A atuação de líderes de alto desempenho é uma das bases de uma empresa de sucesso. Daí surge a importância de saber como identificar um perfil de liderança durante o processo de recrutamento e seleção (R&S), possibilitando uma contratação alinhada à sua cultura organizacional e aos objetivos do negócio.
Identificar uma liderança é um processo relativamente complexo. Isso porque um líder não precisa ser o profissional que tem o currículo mais atrativo ou que fala mais. Por isso, é fundamental conhecer quais são as características de um verdadeiro líder para um R&S assertivo.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos abordar como identificar um líder. Confira!
Qual o perfil de um líder?
A princípio, é preciso dizer que a liderança ideal deve estar de acordo com a cultura organizacional defendida pela empresa. De modo geral, o líder é responsável por integrar a equipe, ser flexível, estar aberto a ouvir as ideias de seus liderados, além de deixá-los confortáveis para contribuir com soluções e dar autonomia para que tomem decisões.
Entre as principais características do perfil de um líder, estão:
- comunica-se com eficiência;
- tem habilidade para solucionar problemas;
- capacita o seu time com autoridade;
- foca no desenvolvimento da equipe;
- apresenta inteligência emocional;
- prioriza o desenvolvimento pessoal;
- respeita a todos;
- encoraja o pensamento estratégico;
- comporta-se como um ouvinte ativo.
Há diferentes perfis de liderança, que podem ser mais liberais ou autoritários com a equipe. Saiba quais são os principais nas empresas:
- democrático: dá autonomia para que os membros da sua equipe possam tomar decisões;
- autoritário: centraliza as decisões e valoriza a obediência dos colaboradores;
- liberal: direciona ações em situações decisórias, mas dá liberdade para que a equipe finalize;
- coaching: tem uma liderança acolhedora e lidera a partir do exemplo, inspirando o seu time a partir de suas ações.
Como identificar lideranças no processo seletivo?
Os profissionais com perfil de liderança tendem a se destacar ao longo do processo seletivo, deixando claro que poderão fazer a diferença na empresa. Saiba quais são os comportamentos de um líder no R&S.
Apresenta alto engajamento nas dinâmicas
As dinâmicas aplicadas durante o R&S visam avaliar as competências técnicas e comportamentais do candidato. Normalmente, quem tem o perfil de liderança apresenta alto engajamento, desempenhando ações proativas para atingir melhores resultados frente aos outros profissionais.
Tem pensamento estratégico
Um bom líder não age por impulso, mas sim por estratégia, aumentando as chances de atingir a sua meta. Assim, candidatos com potencial de liderança têm pensamento estratégico, sempre trazendo soluções que funcionam a longo prazo.
É flexível
Em um imprevisto, o líder deve assumir o comando da situação e promover mudanças de comportamento para se adaptar e buscar os resultados estabelecidos. Pode ser considerado um bom líder aquele profissional que mantém a sua compostura em situações de adversidade e rapidamente se reorganiza para seguir o planejamento proposto a ele.
Dedica-se ao próprio trabalho
Ser líder não é apenas dar ordens, mas também colocar a mão na massa. Sendo assim, é um profissional que domina a sua área de atuação, atualiza-se frequentemente e busca aperfeiçoar as suas habilidades.
Como recrutar líderes?
A contratação de lideranças requer cuidados específicos. Comece definindo qual é a necessidade da empresa, a fim de entender as características que devem ser buscadas no R&S.
É imprescindível considerar o fit cultural da organização. Se você tem uma cultura organizacional flexível, é preciso buscar um líder mais democrático, que saiba delegar funções, em vez de uma figura autoritária.
Conheça o histórico do profissional, se já atuou em cargo de liderança e como foi a experiência dele nessa posição, ajuda a entender se ele poderá atuar na empresa. É recomendado, ainda, aplicar testes diversos que estimulem essa habilidade, para verificar como os candidatos se saem diante de desafios.
Saber como identificar perfil de liderança, pode alavancar o desempenho do seu time de colaboradores. Quanto mais alinhado o líder estiver à sua cultura organizacional, mais facilidade terá para se adaptar ao ambiente de trabalho e agregar os seus liderados, fator essencial para a construção de uma equipe com alto grau de sinergia.
Após o processo seletivo, a empresa também pode investir no treinamento de liderança para familiarizá-la com as peculiaridades da organização e da equipe que ela vai comandar, além de ajudar a potencializar as suas habilidades de comando.
Achou este post interessante? Assine a nossa newsletter agora mesmo e acompanhe mais conteúdos relevantes sobre R&S!