benefícios de contratar pcds

Quais são os benefícios de contratar PcDs? Entenda sobre o tema!

Devido aos diversos benefícios de contratar PcDs (Pessoas com Deficiência), muitas empresas têm apostado nessa estratégia como um diferencial competitivo para os seus negócios.

Isso porque esses profissionais são grandes agentes de diversidade no mercado de trabalho — uma importante tendência, que deve continuar ganhando destaque em 2021.

O objetivo das companhias é, cada vez mais, incluir pessoas com diferentes pontos de vista em suas culturas organizacionais, o que gera inovação e criatividade para as corporações.

Afinal, as companhias estão entendendo que trajetórias e origens pessoais diversas no ambiente laboral são capazes de impulsionar variadas perspectivas dentro do negócio.

Para que você possa entender melhor o conceito e quais são os benefícios de contratar PcDs, conversamos com Mariana Cardoso, Business Partner do time de Gente e Gestão da Catho. Acompanhe!

Por que as grandes empresas estão contratando PcDs mais que o normal?

De acordo com Mariana Cardoso, o empoderamento das minorias tem impulsionado as empresas, já que os PcDs são importantes atores sociais.

“O fortalecimento na luta de grupos minoritários, sejam eles sobre deficiência, raça ou gênero, faz com que essas pautas ganhem representatividade no Congresso Nacional e gerem reflexo nas empresas e suas políticas de contratação, a exemplo da lei de cotas e outras medidas”, esclarece Cardoso.

Além da aderência à Lei de Cotas e da contribuição para a sociedade, em relação à participação nas carreiras de profissionais com deficiência, Mariana Cardoso ainda destaca como motivos para a contratação de PcDs a plena capacidade desses profissionais em exercer as atividades corporativas.

“Respeitando-se eventuais necessidades de adaptação que garantam condições adequadas de trabalho, toda pessoa com deficiência pode contribuir para empresas e seus objetivos”, esclarece.

Quais os benefícios de contratar PcDs?

Para Cardoso, as diferentes experiências, formações e perspectivas em relação à vida fazem com que as empresas ganhem em ampliação de pontos de vista, além de gerar ambientes mais empáticos e abertos ao que é diferente.

“É fundamental ter a consciência de que o mundo não é formado por semelhantes, e isso nos faz cidadãos melhores, como um todo, gerando, por consequência, um ambiente de trabalho mais receptivo, amigável e equilibrado”, ensina.

Outro ponto que Cardoso destaca é que, ao praticar a inclusão consciente, ou seja, seguindo não apenas a legislação, mas adotando práticas orientadas pelo respeito e pela compreensão de cada deficiência e suas características, a empresa e os colaboradores colhem inúmeros benefícios. Veja abaixo quais são eles.

Maior engajamento e cooperação

O time de trabalho, ao vivenciar como o profissional com deficiência encara os desafios do dia a dia, fica mais familiarizado com a história do profissional, o que eleva a cooperação, trazendo benefícios para o clima organizacional e para a redução do turnover.

Aumento da produtividade

Os profissionais PcD, ao serem incluídos nas empresas, podem contribuir com outras experiências, o que incentiva a criatividade e a inovação na organização.

Fortalecimento de marca empregadora  

Empresas que investem na contratação e na inclusão de PcDs transmitem a imagem de que suas marcas são comprometidas com o desenvolvimento social, o que as ajuda a elevar a sua reputação no mercado. Outro ponto de destaque é que as organizações passam a cumprir a legislação e, assim, evitam o risco de terem que pagar multas por inconformidades.

Quais são os cuidados necessários para contratar PcDs?

A Business Partner do time de Gente e Gestão da Catho enfatiza que é preciso tomar alguns cuidados na hora de contratar PcDs. O primeiro deles é pesquisar e entender as necessidades dos grupos com deficiência.

“É importante que as empresas conheçam as necessidades desses profissionais e também façam uma pesquisa prévia do que é requerido para cada tipo de deficiência no ambiente de trabalho. Uma boa prática é perguntar para o candidato o que é imprescindível para ele, entendendo se a empresa já tem a estrutura necessária ou se pode promover as devidas adaptações no curto prazo”, orienta.

Cardoso ainda destaca que é preciso avaliar, de modo consistente, as soft skills dos candidatos com deficiência, da mesma forma como acontece com qualquer outro candidato. Além disso, ela ressalta que empresas parceiras com boas bases de candidatos PcD, como a Catho, podem ser definitivas para acessar esse público. E a participação em feiras de recrutamento com foco em diversidade e inclusão também amplia a visibilidade das companhias contratantes.

Segundo a Business Partner, também é preciso dar bastante atenção à validação dos documentos na hora de contratar os profissionais, como a exigência de laudos para a comprovação da deficiência, por exemplo.

Como fazer a inclusão de PcDs na sua empresa?

Agora que você já sabe quais são os benefícios de contratar PcDs, acompanhe abaixo os pontos que devem ser considerados no momento de incluir esse profissional na sua empresa!

Perfil da vaga

A primeira questão a ser analisada pela companhia na hora de fazer a contratação é considerar o perfil da vaga que está sendo disponibilizada versus o perfil do profissional com deficiência. Habilidades e formação do candidato PcD devem ser consideradas, mas infelizmente ainda é comum que algumas empresas limitem a contratação de pessoas com deficiência para funções mais operacionais. Qualquer profissional deseja desempenhar o seu melhor no trabalho para obter reconhecimento e evoluir em sua carreira, mas para que isso aconteça é preciso que o desafio esteja à altura do potencial de quem o assume, PcD ou não. 

Entrevista

Após verificar o perfil da vaga e divulgar nos canais de comunicação mais adequados, de acordo com o perfil profissional pretendido, é hora de dar início às entrevistas. É nesse momento que a companhia, além de avaliar as competências técnicas e pessoais do profissional, passa a entender quais são as necessidades da pessoa com deficiência, se ela possui restrições ou questões particulares que precisam ser analisadas e também respeitadas durante o processo.

Por exemplo, um cadeirante, com certeza, precisará de acessibilidade. Para isso, uma série de estruturas na empresa devem ser adaptadas — desde rampas de acesso até banheiro e elevadores. As mesas de trabalho também precisam ser adaptadas para comportar as necessidades desse profissional.

Nesses casos, solicitar referências para instituições especializadas em diversidade e inclusão ajuda a empresa a implementar as melhores diretrizes para a adaptação do ambiente para um profissional com deficiência.

Contratação e onboarding

O processo de contratação e onboarding precisa de especial atenção da empresa. É necessário ajudar o profissional contratado a compreender as atividades que exercerá e a se familiarizar com a equipe e com o local de trabalho. Se preciso, a instituição deve conceder recursos e até mesmo viabilizar o acompanhamento de um responsável legal, caso o profissional em questão não consiga conduzir o processo sozinho.

Como a Catho pode ajudar a incluir profissionais com deficiência?

A iniciativa Minha vaga por direito, da Catho, garante acesso gratuito às vagas para os profissionais com deficiência. Esse é um grande diferencial para candidatos e empresas.

Para quem busca uma colocação no mercado, a Catho concede o livre acesso às vagas. Já para os recrutadores, oferece uma base diversa de candidatos. Além disso, do ponto de vista do recrutador, a solução de Recrutamento de PcD da Catho ajuda a gerir esse processo com confiabilidade, garantindo laudos validados e apoio à gestão da Lei de Cotas.

Como vimos aqui neste artigo, são diversos os benefícios de contratar PcDs. E para que esse trabalho tenha sucesso, a empresa deve estar preparada e também contar com os melhores parceiros para viabilizar o processo.

Quer saber mais sobre como a Catho pode te ajudar? Acesse nosso site e solicite um contato.

Guia para contratação diversa nas empresas

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.