Montar um time de alta performance requer o desenvolvimento de um processo seletivo eficiente, focado em atrair os melhores profissionais do mercado e que estejam mais alinhados com a sua organização. O Inbound Recruiting é um poderoso aliado para o alcance desse objetivo, uma vez que se trata de um método voltado para a atração de candidatos qualificados e que se identificam com a companhia.
Abastecer os profissionais com conteúdos segmentados e relevantes sobre a organização é fundamental para despertar o interesse deles em sua marca empregadora. É exatamente essa a proposta do Inbound Recruiting, que visa a engajar o colaborador desde o primeiro contato com a empresa.
Quer saber como esse método funciona? Neste post, explicamos tudo o que você deve saber sobre o assunto. Confira!
O que é Inbound Recruiting?
O Inbound Recruiting, que traduzido do inglês significa ‘’recrutamento de atração’’, pode ser definido como um método aplicado pelas empresas com o intuito de atrair candidatos qualificados e alinhados com os valores e objetivos da empresa. A finalidade da técnica é despertar o interesse dos profissionais em trabalhar na companhia.
Para isso, ela promove a criação de conteúdos segmentados para as características do profissional que a organização almeja atrair. A estratégia vai muito além de apenas divulgar nas redes sociais as vagas disponíveis, visto que tem como base o engajamento dos candidatos com a marca empregadora.
Ao atrair os melhores profissionais para os seus processos de recrutamento e seleção, é possível fortalecer a sua employer branding(marca empregadora), uma vez que eles se tornam divulgadores espontâneos da empresa, passando a recomendá-la para outros candidatos para vagas futuras.
Qual a sua relação com o marketing?
Entre os tipos de recrutamento, o Inbound Recruiting tem a sua origem associada ao Inbound Marketing que, traduzido do inglês, significa ‘’marketing de atração’’. Esse conceito tem como objetivo atrair consumidores utilizando marketing de conteúdo, resultados de pesquisas do Google e redes sociais.
Ao se deparar com a Transformação Digital, as empresas passaram a adotar novas técnicas para chegar até o seu público-alvo. Nesse sentido, o Inbound Marketing surgiu com a proposta de engajar potenciais clientes a partir de conteúdos capazes de impactá-los positivamente.
O conteúdo do Inbound Marketing ajuda a educar as pessoas sobre a importância dos produtos ou serviços oferecidos pela empresa, o que as aproxima da marca e aumenta as chances de conversão em vendas. O Inbound Recruiting funciona da mesma forma: atrai os candidatos por meio de sua mensagem, os engaja e colabora para a contratação de profissionais alinhados com os valores da empresa.
Quais são as etapas do Inbound Recruiting?
Como acontece com toda estratégia, o Inbound Recruiting é dividido em etapas, a fim de otimizar a sua aplicação e tornar os seus resultados mais eficientes. Confira, a seguir, quais são as fases indispensáveis para o bom funcionamento desse método que valoriza a sua marca empregadora.
Atração
É a etapa focada na atração dos candidatos adequados para a vaga e para a empresa. O ponto primordial para isso é a criação de conteúdos relevantes para os potenciais candidatos.
Essa página deve ser atrativa, informar com clareza missão, visão e valores da companhia, apresentar cases de sucesso dos profissionais internos e benefícios oferecidos. Além disso, assegurar que a navegação seja otimizada e intuitiva.
As redes sociais são essenciais para atrair os candidatos desejados. Sendo assim, é recomendado utilizar essas plataformas para compartilhar as vagas e conteúdos que despertem o interesse do seu público-alvo, como o dia a dia e os diferenciais do ambiente de trabalho. Os portais de vaga de emprego também devem ser incluídos nesse processo para ampliar a visibilidade da empresa.
Candidatura
Após atrair os candidatos à vaga, o recrutamento digital avança para a etapa da candidatura. Ela deve garantir que eles vão, realmente, apresentar-se para a oportunidade.
Para isso, há que se disponibilizar páginas e formulários otimizados para serem acessadas por dispositivos móveis, facilmente, sem obstáculos que possam dificultar o envio da inscrição.
Contratação
Essa, sem dúvidas, é uma das etapas mais importantes do funil de recrutamento. Partindo do princípio de que os candidatos já estão participando do processo seletivo, a empresa deve se preocupar em construir um bom relacionamento com os profissionais.
Levando isso em consideração, reforce a comunicação ao longo de toda a seleção. Monte um banco de talentos e dê feedbacks pessoais aos candidatos, o que auxilia na melhoria na experiência deles no processo.
Engajamento
O acolhimento positivo durante a seleção e recrutamento é imprescindível para manter os profissionais engajados e dispostos a participar de todas as etapas para as quais forem convocados. Essa boa experiência faz com que as pessoas queiram divulgar a empresa para outros candidatos e, assim, reforcem a sua marca empregadora.
Como colocá-las em prática?
Um bom planejamento faz toda a diferença para o sucesso do método Inbound Recruiting, já que orienta como deve ser a aplicação de suas etapas. Saiba, a seguir, como colocar a estratégia de atração de candidatos em prática.
Defina o perfil ideal de colaborador
O primeiro passo consiste em traçar o perfil ideal do colaborador para a vaga disponível, o que deve ser feito de acordo com missão, visão e valores da companhia. Embora cada cargo exija um perfil diferente de profissional, orientar-se pela cultura organizacional é indispensável para checar se o candidato está em harmonia com o posicionamento da empresa.
Entenda onde estão os profissionais que deseja contratar
Com o perfil ideal do colaborador em mãos, é o momento de entender em quais locais você pode buscar esse talento. Aqui, a empresa deve fazer uso da página de carreiras, de suas redes socais e demais plataformas para gerar conteúdo informativo, relevante e que estimule a se candidatar para a vaga e querer fazer parte da empresa.
Entre em contato com o candidato
A partir da candidatura dos profissionais, a companhia tem acesso aos seus dados, como número de telefone e e-mail, devendo entrar em contato com eles de forma personalizada. Transmita informações que reforcem os benefícios em trabalhar na empresa.
Mantenha um bom relacionamento
O relacionamento da empresa com o candidato não deve terminar com a conclusão do processo seletivo. Mesmo que o profissional não tenha sido selecionado, nutra uma relação com ele com o envio de mensagens sobre vagas que se encaixam em seu perfil para estimulá-lo a se candidatar para seleções futuras.
Quais são as vantagens do Inbound Recruiting?
Quando bem aplicado, o método de recrutamento Inbound gera uma série de benefícios para a empresa. O conteúdo personalizado permite que a contratante alcance um número maior de candidatos altamente qualificados simultaneamente, sem ter a necessidade fazer essa seleção após o recebimento das candidaturas.
O resultado disso são contratações mais acertadas, com profissionais que estão perfeitamente alinhados com as competências técnicas e comportamentais que a vaga e organização necessitam. Desse modo, pode-se reduzir as taxas de turnover (desligamento de funcionários).
É importante ressaltar, ainda, que a técnica reduz o tempo destinado para o processo seletivo. Isso porque faz a atração dos candidatos certos, o que evita que a companhia tenha que realizar novas seleções até encontrar profissionais que se assemelham ao perfil desejado para dar andamento ao recrutamento.
A prática também proporciona uma experiência positiva para os candidatos, estimulando-os a divulgar a sua organização. Isso contribui para a construção de uma imagem positiva, de maneira que seja disputada pelos profissionais do mercado de trabalho.
Para que o processo traga benefícios continuamente, o ideal é acompanhar os indicadores de recrutamento e seleção. Assim, é possível identificar os pontos positivos e negativos relacionados ao método e estabelecer melhorias para torná-lo mais eficiente. Saber como se especializar em recrutamento e seleção também é substancial para atrair e contratar os melhores talentos.
A atração de candidatos qualificados é um dos principais desafios dos recrutadores. Ao implementar o Inbound Recruiting, esse obstáculo pode ser eliminado, pois a técnica possibilita à empresa conversar diretamente com quem tem o perfil buscado para o cargo. Portanto, ela forma times mais engajados e com alto potencial de desempenho, o que também aumenta sua competitividade.
Quer inovar na hora de contratar novos colaboradores? Baixe, agora mesmo, o nosso e-book com as tendências de recrutamento e seleção para 2022!
Seja o primeiro a comentar em “Inbound Recruiting: entenda como funciona”