Entenda a importância de incentivar a diversidade e inclusão de PcDs no ambiente corporativo!
Você sabia que a legislação determina uma cota de 2% a 5% das vagas que deve ser voltada para PcD nas empresas? Até hoje, no entanto, as regras são desconhecidas por empreendedores e recrutadores de diversas áreas do mercado.
Para solucionar a situação e ter mais pessoas com deficiência na equipe profissional, é preciso tomar algumas medidas. São ações que ajudam a superar a baixa representatividade e escassez de oportunidades para esse público, que é constantemente ameaçado pela falta de inclusão.
A seguir, listamos 5 estratégias para atrair, desenvolver e reter talentos PcD na empresa. Confira!
Quais ações podem ser realizadas para desenvolver PcD nas empresas?
O termo PcD se refere a pessoas que têm algum tipo de impedimento de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Em geral, são indivíduos muitas vezes excluídos da vida social, que experimentam diversos desafios cotidianos devido à falta de acessibilidade.
E isso não seria diferente no mercado de trabalho. Para superar a dificuldade, no entanto, foi criada a Lei n.º 8.213 de 1991, mais conhecida como Lei de Cotas para PcDs. O objetivo é garantir a inclusão de pessoas com deficiência nos ambientes profissionais, bem como nos serviços de saúde públicos e privados.
A legislação determina que todas as empresas nacionais com 100 ou mais empregados preencham uma parte das vagas com PcDs. Há uma série de benefícios ao contratar pessoas com deficiência, como inclusão, maior engajamento e cooperação, fortalecimento da imagem da marca, entre muitos outros.
Na prática, o recrutamento, a seleção e a contratação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho devem respeitar todos os direitos assegurados pela CLT. No entanto, esse processo pode ser difícil de realizar se você não conta com bons parceiros e o suporte adequado.
Para ajudar você, listamos a seguir 5 ações que podem ser tomadas para aumentar a inclusão de PcD nas organizações. Confira!
1. Crie políticas inclusivas na empresas
Antes de tudo, é fundamental que os colaboradores da empresa aprendam a viver e trabalhar com PcDs, já que eles são indivíduos totalmente capazes e eficientes. Para isso, é preciso desenvolver uma cultura de inclusão na equipe, incentivando ações que causam mudanças positivas na estrutura interna.
Com isso, os funcionários se sensibilizam, conscientizam e empenham em apoiar os colegas com algum tipo de deficiência. Talvez seja preciso, por exemplo, promover adaptações, sobretudo na execução de determinadas tarefas.
Mesmo assim, só existem benefícios ao integrar as PcDs na equipe. Com uma boa estratégia de inclusão, fica mais simples promover relacionamentos saudáveis entre os colaboradores e consolidar a ideia de que a organização realmente se preocupa com a gestão de pessoas.
2. Analise os indicadores de diversidade
Outra prática de grande importância para o departamento de Recursos Humanos é definir e analisar os indicadores de diversidade na empresa. Quando o RH não realiza essa atividade, é mais difícil compreender se as ações voltadas para a inclusão estão, de fato, trazendo bons resultados.
Para isso, é interessante que os profissionais responsáveis acompanhem o progresso e participem de reuniões para discutir quais soluções poderiam ser implementadas para aperfeiçoar cada vez mais a cultura corporativa voltada para a diversidade.
Tenha em mente que de nada adianta pensar em ações inovadoras, caso elas não sejam medidas e avaliadas constantemente. A partir desse monitoramento efetivo, os colaboradores podem ser incentivados a participar ativamente em todas as iniciativas que envolvem as pessoas com deficiência na empresa.
3. Comece pelo recrutamento PcD
A efetivação da inclusão de PcDs na empresa ocorre, justamente, com a criação de vagas específicas para esse público. No entanto, é preciso adaptar os métodos de recrutamento e seleção com práticas diferenciadas, levando em consideração as necessidades particulares dos candidatos com deficiência.
Como citamos, os cargos destinados a PcDs não podem ter diferenciações. Isso significa que devem seguir as mesmas regras que a CLT estipula para profissionais sem deficiência, como plano de carreira, avaliação de desempenho, treinamento e capacitação.
Também é fundamental que o processo de recrutamento e seleção seja conduzido de acordo com as demandas da PcD. Empresas e equipes de RH devem ter bastante cuidado para não subestimar os candidatos com deficiência, sendo fundamental prezar por uma seleção baseada em critérios e pré-requisitos comportamentais e técnicos.
4. Mantenha o processo seletivo acessível
Sem dúvidas, a acessibilidade é o ponto-chave para ter um processo de contratação de PcD eficiente e inclusivo. Ao abrir uma vaga, a empresa deve estar disposta a dialogar com os candidatos sobre suas especificidades e as adequações necessárias para que exerçam as funções corporativas.
Além disso, é preciso que todas as etapas do recrutamento e as informações divulgadas sobre os cargos possam ser compreendidas pelos profissionais PcDs. Nesse caso, vale a pena adaptar a linguagem e utilizar técnicas de acessibilidade para aumentar as chances de encontrar os candidatos com mais rapidez.
Hoje, muitas pessoas com deficiência encontram barreiras ao pesquisar vagas no mercado de trabalho, justamente porque as organizações não têm o cuidado de tornar a contratação acessível. Por isso mesmo, é essencial que o setor de RH conduza adequadamente cada fase do recrutamento.
5. Contrate consultorias de diversidade
A promoção da diversidade e inclusão é uma tendência muito importante no mercado de trabalho. No entanto, a adoção de programas desse tipo na empresa ainda requer uma base de conhecimento e experiência para que os resultados tenham efeitos positivos.
Para superar esses e outros desafios, muitos gestores investem na contratação de consultorias de diversidade, que podem contribuir de forma significativa no recrutamento e na permanência das PcDs nas organizações.
A própria Catho criou uma importante iniciativa para tornar o mercado de trabalho mais inclusivo e diverso: o Mutirão PcD. O evento realiza a integração entre negócios e profissionais com deficiência, disponibilizando meios para que as equipes de RH encontrem os candidatos ideais para suas empresas.
Não há dúvidas que a inclusão de PcD nas empresas ainda seja um verdadeiro desafio para os profissionais de RH. No entanto, lembre-se de que essa ação está prevista na legislação, além de ser importante para reforçar a consciência social e política das organizações.
Quer entender como a Catho Empresas pode auxiliar o seu negócio na tarefa de buscar os candidatos PcDs ideais? Então, entre em contato com um especialista agora mesmo!