Entrevista por competência: saiba como contratar bons líderes

Entrevista por competência: saiba como contratar bons líderes

A avaliação aprofundada das habilidades é um fator imprescindível para identificar se o candidato tem o perfil ideal para a vaga disponível, sendo capaz de alcançar os níveis de produtividade esperados. Nesse cenário, a entrevista por competência é uma grande aliada dos recrutadores, visto que permite analisar os sucessos e insucessos do profissional ao longo de sua carreira.

Com a análise das competências dos candidatos, torna-se viável prever como eles poderão se comportar no cargo diante de determinadas circunstâncias e se estão alinhados com o ambiente de trabalho da empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos mostrar como você pode contratar bons líderes utilizando essa estratégia. Confira!

O que é entrevista por competência?

De modo muito simples, a seleção por competência é uma entrevista de emprego convencional, mas que realiza perguntas focadas nas vivências profissionais passadas pelo candidato. O objetivo é traçar um padrão comportamental da pessoa.

Dessa forma, os recrutadores e gestores poderão entender melhor como o profissional se comporta em situações que o tiram de sua zona de conforto, como enfrenta desafios e como lida com hierarquia e autoridade. Esse processo de recrutamento e seleção permite à companhia identificar os candidatos que podem se adaptar melhor ao ambiente de trabalho e quais apresentam o perfil comportamental apropriado para o cargo a ser exercido. 

O que analisar em uma entrevista por competência?

Uma competência pode ser definida como uma ação ou comportamento, que é composta por habilidade, conhecimento e atitude. O sucesso desse tipo de estratégia depende do alinhamento das competências avaliadas na entrevista com o perfil desejado para a vaga. Algumas das competências avaliadas nesse processo podem ser:

  • comunicação;
  • adaptação;
  • solução de conflito;
  • tomada de decisão;
  • criatividade e inovação;
  • delegação;
  • flexibilidade;
  • liderança;
  • capacidade de influenciar;
  • integridade;
  • resiliência;
  • foco no cliente;
  • trabalho em equipe.

Em se tratando da seleção de líderes, é necessário avaliar a capacidade de liderança, comunicação, influência, solução de conflitos, tomada de decisão, criatividade e inovação, flexibilidade e delegação dos candidatos. 

Como estruturar uma entrevista por competências?

Para colocar a estratégia em prática, é preciso fazer um planejamento que contribua para a orientação dos recrutadores ao longo da conversa com os candidatos. Saiba, agora, como estruturar a entrevista por competências.

Defina as competências necessárias para o cargo

Antes de qualquer coisa, há de se definir as competências desejadas para o cargo de líder. Para tanto, os recrutadores podem conversar com os demais gestores, observar as características dos líderes da empresa e considerar as habilidades que a área de atuação requer para alcançar as metas traçadas.

O mais indicado é definir cinco competências comportamentais e cinco competências técnicas. Assim, pode-se manter o foco na entrevista, explorando os pontos que são, de fato, importantes para vaga que o profissional vai ocupar.

Formule as perguntas por competência

O próximo passo é formular as perguntas que possibilitam a análise das competências definidas na etapa anterior, já que elas estimulam o candidato a expor suas experiências. O ideal é construir um roteiro que você não tem a obrigação de seguir à risca, mas deve servir de apoio para manter o ritmo da entrevista.

Para que o profissional se sinta mais estimulado a compartilhar o máximo possível com o entrevistador, o roteiro deve ter uma ordem cronológica, além de apresentar três perguntas para cada competência avaliada. Os enunciados das perguntas também devem induzir o candidato a abordar as suas experiências em empregos anteriores.

Faça a entrevista e avalie as respostas

O entrevistador tem que explorar o máximo possível as experiências relatadas pelo candidato. Partindo desse princípio, para que o processo seja produtivo e gere mais informações, peça para que o entrevistado conte detalhes sobre como resolveu uma situação ou as razões para ter tomado uma decisão, por exemplo.

Após a entrevista, é a hora de saber como avaliar competências. Faça anotações com os pontos positivos e negativos de cada competência avaliada, levando em consideração as experiências e os processos relatados. Por fim, basta comparar as entrevistas e a performance de todos os candidatos para entender qual está mais alinhado à função.

A partir da entrevista por competências, você tem um contato pessoal com o candidato e avalia o comportamento dele em diferentes situações. Com isso, tem mais facilidade para prever com o profissional poderá se portar no dia a dia de trabalho, se esse comportamento será vantajoso para os demais colaboradores e se trará benefícios reais para a organização.

Quer tornar os seus processos de recrutamento mais eficientes? Conheça os principais tipos de entrevista!

Fale o que você pensa!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal
Pop Up Image

Campanha A Catho resolve

X