A adoção do marketing digital para RH é uma importante estratégia para impulsionar o seu employer branding (marca empregadora) e atrair os melhores talentos do mercado. Quem olha à primeira vista, pode pensar que essas duas áreas não têm muita relação, mas elas são complementares e podem trazer resultados incríveis para a sua empresa.
Tanto o setor de Recursos Humanos quanto o de marketing trabalham com a finalidade de engajar pessoas. Enquanto a primeira área motiva o público interno, a segunda é voltada para o engajamento do público externo. Quando bem alinhados, esses dois departamentos podem colaborar para a formação de equipes de alto desempenho.
Quer saber como essa relação funciona na prática? Neste post, vamos abordar qual a conexão e como utilizar o marketing digital para RH. Confira!
Como marketing digital e RH se relacionam?
Por muitos anos as áreas de RH e marketing foram enxergadas de forma isolada nas organizações, já que uma se dedica aos funcionários e a outra desenvolve ações específicas para os consumidores da marca.
No entanto, para entregar produtos ou serviços de alta qualidade, que garantam a satisfação dos clientes, a empresa deve contratar e reter talentos capacitados para esse objetivo.
Em processos de recrutamento, por exemplo, o marketing digital pode ser aplicado para identificar candidatos com o perfil da vaga, transmitir informações coesas sobre as vagas disponíveis e esclarecer quais são a missão e os valores da empresa.
Qual a importância do marketing digital para o RH?
O uso do marketing digital no RH beneficia as empresas em diferentes aspectos. Essa combinação facilita a identificação de candidatos com o perfil ideal para vagas específicas, a partir de divulgações feitas em canais estratégicos, com a linguagem que se conecta com os profissionais que se pretende atrair.
As redes sociais também são importantes aliadas do setor de Recursos Humanos, já que possibilitam a construção de uma relação mais próxima com os profissionais internos e externos. Isso aumenta o sentimento de orgulho de quem já trabalha na empresa e desperta o interesse dos profissionais disponíveis no mercado.
Além disso, os canais digitais podem ser utilizados para fazer treinamentos e desenvolvimento para os seus colaboradores, potencializando o desempenho da sua equipe a agregando valor às atividades realizadas diariamente.
Como usar o marketing digital no RH?
Conforme já mencionamos, as práticas de marketing digital e RH são complementares. É fundamental que elas sejam aplicadas de forma alinhada, a fim de divulgar a sua marca empregadora e facilitar a contratação de bons profissionais. Veja como usar o marketing digital no RH.
Invista na página de carreira da empresa
A tradicional página de carreira no site da empresa não serve somente para expor as vagas disponíveis no momento. Isso porque é o seu cartão de visita, sendo a porta de entrada para o primeiro contato com os profissionais do mercado.
Esse espaço deve utilizar técnicas de Otimização de Mecanismos de Busca (SEO) para se destacar e ser encontrado com facilidade nos motores de busca, como o Google. A iniciativa garante um bom ranqueamento e aproxima a empresa do seu público externo.
Faça a segmentação dos candidatos
A segmentação de público-alvo é uma das principais estratégias utilizadas no marketing digital, o que possibilita o direcionamento do conteúdo e faz com que os anúncios pagos sejam entregues às pessoas certas.
Para colocar essa iniciativa em prática, comece segmentando o perfil dos seus profissionais ou dos candidatos que pretende atrair para os seus processos seletivos. Defina, por exemplo, grau de formação e especialização, além de localização.
Dessa maneira, é possível criar campanhas de marketing personalizadas para cada público nas plataformas digitais. Logo, há mais oportunidades de gerar identificação e alcance do objetivo traçado.
Utilize as redes sociais
Em um cenário em que as pessoas estão cada vez mais conectadas, as redes sociais para RH podem e devem ser usadas como canal de comunicação para propagar a missão e os valores das organizações.
Nesse caso, as redes sociais passam a ser um painel dinâmico que mostra as propostas da empresa. Elas também abrem a oportunidade para a interação e o diálogo com o seu público, fazendo com que você o conheça mais e aperfeiçoe continuamente as ações de atração ou retenção de talentos.
Como você pôde perceber, o marketing digital para RH ajuda a expandir o alcance da sua marca empregadora. É capaz não só de manter os profissionais já contratos informados sobre o que acontece na empresa, como também de atrair os candidatos mais alinhados às vagas disponíveis em seus processos seletivo. Esse último fator facilita a adaptação de talentos.
Quer valorizar os seus talentos internos? Entenda como funciona o inbound recruiting!