Existem várias ferramentas gratuitas para pequenos empresários que facilitam o trabalho no dia a dia. Elas são grandes aliadas na hora de otimizar processos, reduzir custos e aumentar a eficiência.
A adoção dessas ferramentas tende a ser muito benéfica para os empreendedores que assumem várias responsabilidades. O fato de serem gratuitas é ainda mais interessante, uma vez que trarão apenas benefícios, sem gerar custos.
Quer saber mais? Continue lendo e confira a nossa seleção de 10 ferramentas para diferentes setores do seu negócio que podem transformar a maneira como você faz a gestão dele.
Por que usar ferramentas gratuitas pode transformar o seu negócio?
Nas pequenas empresas, é muito comum que o próprio empreendedor precise “dar conta de tudo”, sendo responsável pela execução de uma série de tarefas. O problema é que isso gera sobrecarga de trabalho, prejudica a produtividade e aumenta a suscetibilidade para erros.
Mas, com a ajuda da tecnologia, é possível continuar assumindo esses papéis de uma forma mais prática e eficiente. A adoção de ferramentas gratuitas para pequenos empresários ajuda a reduzir a operacionalidade, explorar a automação, promover agilidade e trazer maior organização para diferentes atividades.
Assim, você aumenta o profissionalismo do seu próprio trabalho, ao mesmo tempo em que otimiza a gestão do negócio como um todo. Sem falar que reduz a sua carga de tarefas.
Não podemos esquecer que as ferramentas ainda auxiliam na tomada de decisões porque registram dados e informações e geram relatórios. Com eles, é mais fácil entender a realidade da empresa para direcionar ações e recursos com precisão.
Nos tópicos a seguir, apresentamos algumas boas opções de ferramentas gratuitas para pequenos empresários divididas por categorias.
Ferramentas essenciais para gestão financeira
Vamos começar por uma parte fundamental para a sobrevivência do negócio. Veja quais ferramentas você pode adotar como aliadas na gestão financeira.
1. QuickBooks Online
Essa ferramenta conta com uma versão online e gratuita para que pequenos empresários gerenciem suas finanças com mais precisão e organização. Com ela, você consegue controlar entradas e saídas de caixa, gerenciar contas, folha de pagamento, monitorar vendas, enviar faturas, entre outros para manter a contabilidade em dia.
2. Conta Simples
Plataforma que permite fazer a gestão de despesas corporativas de um jeito simples e adequado às necessidades do microempreendedor individual e das pequenas e microempresas. Também funciona como uma conta bancária PJ, embora não seja um banco. Assim, você consegue acompanhar em tempo real as movimentações financeiras do negócio por meio de telas intuitivas.
Ferramentas de marketing digital gratuitas
Para o setor de marketing, existem ferramentas gratuitas para pequenos empresários que executam ações diversas. Listamos três que vão ajudar no planejamento e execução das suas ações.
3. Canva
Peças gráficas são fundamentais para postagens nas redes sociais, por exemplo. Com o Canva você não precisa ter conhecimentos aprofundados para criar essas artes. Ele disponibiliza modelos gratuitos para mudar apenas o conteúdo. É possível criar vários tipos de conteúdos por meio de um design gráfico simples e intuitivo, muito fácil de usar.
4. Mailchimp
Com essa ferramenta, você automatiza a comunicação com os clientes. Trata-se de uma plataforma para a gestão de e-mails, com funcionalidades que permitem criar campanhas e listas segmentadas, a fim de personalizar ainda mais as mensagens. Também conta com a análise de desempenho para otimizar suas estratégias.
5. Google Meu Negócio
Essa é uma das mais importantes ferramentas gratuitas para pequenos empresários.
Isso porque permite a criação de um perfil do negócio na internet, adicionando informações fundamentais, como endereço, telefone, horário de funcionamento e soluções disponibilizadas. Além de permitir a inclusão do mapa de localização, de fotos e avaliações. Tudo isso ajuda a atrair clientes locais, fortalecendo o geomarketing.
Ferramentas de produtividade e organização
No dia a dia, pequenos empresários precisam de produtividade e organização. Veja duas ferramentas que podem ser suas aliadas.
6. Trello
Foi desenvolvido para gestão de tarefas e já se tornou bastante popular. Não só pelo fato de ser gratuito, mas por sua funcionalidade. Afinal, permite organizar diversos aspectos da empresa com simplicidade.
Podem ser adicionados vários usuários em um mesmo projeto e designar tarefas para eles, mantendo todo o processo centralizado e facilitando o planejamento e a comunicação.
7. Google Workspace
Como o nome sugere, esse é um verdadeiro espaço de trabalho. Isso porque não estamos falando de uma ferramenta, mas de um conjunto delas com funcionalidades das mais distintas.
Você encontra, por exemplo, armazenamento na nuvem, opções para compartilhar arquivos, documentos, planilhas, fazer videoconferência e mais. Lembrando que todas elas funcionam de uma forma integrada.
Ferramentas para atendimento ao cliente
A qualidade no atendimento pode ser um grande diferencial do seu negócio. Então, vale a pena adotar algumas ferramentas para auxiliar nessa tarefa também.
8. WhatsApp Business
No caso das empresas, é interessante utilizar o WhatsApp em sua versão Business. Ele também é gratuito, mas tem a diferença de recursos e funcionalidades diferentes da versão básica, que são fundamentais para as pequenas empresas.
Uma dessas funções é a criação de catálogos. Além de você conseguir atender aos seus clientes, ainda pode configurar estratégias de vendas e divulgação.
9. Freshdesk
Trata-se de um software do tipo help desk. Assim, é interessante para os negócios em que o consumidor geralmente precisa receber assistência. A ferramenta permite organizar os chamados e tickets, além dos registros de comunicação com cada cliente.
Ferramenta extra para insights e dados de mercado
Para melhorar ainda mais, você pode usar uma ferramenta para obter dados de mercado e gerar insights que vão auxiliar em suas tomadas de decisão. Trata-se do Google Trends.
10. Google Trends
Conhecer o próprio público é fundamental para que a empresa alinhe suas soluções à expectativa dele. Por isso, é muito interessante que você comece usar o Google Trends, já que ele permite analisar as tendências e o comportamento do consumidor.
Essa ferramenta mostra quais termos estão sendo pesquisados pelos usuários no Google. Assim, pode ser feita uma comparação com as palavras-chaves que você tem utilizando em seus canais e conteúdos.
Conseguirá compreender as ações do seu público-alvo e o que ele tem procurado para otimizar esses conteúdos de maneira estratégica.
Ferramenta grátis extra: Catho
A Catho também é uma aliada do pequeno empresário porque permite otimizar as estratégias de recrutamento e seleção. Afinal, você pode anunciar sua vaga na Catho sem pagar nada por isso. Assim, conseguirá atrair os melhores talentos para compor a sua equipe.
Como escolher as melhores ferramentas para o seu negócio?
Na hora de escolher as ferramentas gratuitas para pequenos empresários, pense nas necessidades do seu negócio.
- Quais aspectos precisam ser otimizados?
- Quais são as tarefas que tomam mais tempo e poderiam ser automatizadas?
- O que atende melhor a sua empresa conforme o nicho a que ela pertence, as soluções que oferece e o perfil do público?
Essas são algumas perguntas que ajudam a entender o que traz as melhores soluções. Afinal, mesmo sendo ferramentas gratuitas, o ideal é que você tenha apenas aquelas que, de fato, serão úteis para manter suas operações enxutas.
Todas essas ferramentas e outras similares são bastante úteis, mas cada qual tem suas aplicações e funcionalidades, atendendo melhor a determinadas necessidades. Então, não é necessário usar todas, e sim as mais estratégicas.
O mais importante é que você aproveite as funcionalidades das ferramentas gratuitas para pequenos empresários, a fim de potencializar o seu negócio. Além de facilitar o próprio dia a dia, reduzindo a operacionalidade e aumentando a eficiência.
Você já conhecia essas ferramentas? Compartilhe nas redes sociais para que outras pessoas possam conhecer também.