marketing digital no rh

Como utilizar o marketing digital no RH

Por muito tempo, a estrutura das organizações era bastante dividida e isolada, não é mesmo? Cada área atuava de modo individual e separado. Hoje, a realidade não é mais a mesma, e as diversas áreas de uma empresa são mais integradas. Um exemplo disso é a aplicação de estratégias e técnicas de marketing digital no RH.

O marketing digital ganhou força em diversos setores, e o RH pode fazer um uso inteligente das estratégias da área para aumentar a relevância da marca empregadora, melhorar o relacionamento com o público interno e aperfeiçoar os processos de recrutamento e seleção, por exemplo.

Mas como isso pode ser feito na prática? Quais são as estratégias de marketing digital que podem ser aplicadas no RH? O que acha de esclarecer todas as dúvidas e potencializar ainda mais a comunicação do setor com os colaboradores da sua empresa? Continue a leitura deste artigo e aprenda com a gente.

Qual é a relação entre RH e marketing digital?

Um dos objetivos da equipe de Recursos Humanos é conectar e aproximar a empresa do seu quadro de funcionários, certo? Isso pode ser feito identificando maneiras de criar um ambiente de trabalho agradável e fortalecer a cultura da companhia entre os colaboradores. Então, por que não utilizar as técnicas e estratégias já consideradas eficientes para fazer um trabalho ainda melhor?

Para começar, entenda que é estratégico aplicar alguns conceitos do marketing digital no RH. O setor pode se aproximar ainda mais do seu público-alvo, tanto interno quanto externo, a partir de técnicas e planos de ação que tornem a comunicação ainda mais eficiente. Processos como inbound recruiting ou mesmo a atração de profissionais que estão no mercado podem ser ainda mais precisos com as ações certas.

O funil de recrutamento da companhia pode começar por meio das plataformas digitais, explorando o potencial desses canais para atrair mais interessados e, assim, conseguir fazer um processo seletivo amplo e completo. O marketing digital também pode ser usado internamente, para aprimorar a comunicação com os colaboradores. Ou seja, existem vários recursos que são aplicáveis à área de Recursos Humanos.

Quais são as estratégias de marketing digital no RH?

Agora, na prática, como funciona a aplicação do marketing digital no setor de Recursos Humanos? Separamos algumas estratégias que podem ser úteis para a sua empresa, confira!

Atualização do site institucional

Por mais que existam outras plataformas muito utilizadas, os sites institucionais ainda não muito importantes para as empresas. É uma forma de se posicionar oficialmente sobre diferentes assuntos: cultura, projetos, soluções e tudo o que for relevante sobre a organização. Além disso, é um canal para se comunicar com candidatos.

O marketing digital entra nessa etapa oferecendo uma experiência positiva para o visitante da página. Afinal, é como um cartão de visita, e não oferecer uma boa usabilidade ou navegação pode gerar uma percepção negativa. Já imaginou contratar profissionais para a área de Tecnologia ou Marketing, mas apresentar um site que não entrega uma experiência satisfatória ao usuário? Isso pode afastar talentos.

Produção de e-mails com conteúdo relevante

Um dos grandes benefícios do e-mail é o contato mais próximo com o destinatário. Seja segmentando em grupos, seja enviando individualmente, o e-mail é um excelente veículo para estimular o relacionamento entre os colaboradores e a empresa. A ideia é reduzir os ruídos na comunicação e criar uma relação ainda mais transparente.

O e-mail pode ser usado para fazer comunicados específicos sobre treinamentos internos, eventos, atualizações cadastrais, entre outras possibilidades. Ainda, as mensagens podem ser úteis para reforçar a cultura e as boas práticas dentro da empresa.

A comunicação se torna mais direta, e o colaborador é impactado de maneira individual, o que contribui para que entenda a mensagem com mais clareza.

Gestão das redes sociais

As redes sociais para RH são muito importantes, além de essas mídias serem essenciais para a comunicação externa. Afinal, os colaboradores passam muitas horas dentro dessas plataformas, certo?

Se eles estão ali, comunicando-se com outras pessoas e empresas, por que não fortalecer a presença da sua organização e estender a interação com os funcionários para esses canais? Mais do que isso, as redes sociais são um exemplo de aplicação do marketing digital no RH com o propósito de atrair candidatos.

É possível mostrar a rotina da companhia, apresentar os benefícios de trabalhar na organização ou até mesmo anunciar vagas. Essas são apenas algumas das ações que você pode colocar em prática nas redes sociais para gerar uma interação com quem já é ou pode vir a ser um funcionário da empresa.

Presença da cultura da empresa nas comunicações

Mesmo que de maneira indireta, todas as comunicações podem levar mensagens e valores da cultura que a companhia deseja implementar no ambiente de trabalho.

Mas esse é um trabalho que exige muito estudo e planejamento. E o marketing digital pode ajudar o RH com o desafio, auxiliando na criação de uma comunicação mais padronizada, humana e assertiva. Tudo isso é bem importante para aumentar o engajamento com profissionais e públicos interessados.

Quando a mensagem é transmitida com eficiência, a tendência é que se torne muito mais fácil de aplicar no dia a dia. Seja com um comunicado para os funcionários, seja com uma postagem nas redes sociais da empresa, a cultura e os valores aparecem para estimular ainda mais a conscientização de todos os integrantes da companhia.

O marketing digital no RH tem uma participação fundamental nos negócios, especialmente quando pensamos na interação e na aproximação entre empresa e os funcionários. A integração das áreas se dá por vínculos mais naturais. Quando as mensagens são bem pensadas, todo comunicado pode ser uma forma eficiente de fortalecer a cultura organizacional e engajar os colaboradores.

O que achou das dicas de aplicação do marketing digital no RH? Podem ser úteis para as rotinas da sua empresa, certo? E se quiser ficar por dentro de outros conteúdos relevantes para o setor de Recursos Humanos, não perca tempo: preencha o formulário abaixo para assinar a nossa newsletter e receber atualizações direto no seu e-mail!

Guia para contratação diversa nas empresas

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.