Recrutamento estratégico: saiba quais os tipos e como implementar

Recrutamento estratégico: saiba quais os tipos e como implementar

Recrutamento estratégico é um modelo de contratação que otimiza o trabalho do RH.

O mundo corporativo está em constante transformação. Com isso, não há mais lugar para processos de recrutamento e contratação longos e burocráticos. Afinal, uma seleção demorada e muito rígida pode afastar bons profissionais que buscam empresas mais dinâmicas.

Assim, é preciso criar estratégias para identificar, atrair e selecionar colaboradores de alto potencial para a empresa e, para isso, os recrutadores devem se manter atualizados sobre as tendências em Recursos Humanos (RH) e sobre as metodologias em alta.

Entre as formas de seleção de candidatos, temos o recrutamento estratégico. Por meio desse modelo, é possível selecionar e contratar profissionais motivados que se encaixam melhor na cultura da organização.

Quer aprender como implementar esse formato? Continue a leitura!

O que é recrutamento estratégico?

Recrutamento estratégico é um modelo de contratação em que há o alinhamento entre as ações do processo e os objetivos da empresa. Assim, trata-se de uma forma de otimizar o trabalho do RH, minimizando os erros das contratações e contribuindo para a formação de uma equipe mais alinhada à cultura organizacional.

Desse modo, o objetivo do recrutamento estratégico é melhorar o desempenho da empresa, pois, com a análise estratégica dos currículos, é possível encontrar candidatos mais alinhados com as necessidades da organização.

Na busca, esse modelo também leva em consideração a visão, os objetivos e as demandas futuras da empresa. Por isso, com ele, o setor de RH consegue trabalhar com etapas de onboarding (apresentação) mais rápidas.

Como funciona?

O recrutamento estratégico não diz respeito apenas à divulgação de vagas. Trata-se de uma metodologia moderna que cria um conjunto de ações que personalizam cada processo seletivo.

Por isso, esse formato considera aspectos bastante variados que vão além das informações básicas de um currículo. Podemos citar, por exemplo, soft skills, comportamento ao desempenhar atividades em equipe, o tipo de cultura com que o candidato se identifica, etc.

Afinal, é por meio dessas informações e das particularidades da empresa que a contratação se torna mais eficiente e certeira. O alvo do recrutamento estratégico é garantir que a organização tenha uma equipe de trabalho qualificada a atender a suas estratégias e objetivos de longo prazo. Para isso, ele é dotado de algumas características. Veja:

  • planejamento cuidadoso: a empresa identifica quais serão suas necessidades futuras para planejar as etapas de recrutamento conforme a estratégia do negócio;
  • atração proativa: feita por meio da criação de um banco de talentos, iniciativas de networking, participação em eventos e feiras de carreira, parcerias com instituições de ensino, programas de estágio, entre outras iniciativas para atrair profissionais;
  • foco na qualidade: busca de talentos alinhados à cultura organizacional e aos valores e objetivos da empresa, priorizando a qualidade dos candidatos, em vez da quantidade;
  • desenvolvimento de talentos: o foco não está apenas em atrair talentos externos, mas também em investir no desenvolvimento dos talentos internos, por meio da promoção e progressão da carreira;
  • alinhamento com a estratégia da empresa: a satisfação dos candidatos com a cultura da empresa favorece sua integração e adaptação ao ambiente de trabalho;
  • uso de indicadores: acompanhar o desempenho permite avaliar a eficiência e a eficácia do processo, realizando ajustes quando necessário.

Como realizar o recrutamento estratégico?

Na hora de implementar esse modelo, é fundamental ter atenção a alguns pontos essenciais ao processo. Afinal, a metodologia precisa ser inteligente e efetiva. Veja, a seguir, algumas dicas para colocar o recrutamento estratégico em prática.

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Identifique as necessidades da empresa

Para ter sucesso no recrutamento estratégico, é fundamental analisar os pontos fracos e fortes da empresa. Somente assim será possível alinhar as ações aos objetivos empresariais. A partir da identificação das necessidades da organização, o setor de RH conseguirá definir pontualmente as estratégias necessárias, como especificar melhor os critérios de cada vaga, aplicar mais testes, aprimorar as entrevistas, etc.

Planeje seu processo de seleção

Implementar processos eficientes é fundamental para acertar na escolha dos candidatos. É durante o planejamento do processo de seleção que são determinadas as melhores estratégias para o preenchimento da vaga.

É nessa etapa que o RH vai analisar a urgência da contratação, os critérios para a escolha do candidato ideal, a necessidade de realizar testes específicos e outras decisões indispensáveis para atrair e selecionar os melhores talentos.

Lembre-se de que um planejamento e um roteiro bem-feitos são essenciais para concluir cada etapa com excelência. Para isso, uma dica é mapear, desenhar e concluir cada fase cuidadosamente. Assim, é possível especificar melhor os perfis para cada vaga de modo a atender às demandas da empresa e, ainda, otimizar as metodologias usadas na etapa onboarding.

Invista no uso de tecnologias

A tecnologia está presente em todos os setores da sociedade. Com o crescimento do mundo virtual, as empresas precisaram adaptar seus processos de seleção, incluindo fases digitais no recrutamento estratégico.

Além disso, o uso de tecnologias avançadas e ferramentas de gestão possibilita melhorar o desempenho do processo. Por isso, é fundamental se manter atualizado sobre as tecnologias que podem facilitar o trabalho de recrutamento e seleção. Confira algumas a seguir.

Plataformas de recrutamento

As plataformas são ferramentas que permitem o uso de filtros avançados, como região, salário e experiência. As melhores plataformas utilizam inteligência artificial durante o processo, indicando os candidatos mais compatíveis com a vaga que você criou. Além disso, é possível disponibilizar testes diversos durante a seleção, como de inglês, lógica, Excel, e interpretação de texto.

Com isso, pode-se personalizar a busca, adotando critérios de seleção para encontrar os candidatos ideais. Como a ferramenta realiza o cruzamento de dados, a equipe de recrutamento consegue selecionar os profissionais cujas perspectivas se alinhem às necessidades da empresa. Ou seja, o uso de uma plataforma de recrutamento otimiza o processo, tornando a seleção mais rápida, prática e dinâmica.

Software de gestão

Embora a atração de talentos seja muito importante para o setor de RH, é preciso não deixar de lado os colaboradores que já fazem parte da empresa. Para cuidar da equipe interna, é fundamental avaliar como as pessoas se sentem em relação à organização.

Um sistema de gerenciamento de pessoas contribui para essa tarefa, pois é capaz de realizar avaliação de desempenho, fazer testes de perfil, pesquisar como está o clima organizacional, entre outras coisas.

Gestão de dados e indicadores

A utilização de dados e indicadores de RH contribui para avaliar os resultados e determinar os pontos de melhoria. A tecnologia é uma grande aliada na hora de acompanhar o desempenho dos setores, potencializando os resultados e aumentando a competividade da organização. Entre os indicadores mais importantes para o recrutamento estratégico, temos:

  • capacidade de atração e retenção de profissionais;
  • desenvolvimento pessoal dos colaboradores;
  • contabilização dos custos envolvidos nos processos do RH;
  • análise da eficácia e da produtividade.

A busca por profissionais qualificados não é uma tarefa simples de realizar. Portanto, se a organização precisa melhorar seus processos de seleção e ser mais ágil e dinâmica, deve investir no recrutamento estratégico. Assim, será capaz de atrair os talentos de modo mais certeiro, garantindo o desenvolvimento da equipe e contribuindo para que os colaboradores alcancem melhores resultados.

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