A seleção de novos funcionários pode ser considerada a espinha dorsal dos processos de Recursos Humanos, já que se trata de uma etapa determinante para a formação de um time de sucesso. Com base nisso, saber como fazer um processo seletivo é imprescindível para identificar e contratar os melhores profissionais do mercado e que estejam alinhados com os valores e propósitos da empresa.
Um bom processo seletivo deve ser objetivo e eficiente. Para tanto, há que se adotar métodos e ferramentas que otimizem a sua busca, reduzindo as chances de erros e o tempo empregado nessa tarefa. Quer expandir a sua equipe de trabalho? Neste post, nós vamos te mostrar um guia completo de como fazer um processo de seleção eficiente. Confira!
O que é um processo seletivo?
De forma direta, o processo seletivo é definido como um conjunto de métodos aplicados para filtrar e escolher profissionais para preencher um cargo em uma empresa. O nome dessa atividade está relacionado ao fato de ela ser executada em etapas.
Os processos seletivos podem ser realizados de diferentes maneiras, uma vez que cada organização estrutura a atração de talentos de acordo com a sua estratégia de negócios, urgência na contratação do novo funcionário, nível da posição a ser ocupada, necessidades específicas do cargo e políticas ou estilo próprios.
Por que é importante melhorar o processo seletivo?
Quando consideramos o ponto de vista da empresa, um processo bem realizado traz eficiência, precisão e agilidade, além de fortalecer a máquina empregadora. De nada adianta a empresa fazer ações de employeer branding, ou seja, falar para o mercado que tem um bom ambiente de trabalho, se, quando o candidato participa dessa seleção, ele não tem uma boa experiência.
É necessário ter em mente que o processo seletivo é a porta de entrada e a primeira imagem que fica da empresa para o candidato. Dessa forma, pelo ponto de vista dos candidatos, as etapas seletivas devem trazer informações importantes que ele deve saber sobre a companhia, para que consiga entender se é realmente naquele ambiente que deseja trabalhar.
O processo seletivo fornece informações sobre a cultura da companhia, mas também é importante que informe sobre a função que será ocupada, as oportunidades e os desafios associados ao cargo, bem como os benefícios oferecidos pela empresa.
Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, em que os profissionais escolhem onde desejam trabalhar, eles já vão para a seleção informados sobre a empresa e querem validar essas informações na prática. Um processo seletivo bem feito é fundamental para que isso ocorra sem maiores transtornos. Veja, a seguir, outras vantagens de planejar o processo seletivo.
Otimização de tempo
A realização de processos que se arrastam por meses pode afastar bons candidatos, que tendem a participar de outros processos seletivos nos quais podem ser aprovados. Um recrutamento e uma seleção que são planejados com esmero são executados com maior facilidade, colaborando para que a organização e os seus gestores deem mais atenção para o desenvolvimento de soluções e planos estratégicos.
Sem falar que o candidato escolhido também se adequa ao estilo da companhia em menor tempo, eliminando eventuais obstáculos na sua integração ao ambiente de trabalho. Portanto, os dois lados saem ganhando com um processo seletivo objetivo.
Aumento da produtividade
As contratações feitas a partir do processo seletivo geram impactos diretos na produtividade do restante da equipe. Um profissional alinhado e engajado com a empresa certamente estará disposto a apresentar soluções e dar o seu melhor para o sucesso do negócio. Enquanto aquele que não está suficientemente engajado terá dificuldades para entender a proposta da companhia e se adequar ao seu novo time.
É importante que os candidatos selecionados apresentem um grande nível de comprometimento com a contratante e o cargo a ser exercido. Dessa forma, terão tranquilidade e competência para assumir o posto de trabalho, e geram impacto positivo para o clima organizacional.
Melhores resultados
Funcionários alinhados com os objetivos e o estilo da empresa, devidamente qualificados e com facilidade de serem integrados ao grupo de trabalho, não só apresentam um bom desempenho, como também colaboram para a performance dos colegas. Isso traz melhores resultados para a companhia como um todo, que passa a contar com um time competente, engajado e comprometido com as suas metas.
Redução do turnover
Em uma empresa em que há uma alta taxa de turnover, ou seja, de colaboradores se desligando com frequência, pode ser um sinal de que os processos seletivos realizados são falhos e ineficientes, levando a contratação de profissionais que não estão comprometidos com os objetivos da organização.
Se um profissional que foi contratado há pouco tempo se desliga da empresa, será preciso realizar um novo recrutamento, o que requer mais investimento de tempo e dinheiro. Isso não acontece quando você seleciona candidatos com aderência à vaga e à organização, pois estão engajados desde o primeiro contato com a contratante.
Como otimizar o processo seletivo?
Conforme já mencionamos, a estrutura do processo seletivo pode variar de acordo com o estilo da empresa. No entanto, existem algumas etapas que são fundamentais para otimizar o recrutamento e oferecer uma ótima experiência aos candidatos. Entenda, a seguir, como fazer um processo seletivo simplificado e eficiente.
Alinhe o perfil desejado para a vaga
Um bom processo seletivo começa com um bom alinhamento de perfil em parceria com o gestor responsável pela área que está contratando. Partindo desse princípio, é preciso entender a área de atuação, o escopo da profissão e o contexto em que o profissional vai atuar ao longo da sua rotina de trabalho.
Isso é indispensável porque cada vaga tem exigências e características específicas, tanto técnicas quanto comportamentais. Ter conhecimento aprofundado sobre o cargo contribui para uma divulgação certeira, que atrai os candidatos certos, além de facilitar a avaliação dos profissionais durante o processo seletivo.
Defina e entenda cada etapa do processo
Quando o gestor não sabe com exatidão quais etapas são ideais para avaliar o perfil, habilidades técnicas e comportamentais do candidato, o recruiter deve utilizar a sua experiência para orientá-lo nesse processo. Definir claramente o perfil para a vaga evita que a empresa perca tempo selecionando candidatos não alinhados com o seu projeto e permite que esses candidatos se dediquem a um processo seletivo para um trabalho que se identifiquem mais.
Tenha uma ótima comunicação com candidatos e gestores
Prezar a comunicação é crucial para a boa condução e o êxito do processo seletivo. Em relação aos profissionais, você deve abastecê-los com informações sobre quais etapas eles vão passar, quando isso vai acontecer, e o que vai ser avaliado em cada etapa.
Também é necessário ter uma boa comunicação com o gestor, dando retorno sobre o processo como um todo, informando quais candidatos foram encontrados, quais desafios são enfrentados, e como a equipe de recrutamento está avançando.
Outro ponto de extrema importância é manter um diálogo franco com os gestores para a definição dos requisitos da vaga. Muitas vezes, o gestor solicita certa habilidade que não será necessariamente usada pelo colaborador nas atividades do seu cargo.
Um exemplo disso é a fluência em inglês. Muitas empresas procuram por um profissional que fale inglês fluentemente, mas é difícil encontrá-lo. Além disso, podem existir outros requisitos técnicos mais importantes para a vaga. Dessa forma, a seleção pode acabar excluindo pessoas que não falam inglês, mas que poderiam ter outras qualificações importantes para o negócio.
A boa comunicação também deve estar presente no processo de onboarding. Isso implica informar os candidatos sobre o cargo, a área, os desafios, os benefícios oferecidos, como esse processo de onboarding vai acontecer e por quais etapas ele vai passar até que ocupe a cadeira do cargo.
A comunicação é importante para que o funcionário não fique com dúvida durante o processo, o que permite que chegue à empresa sabendo quem precisa procurar, o que deve entregar, o que se espera dele. Tudo isso contribui para que a sua chegada seja positiva e sem transtornos para o novo colaborador e para o restante da equipe.
Como a solução Recrutamento Perfeito pode te ajudar?
Para um recrutamento interno ou externo, a empresa precisa lidar com uma grande quantidade de dados para que seja possível chegar ao candidato ideal. Nesse cenário, ferramentas inteligentes e automatizadas são uma grande tendência para otimizar os processos seletivos.
Esse é o caso da Recrutamento Perfeito, solução da Catho que agrega o máximo de agilidade ao trabalho dos recrutadores. A ferramenta conta com geolocalização, que localiza os candidatos mais próximos à empresa, além de filtros avançados para definir cargos, salário, experiência e demais requisitos. Graças à sua inteligência artificial, é possível identificar e apresentar os candidatos mais aderentes à vaga para que a organização inicie o seu processo seletivo com qualidade e assertividade.
A companhia também ganha autonomia e rapidez, tendo em vista que não é mais necessário aguardar os currículos dos candidatos para começar o processo. Ou seja, é possível contratar os melhores profissionais em menos tempo.
Saber como fazer um processo seletivo objetivo e eficiente envolve a combinação entre um planejamento estratégico e uma ferramenta de inteligência que agiliza a atração dos talentos. É isso o que leva à seleções mais focadas, estratégicas e bem-sucedidas.
Quer otimizar o seu processo de recrutamento e seleção? Conheça agora mesmo a ferramenta Recrutamento Perfeito da Catho!