Para encontrar vendedores realmente bons, é necessário, como recrutador, se preparar para reconhecer as características mais essenciais nesse perfil, bem como saber quais testes para vendedor realmente fazem diferença em uma seleção.
Afinal, o setor de varejo é um dos que mais realizam contratações anualmente — o que não é para menos, pois estamos falando de um dos segmentos mais importantes para a economia nacional, responsável por 22,9% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2021.
Focando nesse tipo de contratação, nós selecionamos os que mais são efetivos, a fim de auxiliar você a selecionar candidatos e profissionais de excelência. Continue a leitura!
Por que aplicar teste para vendedor?
A verdade é que os testes comportamentais são essenciais para selecionar qualquer profissional. São esses exames que ajudam o recrutador a analisar o comportamento do candidato, bem como suas atitudes, e estudando se ele realmente é compatível com o perfil que está procurando, seja um recrutamento interno ou externo.
Sabemos que, atualmente, tão necessário quanto encontrar uma pessoa capacitada, é garantir que ela se encaixe e se identifique com a cultura organizacional da empresa, com seu propósito e valores, de modo que seu engajamento com os objetivos e metas aconteça de forma natural.
Os testes para vendedor se baseiam em teorias da Psicologia — por isso, devem ser aplicados exclusivamente por psicólogos formados — e são úteis para fazer uma análise objetiva das características pessoais de quem está tentando ingressar na organização.
Vale lembrar que nenhum é infalível, mas sua aplicação, combinada à análise do recrutador, torna-se mais confiável para uma tomada de decisão.
Quais são os testes para as vagas de vendas?
Mesmo não sendo da área de recrutamento, é fácil apontar competências ou habilidades básicas de um representante de vendas.
É importante que seja alguém comunicativo, por exemplo, que tenha facilidade para abordar o público e seja persuasivo, sendo apto a convencê-lo sobre a importância de prosseguir com a compra.
Para além disso, há atitudes e conhecimentos que podem e devem ser testados nas fases seletivas. Descubra quais nos próximos tópicos!
Teste não verbal de inteligência
Esse exame pode ser aplicado de maneira individual ou coletiva e serve para analisar os seguintes pontos:
- Raciocínio por analogia por meio da mudança de posição;
- Relação simples de identidade;
- Relação por analogia por meio de números, mudança de posição e espaço;
- Relação de identidade e analogias.
Como diversos outros testes, possui um tempo de aplicação (que tende a ser 30 minutos) e é aplicado com um caderno de perguntas e um cartão de respostas. Ele também é conhecido como G-36, criado pelo psicólogo Efraim Rojas Boccalandro.
Existe um modelo mais avançado e complexo, que não necessariamente é destinado a todas as vagas, cabendo ao profissional de RH identificar em quais oportunidades usá-lo. É o G-38, criado pelo mesmo psicólogo.
Teste de aptidão de escrita básica
Pode-se dizer que o português é a disciplina mais básica a um profissional. Ainda que não faça parte da área administrativa, eventualmente, ele vai precisar conhecer a matéria para se comunicar com pessoas da empresa por escrito, como o que acontece através de redes sociais de troca de mensagens instantâneas.
Nesse contexto, um português mal-falado ou escrito jamais é bem-visto. Se o cliente entra em contato com o negócio para saber mais informações sobre um produto ou serviço, e o vendedor apresentar erros de português durante a conversa, isso tem muito a dizer sobre a organização que o contratou — e que esta não estava atenta as habilidades que ele deveria ter.
Por isso, logo na seleção, vale a pena aplicar um teste que verifique sua escrita, capacidade de interpretação e coerência. Trata-se de um dos exames mais simples e tradicionais: uma redação. O tema pode ser livre ou ter alguma relação com as atividades que vai desempenhar caso seja aprovado, como “quais são as habilidades indispensáveis de um bom vendedor?”.
Teste de perfil comportamental
Para selecionar vendedores competentes, não pode faltar um teste de perfil. É esse exame que ajuda a rastrear profissionais que realmente se encaixem no que a empresa busca, apegando-se a características específicas, como habilidade de persuadir, de se comunicar bem, de interagir e de liderar.
Como selecionar vendedores?
Se for um negócio de varejo cuja principal fatia do capital humano é composta por representantes comerciais, é fundamental que a empresa invista em capacitação para a equipe de recrutamento e seleção.
Esses profissionais têm que ter uma visão mais apurada para identificar bons vendedores, afinal, são eles que apresentam a organização e seu produto/serviço para o público e precisam que o hunting seja eficiente.
Crie um perfil ideal
O primeiro passo desse processo é montar um perfil ideal, com as habilidades e as competências técnicas que formariam um profissional perfeito. Peça ajuda a um gestor de vendas para isso. Assim, na hora de recrutar, você vai conseguir ser mais eficaz na decisão.
Invista em um processo dinâmico
A jornada do candidato é importante. Lembre-se de que, enquanto o recrutador o avalia, o candidato também verifica se há identificação entre seus valores e os da empresa, sua cultura, bem como se o salário e benefícios oferecidos estão de acordo com o que ele almeja.
Assim, no processo seletivo, invista em fases dinâmicas, nas quais consiga vê-lo em ação e que permita aos candidatos ver, em detalhes, como é a postura da empresa.
Aplique testes
Os exames aqui mencionados servem para complementar a análise de quem recruta. Não são indispensáveis, mas não se pode negar sua importância para realizar uma boa seleção e tomar uma decisão consciente sobre quem deve ser escolhido para ocupar a vaga em questão.
Os vendedores fazem parte da linha de frente: eles são os responsáveis por apresentar e vender, apresentando os diferenciais do produto/serviço e influenciando o cliente a decidir em favor da empresa. Sem dúvida, não é uma tarefa fácil em um mercado no qual a concorrência é gigante.
Por isso, é essencial que esses profissionais sejam recrutados com inteligência, visto que é o seu trabalho que vai potencializar a lucratividade do negócio, bem como consolidar sua reputação positiva. O teste para vendedor é um meio de conseguir esse feito. Não abra mão deles em seus processos seletivos.
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