Você já parou para pensar em formas de elogiar seu funcionário que podem gerar impactos positivos na empresa?
Muito se fala sobre apontar os gaps gentilmente, em busca do alinhamento entre a conduta do profissional e as expectativas da empresa. No entanto, na hora de conceder um feedback positivo, muitos gestores não atentam para a importância de fazer isso de forma planejada e estratégica.
O ideal é não economizar no reconhecimento, se limitando apenas à avaliação de desempenho, mas sim valorizar e reconhecer as suas entregas para mantê-lo sempre motivado. Continue a leitura e saiba mais formas de reconhecer os talentos da sua empresa!
Entenda a importância dessa prática
Elogiar um funcionário é uma prática que deve estar inserida na cultura organizacional de qualquer negócio. Isso deve fazer parte do dia a dia de todas as organizações, pois nenhuma empresa alcança seus objetivos se a equipe não estiver motivada.
Estimular os colaboradores, fazendo com que eles tenham foco nas metas e nos resultados planejados é um dos papéis do líder e da gestão de talentos. Contudo, isso somente é alcançado por meio da conquista do respeito das pessoas e dos funcionários como um todo. Afinal, quem trabalha feliz e motivado, sempre se esforça para fazer o seu melhor.
Veja o guia sobre como elogiar um funcionário
Elogiar o colaborador é uma prática que deve ser desenvolvida durante a rotina, e não apenas durante um feedback ou avaliação de desempenho. O objetivo é construir uma relação de respeito mútuo e valorização.
Confira agora 6 dicas práticas para fazer do elogio algo frequente na sua empresa.
1. Durante o feedback
Os feedbacks constantes são mais do que a oportunidade de nivelar o desempenho do profissional e a expectativa da empresa mediante sua atuação. Nessa hora, elogiar o colaborador é imprescindível.
Seja por sua conduta profissional, no tratamento dado aos colegas ou por uma questão específica, ele precisa ser reconhecido com elogios sinceros, que vão além dos discursos prontos a que todos estão acostumados.
A prática exige atenção aos detalhes. O líder precisa estar atento o tempo todo para que nada passe despercebido. Por outro lado, o colaborador experimenta, na prática, que mesmo os pequenos gestos são valorizados. Com isso, a tendência é aumentar o engajamento.
2. Aproveitando as oportunidades
Tão importante quanto aproveitar o momento do feedback para elogiar o colaborador, é realizá-lo no dia a dia.
Sendo assim, o feedback se torna um reforço daquilo que já deve ser feito durante a rotina. Aproveite as oportunidades! Por exemplo, o colaborador apresentou uma ótima proposta durante uma reunião? Antes de comentar sobre o que ela representa, agradeça e ressalte o fato de ele ter tido uma excelente ideia.
Quando chegar o momento da avaliação individual, reforce o elogio e complemente, contando o que a liderança fez a partir da sugestão e quais os efeitos da ideia na empresa.
3. Investindo em endomarketing
Sua empresa tem uma estratégia de endomarketing bem definida ou tem limitado as ações nas comunicações internas?
Elogiar o colaborador é uma ação que diz respeito às lideranças do setor, alta gestão e capital humano. Deve existir uma união para a celebração de eventos internos e premiações que mostrem aos profissionais que eles fazem a diferença – em público.
Prêmios tradicionais, como funcionário do mês, bônus em dinheiro, viagens por metas atingidas e organizar uma premiação como um verdadeiro Oscar de melhores projetos, ideias, entre outras categorias são exemplos que se refletem em engajamento, produtividade e retenção de talentos.
4. Agindo com sinceridade
O respeito mútuo só pode ser construído com base na confiança. Por isso, seus colaboradores precisam acreditar em você, no que estão fazendo e sentir que os elogios recebidos são sinceros.
Dessa forma, a equipe se manterá ainda mais conectada, sendo capaz de construir os caminhos que mantêm a empresa competitiva no mercado.
Além disso, o reconhecimento não precisa ser complicado ou exagerado. Deve-se optar pelo simples, verdadeiro e genuíno, mostrando apreço pelo excelente trabalho.
5. Elogie estimulando o crescimento
Atrair e reter colaboradores é uma arte que só pode ser dominada se a empresa valoriza o crescimento do seu time. Toda vez que for repassar um feedback positivo ao profissional, sinalize o interesse em vê-lo crescer e de quais formas ele pode fazer isso.
Atenção: ofereça as ferramentas necessárias para a sua evolução. Limitar-se aos elogios pode não ser o suficiente para que ele se engaje ao negócio. É preciso que os profissionais vejam que os colegas alcançam novos postos e que a empresa trabalha com um plano de crescimento para todos eles.
A oportunidade deve ser tangível. Do contrário, além de não causar impacto na motivação, os colaboradores se tornam improdutivos, gerando um problema onde englobam outros profissionais. Sendo assim, elogie, mas cumpra as promessas, atestando que a empresa deseja e facilita o crescimento.
6. Valorize as ideias
Não tem jeito, um dos elementos fundamentais para a construção e o desenvolvimento de uma empresa de sucesso é o trabalho desempenhado pelas equipes.
Empresas devem confiar nos times que construíram e na capacidade de colaboração de cada profissional escolhido para fazer parte do negócio. Dito isso, é importante que os processos de criação e decisão não fiquem apenas na mão dos gestores e que todos sejam convidados a contribuir com suas ideias.
As melhores empresas para trabalhar são abertas e inovadoras. Não subestime ninguém, motive cada profissional a dizer o que pensa e desenvolva projetos utilizando as sugestões como gancho. Isso gera o senso de pertencimento à equipe, aumenta a motivação e promove bons resultados.
Aplique os cuidados necessários nesse momento
Na hora que for elogiar um funcionário, fique atento às boas práticas para que isso seja feito. Dê o feedback da mesma forma que gostaria de receber e pergunte como ele gostaria de ser reconhecido. Afinal, o elogio deve estar acompanhado do reconhecimento.
Alguns funcionários podem gostar de demonstrações públicas que exaltem o bom trabalho, outros apreciam algo mais discreto. Respeitar os desejos dos colaboradores e usar o bom senso é sempre uma boa pedida.
Como você aprendeu ao longo do artigo, o importante é que o elogio aconteça, seja verdadeiro e capaz de engajar o colaborador com a empresa.
Vale lembrar que, por fazer parte de uma cultura de reconhecimento, os elogios não são limitados do líder ao colaborador. A própria equipe deve ser estimulada a reconhecer o papel dos colegas dentro de um projeto, exaltando suas ações positivas.
Gostou das nossas dicas sobre formas de elogiar seu funcionário? A equipe é o bem mais valioso para o negócio. Cuide dela com carinho, sinalize quando estão fazendo um bom trabalho e colha os bons frutos dessa prática.
Gostou do conteúdo? Com as ações certas, elogiar funcionários com clareza promove um bom clima organizacional. Então, aproveite também para ler sobre como um diagnóstico organizacional é tão importante para gerar conexão em sua empresa.