As intensas mudanças do mercado, principalmente, com a entrada da geração Y nas empresas, trouxe às organizações a necessidade de promover ações cada vez mais dinâmicas para atrair e reter colaboradores. As vantagens do job rotation podem contribuir de maneira positiva com a experiência do colaborador, um dos pilares do futuro do trabalho.
Essa técnica, além de possibilitar que os profissionais atuem em diversas áreas da companhia — o que ajuda a dar uma visão mais ampla do negócio —, traz diversos benefícios competitivos às organizações. Quer saber mais sobre as vantagens do job rotation e como implantá-lo na empresa? Contamos tudo para você, agora!
O que é job rotation?
Job rotation é o rodízio de tarefas e funções entre os times de uma organização. Nesse modelo, os profissionais são estimulados a emergirem em diferentes áreas, ampliando o seu leque de competências.
Esse tipo de ação, além de fortalecer o sistema organizacional como um todo, influencia diretamente o desenvolvimento dos colaboradores. Afinal, eles se tornam mais preparados para encarar um mercado de trabalho multifacetado.
Como funciona o job rotation na prática?
Com a especialização se tornando cada vez mais estratégica para o mercado e as carreiras, hoje, é difícil achar quem tenha uma visão 360º da empresa em que trabalha — por mais que tenha anos de casa. Na prática, o job rotation proporciona a um colaborador exercer outras atividades.
Desse modo, ele conhece melhor mais áreas e a própria dinâmica organizacional. Em geral, essa técnica é usada em cargos iniciantes — juniores ou, até mesmo, trainees. Mas, nada impede que o job rotation também abranja colaboradores mais seniores.
Cada empresa coloca o plano em ação de uma forma, podendo o rodízio acontecer em um período de seis meses, um mês ou até um dia. É algo comum em empresas de grande porte, como multinacionais, mas dependendo das necessidades do negócio, o job rotation funciona bem em empresas de todos os portes.
É importante, no entanto, que os setores envolvidos no rodízio sejam organizados e sólidos no seu processo operacional. Isso porque o maior objetivo é o aprendizado — e ninguém aprende se o ambiente for confuso.
Um bom exemplo prático de job rotation é dar a um colaborador da área de marketing ou comunicação a oportunidade de atuar no atendimento, na assessoria de imprensa ou na gestão de mídias. Depois da experiência, esse profissional vai ter um domínio maior da estrutura comunicacional da sua empresa.
O job rotation requer um planejamento adequado aos setores existentes e precisa considerar as características dos colaboradores participantes. Além disso, os responsáveis pelo RH e os gestores devem estar devidamente treinados para lidar com todas as possíveis situações vindas do processo.
Qual é o momento ideal para implantar o job rotation?
Você deve estar se perguntando se sua empresa está pronta para investir no job rotation, não é mesmo? Ter um time bem alinhado ao fit cultural e com uma boa visão do negócio é o primeiro passo para garantir uma implantação de sucesso.
Outro ponto fundamental é garantir que o mindset da alta gestão esteja alinhado com esse tipo de metodologia de trabalho. Do contrário, sem o apoio desses líderes, provavelmente, será impossível implementar o job rotation na organização.
Além disso, é preciso garantir que os talentos da companhia tenham as competências técnicas e as soft skills necessárias para atuar em diferentes áreas.
O perfil dos colaboradores — criativo e resiliente — também deve ser aberto a mudanças. Isso porque enfrentarão alguns desafios na alternância de função, a maioria relacionada à adaptabilidade, o que é muito normal para um primeiro momento.
A empresa deve estar preparada para realizar modificações contratuais e ter um planejamento para suportar as demandas de cada área. Isso somente será possível se a companhia puder contar com uma gestão realmente comprometida em fazer os processos funcionarem, com essas ações bem embasadas.
Por que aderir ao job rotation?
A ideia é bem interessante, mas por que seria válido trazer a experiência para os colaboradores da sua empresa? Logo a seguir, estão elencadas as principais vantagens do job rotation. É bom ter em mente que o maior ganho é o fortalecimento enquanto organização.
Ao experimentar mais áreas e funções, as pessoas criam uma relação estreita com a empresa, entendem o negócio a fundo e os processos de forma macro, e têm a chance de crescer não só internamente, mas na própria carreira. Empresas com capital humano mais forte e preparado prosperam mais.
Quais são as vantagens do job rotation?
Agora que você já sabe o que é e qual o melhor momento de implantar o job rotation nas organizações, veja quais são as principais vantagens dessa metodologia de trabalho.
Aumenta o desenvolvimento da equipe
Gerenciar equipes que estão em processo de job rotation pode ser um grande desafio, principalmente, com relação à adaptabilidade de processos. Isso pode ser muito bom para motivar os talentos da organização, sobretudo, os da nova geração de trabalhadores.
Outra vantagem é que o colaborador pode descobrir novas áreas e atividades que realmente gosta de executar.
Identifica em quais áreas os profissionais podem ser mais úteis
Com o job rotation, as competências e habilidades do futuro nos profissionais ficam mais evidentes. Vale lembrar que o contrário também acontece, ou seja, os pontos fracos são evidenciados.
Os colaboradores podem despertar interesse por outras atividades dentro da companhia, o que ajuda a gestão de pessoas a identificar as funções certas para cada profissional que faz parte da corporação.
Oferece novas perspectivas ao time
Quando os colaboradores têm a oportunidade de atuar em diferentes áreas, eles se tornam profissionais mais completos e desejados pelo mercado de trabalho.
Além disso, em caso de desfalque na equipe, a vaga pode ser preenchida por um integrante que já faz parte da organização. Assim, não há necessidade de novas contratações — o que otimiza a mão de obra na empresa.
Diminui o turnover e aumenta o desenvolvimento dos profissionais
Ao implementar o job rotation, a empresa tem à disposição uma maneira eficiente de ajudar os funcionários a descobrir suas competências e habilidades. Com isso, contribui para que os profissionais identifiquem em qual área melhor se encaixam.
As pessoas passam a se sentir mais valorizadas como profissionais e como indivíduos, o que favorece a retenção de talentos na organização.
Traz mais produtividade
Quando os colaboradores têm uma visão geral do negócio e estão motivados a alcançar seus objetivos, eles conseguem desenvolver uma grande autonomia para executar as funções. Isso ajuda a otimizar processos, o que eleva a produtividade individual e em grupo.
Reduz os custos
Por ser uma das técnicas de treinamento mais práticas que existem, o job rotation é capaz de desenvolver competências muito mais rapidamente do que outras ações de desenvolvimento humano, como palestras e workshops. Além disso, exige muito menos investimento do que se comparado aos treinamentos tradicionais.
Como implantar o job rotation nas organizações?
Para completar essa jornada de conhecimento, confira os dois principais passos para que o job rotation faça parte da rotina da sua empresa.
Converse com os colaboradores
Saber a opinião dos funcionários, a fim de entender o que eles acham da implantação do job rotation na empresa, é fundamental para garantir o sucesso das ações. Por isso, é importante que a gestão de RH:
- identifique quais são os receios e temores dos colboradores, para dissociá-los com argumentos;
- explique quais são os objetivos do job rotation e o que se espera dos profissionais e dessa estratégia;
- coloque-se à disposição, junto à liderança da empresa, para dar orientações, suporte e auxílio quando solicitado;
- divulgue os diferenciais dessa prática;
- faça a transição aos poucos, simplificando as ideias, quando necessário;
- divulgue os resultados para que mais pessoas se engajem e se motivem com a ideia.
Faça experimentos com as áreas envolvidas
Implantar todas as ações de uma só vez pode trazer grandes transtornos. Logo, é aconselhável estabelecer etapas e escolher alguns colaboradores para testar o job rotation na organização. Isso facilita o monitoramento, com ajustes pontuais, e aumenta a performance.
Não se esqueça de mensurar resultados
Para divulgar resultados, é preciso mensurá-los. Não faz sentido implantar uma técnica dessa relevância na empresa se não for acompanhar de perto a experiência.
Assim como é essencial planejar a implementação, a gestão de RH pode criar um sistema de avaliação para acompanhar o job rotation e contar com a ajuda da inteligência de dados.
Isso serve como insumo para realizar os devidos ajustes na estratégia, sempre que necessário. A avaliação pode se basear tanto em habilidades e competências absorvidas quanto em outras métricas mais relevantes para o objetivo principal da empresa com a técnica.
Apresente feedbacks pertinentes
Com os resultados, também é possível dar retornos produtivos aos colaboradores. Isso ajuda a alinhar suas expectativas e, claro, a alimentar a cultura do feedback dentro da organização.
É possível oferecer uma avaliação de desempenho mais certeira, o que facilita as trocas com os colaboradores e o próprio processo de job rotation — que passa a acontecer de forma mais integrada.
Você viu até aqui que o job rotation é uma técnica eficiente para aproveitar melhor os talentos da organização, ao mesmo tempo em que desenvolve os profissionais para terem uma visão geral do negócio. Como consequência, todas as ações das equipes se tornam mais acertadas e produtivas.
Para o sucesso da implementação, é preciso trabalhar o mindset dos times e da alta gestão da empresa, de modo que possíveis receios sejam esclarecidos. O RH deve investir em diálogo e mostrar cases de empresas do mesmo segmento da corporação que obtiveram sucesso com as iniciativas e vantagens do job rotation.
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