O que é recrutamento preditivo? Saiba como usar essa estratégia em R&S

O que é recrutamento preditivo? Saiba como usar essa estratégia em R&S

Selecionar os melhores currículos e profissionais em meio a tantos documentos recebidos em um recrutamento pode ser uma tarefa bem difícil. Principalmente com a quantidade de profissionais buscando uma vaga no mercado.

Ainda mais difícil pode ser a tarefa de contratar o profissional certo para o que a empresa está buscando. Por isso, o recrutamento preditivo tornou-se fundamental para os profissionais de RH. Conheça mais sobre esse termo e como ele deve ser aplicado no Recrutamento e Seleção.

O que é recrutamento preditivo?

O recrutamento preditivo é um modelo de recrutamento que analisa os dados coletados de forma inteligente e direcionada para encontrar o candidato perfeito para a empresa, considerando fit cultural, perfil profissional e competências.

Com o grande volume de dados recebidos pelos responsáveis pelo recrutamento durante uma seleção, ter uma análise de dados é fundamental para uma contratação mais otimizada.

O recrutamento preditivo é capaz de analisar o perfil do profissional, entendendo os pontos fortes e fracos, além de desenhar como esse profissional se comportará na empresa de acordo com pesquisas, questionários e coleta de dados.

Quais são os benefícios do recrutamento preditivo?

O recrutamento preditivo traz diversos benefícios além da otimização do tempo do profissional de RH que está responsável por selecionar os currículos recebidos. Conheça algumas delas.

Contratação estratégica

A primeira vantagem é uma contratação estratégica. A contratação estratégica diz respeito a escolher o profissional certo para a vaga certa no momento certo. Isso só é possível, no meio de tantos currículos recebidos, com o recrutamento preditivo.

Maior retenção de talentos

Ao contratar um profissional que se encaixe no fit cultural da empresa e que seja qualificado para o cargo, a probabilidade de turn over é bem menor. Então, a empresa estará investindo na retenção de talentos.

Automatização de processos

Processos automatizados geram economia de tempo e de dinheiro. E quem não quer isso para a empresa? Os profissionais de RH são muito importantes para a gestão da empresa e para os resultados do negócio e, sem processos automatizados, eles ficam reféns de uma única atividade: a seleção de currículos.

Banco de dados

Outra vantagem é ter um banco de dados robusto que pode ser usado para futuras seleções, criando uma cultura de atração de talentos mais otimizada.

Clima organizacional positivo

Ao contratar um profissional que se encaixe perfeitamente com os objetivos e valores da empresa e da vaga, é possível que ele esteja em sintonia com a equipe, contribuindo para uma melhora no clima organizacional.

Como usar o recrutamento preditivo?

Mas como inserir o recrutamento preditivo na rotina do R&S? Bom, alguns passos precisam ser dados. Confira:

  • contratar uma plataforma de R&S;
  • realizar entrevistas dinâmicas e especializadas;
  • trabalhar o posicionamento da empresa como uma empresa que os profissionais desejam estar;
  • inserir feedbacks na rotina dos profissionais;
  • investir em cultura organizacional.

Dessa maneira, o recrutamento preditivo pode ser o que faltava para uma melhora nos processos de seleção da empresa, contribuindo para um RH mais estratégico e menos operacional, otimizando as contratações.

Quer receber em primeira mão mais novidades, dicas e conteúdos sobre RH? Assine a nossa newsletter!

Fale o que você pensa!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal
Pop Up Image

Campanha A Catho resolve

X