específicas observa as hard skills verbais, motoras, matemáticas, lógicas e de demais áreas. O objetivo é avaliar se o candidato apresenta as competências essenciais para o cargo.
De modo geral, vagas que requerem um senso apurado de design e estética, por exemplo, podem necessitar de habilidades motoras e espaciais específicas. Dessa maneira, as avaliações ajudam os profissionais a observarem essas competências atentamente.
Além disso, elas oferecem suporte a outras técnicas que ajudam a comprovar as características descritas no currículo, como o teste palográfico.
Teste psicométrico de aptidão
Já o teste psicométrico de aptidão é uma ferramenta interessante de orientação vocacional. As técnicas aplicadas nesse método ajudam a identificar quais são as áreas que um indivíduo mais apresenta afinidade e interesse, conforme os seus traços de personalidade e valores.
Como utilizar o teste psicométrico?
Agora que você já conferiu o que é o teste psicométrico, os exemplos e as variações da técnica, nada melhor que saber o que fazer para colocá-lo em prática. Desde já, saiba que o recurso pode ser utilizado nos mais variados processos de seleção, independentemente do cargo e do modelo.
Etapas que são realizadas pela internet, por exemplo, podem contar com a aplicação desse tipo de teste por meio de uma plataforma digital, softwares específicos ou links de acesso. Isso também é válido para as fases do recrutamento que são presenciais.
No geral, elas duram entre 10 e 30 minutos e podem ser aplicadas nos estágios finais, próximos à seleção e contratação.
O mais importante é que o teste psicométrico seja aplicado por um psicólogo habilitado para realizar a técnica. Dessa maneira, a coleta de dados é realizada de modo eficaz e com todo o cuidado necessário.
Vale destacar também que os testes devem contar com características indispensáveis para serem realmente mensuráveis, como:
- apresentarem confiabilidade;
- contarem com protocolos de aplicação;
- terem validade no idioma e no país a serem aplicados;
- serem justos e proporcionais.
Como vimos, o teste psicométrico é mais uma das ferramentas que podem transformar a rotina do setor de Recursos Humanos de uma empresa e oferecer praticidade e qualidade nos processos. Por esse motivo, aplicá-lo no recrutamento e seleção pode ser uma excelente estratégia na identificação de candidatos alinhados às vagas.
Você já tinha ouvido falar do teste psicométrico? Aproveite a visita e conheça vários outros métodos que todo profissional da área deve saber com o nosso glossário do RH!