Proporcionar uma boa experiência aos seus funcionários deixou de ser um diferencial e se tornou um requisito indispensável para as empresas que desejam atrair e manter os melhores talentos do mercado. Nesse cenário, construir uma jornada do colaborador eficiente é fundamental para engajar os profissionais, desde o primeiro contato.
A jornada do colaborador é uma estratégia que prioriza a employee experience (experiência do colaborador). Ela dissemina a cultura organizacional, começando da etapa da atração até o crescimento dos funcionários no ambiente de trabalho.
Quer melhorar os resultados desse processo? Neste post, vamos mostrar qual a importância e como estruturar a jornada do colaborador. Confira!
O que é jornada do colaborador?
A jornada do colaborador é definida como um conjunto de ações que são realizadas pela empresa e que estão devidamente alinhadas com os objetivos e propósito do negócio, pelas quais os colaboradores passam no decorrer de sua vivência na organização. Isso inclui desde a candidatura para processos seletivos até o desenvolvimento do profissional dentro da companhia.
Trata-se de uma estratégia de gestão que impacta diretamente a produtividade das equipes e os resultados da empresa. A iniciativa tem como finalidade aumentar o engajamento dos funcionários, o que pode acontecer de diferentes formas, como por mudanças de comportamento ou cultura, integração entre os times e retenção de talentos.
O planejamento e a execução adequados desse processo pelo departamento de Recursos Humanos (RH) é imprescindível para que gere benefícios reais para o negócio. A jornada do colaborador exige que os responsáveis conheçam a fundo as metas estratégicas da empresa, estejam a par do seu crescimento e pretensões de mercado.
Qual a importância da gestão focada na experiência do colaborador?
Manter os funcionários engajados é um dos maiores desafios do RH. Essa missão se torna mais fácil quando a preocupação começa desde o primeiro contato do profissional com a empresa, logo no processo de recrutamento e seleção.
Diante disso, a jornada do colaborador ajuda a impulsionar a produtividade das equipes e garantir a alta performance dos negócios. Afinal, a estratégia utiliza ações que não só atraem os talentos, mas também, colaboram para bem-estar, boa relação com os colegas, lifelong learning (aprendizado ao longo da vida), desenvolvimento pessoal e profissional.
Atrai os melhores talentos do mercado
Ao oferecer uma experiência positiva para os profissionais, a empresa melhora a reputação e ganha visibilidade no mercado. Isso porque os colaboradores tendem a fazer marketing espontâneo e positivo sobre a sua vivência na organização — fator que ajuda a atrair os melhores talentos.
Valoriza a marca empregadora
A boa reputação da empresa fortalece o employer branding (marca empregadora), uma vez que a valorização dos profissionais é a base desse conceito. Tudo isso resulta em um diferencial competitivo.
Melhora o clima organizacional
A partir da jornada do colaborador, é possível aproximar o funcionário ainda mais da empresa, construindo um laço forte entre ambos. Ao notar que a organização se esforça para valorizá-los, os colaboradores se sentem mais satisfeitos, melhoram a convivência com os colegas e o clima organizacional.
Eleva a produtividade
Uma das principais vantagens do investimento na experiência do colaborador é o aumento da produtividade dos profissionais, das equipes e da empresa como um todo. De acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia, dos Estados Unidos, colaboradores satisfeitos e felizes rendem até 31% a mais do que aqueles que estão insatisfeitos.
Retém talentos
Levando em consideração que as pessoas passam a maior parte do seu dia em seu ambiente de trabalho, é normal que busquem estar em uma empresa com um clima organizacional agradável, que as valorize e ofereça oportunidades de crescimento profissional. Com a jornada do colaborador, a companhia aumenta a qualidade de vida dos seus funcionários por meio de um ambiente positivo e empático.
Quais são as etapas da jornada do colaborador?
Para ser eficiente, a jornada do colaborador deve ser abrangente, o que significa ter ações focadas em todos os processos pelos quais o profissional passa dentro da empresa. Por isso, o processo é composto por sete etapas. Saiba quais são elas.
1. Atração
Essa é uma das etapas fundamentais para toda a companhia que almeja formar um time de alta performance, com colaboradores alinhados e engajados. A atração de talentos requer ações, como:
- dar voz à marca e divulgar com clareza seus valores, forma de atuação e objetivos;
- promover cultura organizacional baseada em diversidade e inclusão;
- criar plano de carreira que ofereça oportunidades reais de crescimento;
- ressaltar os diferenciais da empresa;
- mostrar os benefícios oferecidos, além dos determinados por lei.
2. Contratação
É quando a empresa verifica se o candidato à vaga tem as qualidades necessárias para o cargo. Aqui, o RH deve:
- ter objetividade e definir com clareza os requisitos da vaga;
- esclarecer quais as habilidades solicitadas;
- utilizar canais para divulgar as vagas para profissionais que já admiram a empresa;
- adotar ferramentas tecnológicas que otimizem as etapas de recrutamento e seleção;
- considerar o perfil comportamental do candidato para a contratação.
3. Onboarding
No onboarding, é feita a integração do novo contratado, o que facilita o processo de treinamento e o aproxima da empresa. Veja as iniciativas:
- apresentar a empresa e entregar o kit de boas-vindas;
- informar sobre história e cultura da organização;
- apresentar missão, visão, valores e estrutura organizacional;
- detalhar como a função a ser exercida;
- explicar como será a avaliação de desempenho.
4. Engajamento
O ambiente de trabalho impacta diretamente o engajamento do colaborador. Para fazer isso, deve:
- ter lideranças inspiradoras;
- despertar sentimento de propósito;
- gerar oportunidades de crescimento;
- reconhecer bons resultados;
- estabelecer cultura focada em pessoas;
- possibilitar aprimoramento profissional;
- abrir espaço para diálogo.
5. Treinamento
Quanto mais capacitados os colaboradores estiverem, mais eficientes serão na execução de suas tarefas. É preciso oferecer treinamentos periodicamente, o que pode ser feito por setor ou estratégia, contemplando um colaborador que, posteriormente, deverá compartilhar os seus conhecimentos. É importante:
- deixar claros os objetivos do treinamento;
- escolher bem as metodologias;
- contar com o auxílio de parceiros especializados;
- esclarecer as etapas do treinamento;
- incentivar testes de acordo com o andamento do treinamento.
6. Performance
Mensurar a performance dos colaboradores é essencial para verificar se a jornada do colaborador é bem-sucedida. A partir disso, pode-se definir estratégias para melhorar os níveis de engajamento e produtividade continuamente, e ajudar no desenvolvimento de novas habilidades dos profissionais.
7. Crescimento
Consiste em investir no crescimento profissional dos talentos, o que traz diferenciais competitivos para a empresa. A etapa também demonstra que o colaborador é valorizado, questão que se reflete no aumento da retenção de talentos e na conquista de melhores resultados.
Como estruturar uma jornada de sucesso?
O planejamento da jornada do colaborador é primordial para que as suas etapas sejam bem aplicadas e atinjam a sua finalidade. O processo deve ser construído a partir de uma visão humanizada, que valorize os funcionários enquanto profissionais e seres humanos.
Tenha empatia
É necessário enxergar as pessoas com empatia, o que significa que as lideranças devem se colocar no lugar do outros, sem julgamentos. Desse modo, torna-se mais fácil identificar emoções, necessidades e urgências dos seus colaboradores.
Crie uma persona
Após identificar as características e necessidades dos profissionais, é recomendado construir um mapa com essas demandas. Use esse mapeamento para criar o perfil do colaborador que melhor representa os seus funcionários, indispensável para orientar as ações de cada etapa da experiência dos colaboradores.
Desenhe a jornada do colaborador
A construção da jornada do colaborador começa com o estudo de todas as etapas que ele passa ao entrar na organização. Faça o alinhamento dos pontos de contato do profissional, desde a oferta de vaga de emprego até o momento em que se desliga da empresa.
Analise prós e contras
Cheque as principais dificuldades e pontos positivos apresentados pelo colaborador. Os obstáculos identificados impedem o pleno desenvolvimento do profissional, devendo ser solucionados. Já os pontos positivos devem ser valorizados.
Inclua o colaborador na construção da jornada
O colaborador deve participar ativamente da construção da jornada, dando o seu ponto de vista para o RH.
A implementação da jornada do colaborador permite a construção de uma relação forte e geradora de muitos frutos para a empresa e para o funcionário. Ao estar em um ambiente que impulsiona o seu crescimento, o enxerga de forma humanizada e o valoriza profissionalmente, o profissional veste a camisa e mergulha de cabeça em cada projeto.
Temos um material completo sobre o assunto. Acesse, agora mesmo, nosso guia para melhorar a experiência do colaborador!