Diversos processos fazem parte do planejamento e organização da área de Recursos Humanos, com o objetivo de obter um bom funcionamento do setor. Uma das formas que podem ser utilizadas para que se tenha entrosamento nas atividades é o organograma de RH.
Essa ferramenta é uma peça fundamental para a gestão de colaboradores, pois define os cargos e estabelece a hierarquia adotada no negócio.
Você quer saber o que é organograma no RH, como funciona e como fazer de maneira correta? Então, continue a leitura!
O que é organograma?
O organograma de RH, também conhecido como gráficos hierárquicos, é uma forma de representar graficamente a estrutura organizacional de uma organização ou de uma área. Ou seja, ele é utilizado para detalhar como o negócio se estrutura internamente em relação aos departamentos e níveis hierárquicos.
Um organograma pode ser criado utilizando caixas, em que cada uma contém os cargos existentes na corporação, como Presidente, CEO, diretores, gerentes, auxiliares, estagiários, entre outros. Essas caixas são conectadas por linhas e organizadas de forma que represente as hierarquias.
O objetivo dessa ferramenta é organizar o ambiente corporativo, entender como cada um dos colaboradores estão distribuídos, além de definir a quem os demais níveis devem se reportar e se comunicar.
Por que o organograma é importante?
O organograma é uma ferramenta fundamental para toda organização, pois possibilita que o gestor de RH identifique com precisão a estrutura hierárquica da empresa. Além disso, ele pode ser usado como base para o desenvolvimento de planos de sucessão, abertura de novas vagas, criação de novos cargos e outras demandas relacionadas à gestão de pessoas.
O organograma também é importante na criação de um plano de carreira e na comunicação entre os colaboradores, já que ele mostra qual é o caminho necessário para conquistar um determinado cargo dentro da hierarquia.
Além de ser uma ferramenta para organizar os colaboradores, o organograma funciona como uma espécie de motivação no trabalho. Isso porque ele faz com que os trabalhadores possam almejar posições mais altas dentro de sua área e, por isso, acabam se dedicando cada vez mais.
No entanto, para o organograma ser considerado uma solução para a organização, é preciso que ele seja desenvolvido de forma objetiva, de acordo com a estrutura organizacional. Isso significa que o tipo do organograma escolhido deve estar de acordo com as particularidades da empresa, representando a sua estrutura de gestão.
Quais são os tipos de organograma?
De modo geral, existem vários tipos de organogramas, que refletem o tipo de gestão que uma empresa adota. Entretanto, há três modelos que se sobressaem por conta da sua popularidade e da sua capacidade de se adequar à grande parte das organizações. Confira quais são eles!
Modelo vertical
É o tipo mais clássico de organograma e, certamente, aquele que vem à cabeça quando a palavra é citada. Os posicionamentos mostram o nível hierárquico em uma rede de responsabilidades expressadas de forma mais rígida. Neste modelo, a diretoria fica na parte superior, os níveis abaixo dela são distribuídos em blocos de áreas e subdivididos entre setores e cargos.
A responsabilidade e a autonomia são definidas de acordo com a posição em que o profissional ocupa na pirâmide estrutural.
Modelo funcional
Este tipo é bastante similar ao modelo vertical. Contudo, a prioridade está nas funções e não nos cargos. Desse modo, apresentam-se as relações operacionais dentro da organização ou dos setores conforme os colaboradores recebem as demandas a serem realizadas.
Modelo circular
Este tipo de organograma é uma opção para organizações que apresentam uma gestão mais flexível a respeito da hierarquia. Mesmo que ele adote a lógica de matriz de responsabilidades, ela é apresentada de maneira suave, dando destaque ao trabalho em equipe e a proximidade dos setores.
Nesse formato, a diretoria permanece ao centro e as demais áreas se expandem para as bordas do círculo. Esse tipo segue um modelo mais moderno de gestão, caracterizado por uma horizontalidade mais acentuada.
Como fazer um organograma?
Agora que já sabe o que é um organograma e quais são os seus tipos, chegou a hora de entender como elaborá-lo. Confira, abaixo, um passo a passo de como organizá-lo conforme a estrutural organizacional de RH!
Entenda bem o funcionamento da empresa
O primeiro passo para fazer um organograma é entender o funcionamento da empresa e a disposição das funções. Essa ferramenta é responsável por melhorar o gerenciamento de pessoas e processos e deve considerar a situação atual da corporação.
Ao se basear no modelo de gestão já implantado, fica mais simples entender como cada um deve atuar. A partir dessa interpretação, será possível fazer os ajustes necessários.
Selecione o modelo adequado
Com o conhecimento detalhado sobre as características de gestão da empresa e os modelos de organograma, é necessário escolher aquele que mais se encaixa com a realidade da organização.
Escolha entre um organograma resumido ou detalhado
As duas alternativas contam com prós e contras. Enquanto um organograma mais resumido é de fácil entendimento, uma opção mais detalhada pode apresentar resultados eficientes com outras ações. É importante considerar o perfil do setor e os profissionais que fazem parte dele.
Utilize a ferramenta certa
Existem diversas ferramentas para elaborar o organograma. Para fazer a melhor escolha, é importante considerar a disposição delas. Seja no papel, seja pelo computador, que oferece templates prontos, ou softwares específicos, o importante é torná-lo acessível ao seu público.
Apresente aos colaboradores
Criar um organograma e mantê-lo na gaveta não terá utilidade. Para isso, reúna os funcionários, apresente a organização estrutural e, caso surjam dúvidas sobre o assunto, aproveite para saná-las.
Onde fica o RH no organograma?
O setor de Recursos Humanos tem papel fundamental na criação do organograma geral da empresa e naquele que é específico da área. Isso porque dificilmente outro setor conseguirá diferenciar com propriedade as responsabilidades de cada um.
Dessa maneira, o setor de RH é responsável por fazer com que a organização não se afaste daquilo que foi determinado no planejamento estratégico.
Agora que você já sabe o que é organograma de RH, saiba que essa ferramenta é fundamental para o desempenho estratégico de qualquer empresa. Portanto, não deixe de elaborá-la para organizar o ambiente corporativo!
Gostou do post e quer complementar a sua leitura? Então, conheça as 5 principais atividades do departamento de Recursos Humanos!