Por que utilizar o marketing digital para RH?

Por que utilizar o marketing digital para RH?

A adoção do marketing digital para RH é uma importante estratégia para impulsionar o seu employer branding (marca empregadora) e atrair os melhores talentos do mercado. Quem olha à primeira vista, pode pensar que essas duas áreas não têm muita relação, mas elas são complementares e podem trazer resultados incríveis para a sua empresa.

Tanto o setor de Recursos Humanos quanto o de marketing trabalham com a finalidade de engajar pessoas. Enquanto a primeira área motiva o público interno, a segunda é voltada para o engajamento do público externo. Quando bem alinhados, esses dois departamentos podem colaborar para a formação de equipes de alto desempenho.

Quer saber como essa relação funciona na prática? Neste post, vamos abordar qual a conexão e como utilizar o marketing digital para RH. Confira!

Como marketing digital e RH se relacionam?

Por muitos anos as áreas de RH e marketing foram enxergadas de forma isolada nas organizações, já que uma se dedica aos funcionários e a outra desenvolve ações específicas para os consumidores da marca.

No entanto, para entregar produtos ou serviços de alta qualidade, que garantam a satisfação dos clientes, a empresa deve contratar e reter talentos capacitados para esse objetivo.

Em processos de recrutamento, por exemplo, o marketing digital pode ser aplicado para identificar candidatos com o perfil da vaga, transmitir informações coesas sobre as vagas disponíveis e esclarecer quais são a missão e os valores da empresa.

Qual a importância do marketing digital para o RH?

O uso do marketing digital no RH beneficia as empresas em diferentes aspectos. Essa combinação facilita a identificação de candidatos com o perfil ideal para vagas específicas, a partir de divulgações feitas em canais estratégicos, com a linguagem que se conecta com os profissionais que se pretende atrair. 

As redes sociais também são importantes aliadas do setor de Recursos Humanos, já que possibilitam a construção de uma relação mais próxima com os profissionais internos e externos. Isso aumenta o sentimento de orgulho de quem já trabalha na empresa e desperta o interesse dos profissionais disponíveis no mercado.

Além disso, os canais digitais podem ser utilizados para fazer treinamentos e desenvolvimento para os seus colaboradores, potencializando o desempenho da sua equipe a agregando valor às atividades realizadas diariamente.

Glossário do RH: entenda o vocabulário completo dos Recursos Humanos

Como usar o marketing digital no RH?

Conforme já mencionamos, as práticas de marketing digital e RH são complementares. É fundamental que elas sejam aplicadas de forma alinhada, a fim de divulgar a sua marca empregadora e facilitar a contratação de bons profissionais. Veja como usar o marketing digital no RH.

Invista na página de carreira da empresa

A tradicional página de carreira no site da empresa não serve somente para expor as vagas disponíveis no momento. Isso porque é o seu cartão de visita, sendo a porta de entrada para o primeiro contato com os profissionais do mercado.

Esse espaço deve utilizar técnicas de Otimização de Mecanismos de Busca (SEO) para se destacar e ser encontrado com facilidade nos motores de busca, como o Google. A iniciativa garante um bom ranqueamento e aproxima a empresa do seu público externo.

Faça a segmentação dos candidatos

A segmentação de público-alvo é uma das principais estratégias utilizadas no marketing digital, o que possibilita o direcionamento do conteúdo e faz com que os anúncios pagos sejam entregues às pessoas certas.

Para colocar essa iniciativa em prática, comece segmentando o perfil dos seus profissionais ou dos candidatos que pretende atrair para os seus processos seletivos. Defina, por exemplo, grau de formação e especialização, além de localização.

Dessa maneira, é possível criar campanhas de marketing personalizadas para cada público nas plataformas digitais. Logo, há mais oportunidades de gerar identificação e alcance do objetivo traçado.

Utilize as redes sociais

Em um cenário em que as pessoas estão cada vez mais conectadas, as redes sociais para RH podem e devem ser usadas como canal de comunicação para propagar a missão e os valores das organizações.

Nesse caso, as redes sociais passam a ser um painel dinâmico que mostra as propostas da empresa. Elas também abrem a oportunidade para a interação e o diálogo com o seu público, fazendo com que você o conheça mais e aperfeiçoe continuamente as ações de atração ou retenção de talentos.

Como você pôde perceber, o marketing digital para RH ajuda a expandir o alcance da sua marca empregadora. É capaz não só de manter os profissionais já contratos informados sobre o que acontece na empresa, como também de atrair os candidatos mais alinhados às vagas disponíveis em seus processos seletivo. Esse último fator facilita a adaptação de talentos.

Quer valorizar os seus talentos internos? Entenda como funciona o inbound recruiting!

Na Catho você acelera. Economize seu tempo e encontre o profissional que você procura.

Fale o que você pensa!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal