Desde a candidatura à vaga até a contratação, é preciso pensar na experiência do candidato. Ela deve ser positiva desde o início para garantir que a reputação da marca seja mantida e o candidato sinta-se valorizado — mesmo que não seja o escolhido no processo seletivo.
Esse caminho que o candidato percorre é chamado de jornada, sendo fundamental para uma empresa que quer se tornar employer brand. Entenda como funciona a jornada do candidato e saiba qual a sua importância na empresa!
O que é a jornada do candidato
A jornada do candidato é todo o caminho que ele percorre desde a candidatura até a finalização do processo seletivo. Ele envolve diversas etapas que vão orientar a experiência desse candidato com a empresa.
Por isso, é importante determinar um processo de seleção e recrutamento voltado para a experiência do candidato, não só da empresa. Nesse sentido, pensar nas estratégias de recrutamento e de seleção de uma forma humanizada pode contribuir para melhorar a experiência de todos os envolvidos.
A importância da jornada do candidato
A jornada do candidato, então, é importante para tornar a experiência positiva. Afinal, o processo seletivo já pode ser bem estressante e desgastante para o candidato, e pensar na jornada é fundamental para tornar esse momento mais leve.
Não só para o candidato, mas para a empresa, a jornada é importante. Isso porque pensar em estratégias para esse caminho percorrido por quem está participando do processo seletivo ajuda a otimizar o tempo, economizar dinheiro e reduzir burocracia, além de contribuir para uma escolha mais acertada.
Etapas da jornada do candidato
Você pode estar se perguntando como funciona a jornada do candidato na prática, de que forma aplicá-la na rotina do setor de RH e as maneiras de tornar mais leve um processo já complexo para o candidato.
Bom, não é coisa de outro mundo! A jornada do candidato é dividida em etapas que devem ser pensadas conforme o posicionamento da empresa e os objetivos dela.
Dessa maneira, não existe uma jornada definida, mas é possível seguir algumas etapas para otimizar o processo de recrutamento e seleção. Confira!
Consideração
Vamos pensar na jornada do candidato como um funil. No topo desse funil, temos as pessoas que aspiram a uma vaga na empresa. Ou seja, é a etapa de consideração, reconhecimento de marca. Essa etapa deve ser trabalhada junto ao setor de Marketing, já que é por meio de estratégias como produção de conteúdo e campanhas, que a empresa se tornará um local no qual as pessoas desejam trabalhar.
Assim, os candidatos consideram trabalhar na sua empresa pela reputação dela no mercado. Essa é uma etapa na qual chegarão muitos candidatos. Ou seja, não é uma etapa tão refinada e exige muita análise para triar os candidatos que se encaixam no perfil da empresa.
Candidatura
Aqui, é a fase em que você vai atrair pessoas mais direcionadas a vaga aberta. É preciso pensar em todas as etapas da candidatura, como em qual plataforma será realizada a candidatura e onde será divulgada. Aqui, é fundamental definir quais os testes e as provas que deverão ser realizados.
Lembre-se de que o objetivo dessa etapa é afunilar a quantidade de candidatos, portanto, os testes devem validar o tipo de vaga.
Triagem inicial
Agora é hora de estreitar o processo de seleção e recrutamento. Os candidatos que enviaram currículos e realizaram os testes necessários devem ser avaliados conforme as hard skills necessárias para a vaga e o fit cultural da empresa. É uma etapa que exige atenção e dedicação para que os talentos não se percam no caminho.
Entrevistas
Selecionou os candidatos que se encaixam na vaga? É hora de iniciar a etapa de entrevistas. Algumas empresas optam por dividir essa parte em etapas menores, como ter várias entrevistas em um só processo seletivo. Por exemplo, a entrevista com o RH, a entrevista com o gestor e, finalmente, a entrevista com o diretor.
Em alguns casos, essas etapas fazem sentido, mas, dividir em subetapas pode ser um processo ainda mais desgastante para o candidato. Portanto, é preciso entender a realidade da empresa e verificar se a vaga realmente exige essas subetapas.
As entrevistas podem acontecer online, de maneira remota, mas é preciso pensar em um roteiro e ter todas as ferramentas para a realização delas sem prejudicar o processo de seleção e recrutamento. Assim, uma entrevista semiestruturada vai ajudar a tornar o processo mais justo.
Oferta de emprego
O candidato foi selecionado? Agora é hora de montar a proposta, a oferta de emprego. Essa etapa inicia desde a divulgação da vaga, pois é preciso estar inserido no quadro de funcionários da empresa.
Nessa etapa, a proposta deve ser realizada formalmente. A empresa pode optar por uma plataforma e realizá-la de forma presencial ou remota. Assim, o candidato receberá a proposta salarial e os benefícios e analisará se aceita ou não.
Feedback
No caso da vaga ser preenchida ou encerrada, o feedback é indispensável, pois ter um processo de retorno humanizado e capaz de acolher os candidatos que não conseguiram avançar nas etapas é fundamental.
Contratação e integração
Para finalizar a jornada, a contratação e a integração devem ser contempladas e planejadas. Não adianta apenas realizar a contratação e não ter um projeto de integração com o restante da empresa. Assim, o processo de onboarding de colaboradores pode ser determinante para uma experiência positiva do novo colaborador na empresa e seu crescimento ali.
Vantagens de uma boa jornada do candidato
Os responsáveis pelo recrutamento e seleção devem dominar a jornada do candidato, do início ao fim. Ter esse domínio traz diversas vantagens:
- retenção de talentos;
- redução no turnover;
- satisfação e realização dos colaboradores;
- manutenção da reputação da empresa enquanto marca empregadora.
Então, a sua empresa já tem uma jornada do candidato definida? Essa é uma das principais tendências da área de RH, sendo fundamental para a rotina da empresa e para a reputação dela perante o mercado e os candidatos.
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