Contratar bons vendedores não é uma tarefa fácil, pois além das tradicionais dúvidas sobre os tipos de contrato de trabalho ou o melhor formato de contratação (PJ ou CLT), o profissional de RH tem a missão de ajudar a gestão na qualificação desses profissionais, isto é, com os treinamentos de vendedores.
Afinal, quem trabalha com vendas precisa estar sempre atualizado quanto às novas técnicas e estratégias comerciais. Saber vender até pode ser um dom, mas isso não significa que o talento não pode ser aperfeiçoado.
Por isso, toda empresa deve investir em capacitação para que seus times de vendas estejam preparados para atender o público-alvo e sejam bem-sucedidos na negociação.
Então, se você está pesquisando por onde começar para capacitar seu time de vendas, confira 6 dicas importantes neste artigo. Vamos conferir?
A importância do treinamento na área de vendas
A capacitação é essencial no desenvolvimento profissional e um indicativo claro de um colaborador empenhado em avançar e contribuir significativamente para o sucesso de uma empresa.
No universo das vendas, a importância de um treinamento direcionado e eficaz é ainda mais pronunciada. Ele não só reflete a ambição de um profissional em se destacar, mas também é um investimento direto na capacidade da empresa de prosperar em um ambiente de mercado cada vez mais competitivo.
Confira a seguir por que é importante treinar sua equipe de vendas:
Melhora a performance do time
Se o time aprende novas técnicas de vendas, aperfeiçoando sua capacidade de se comunicar com o cliente, ele se torna mais apto a conquistá-lo e retê-lo. Isso não apenas eleva os índices de sucesso em vendas, mas também impulsiona a lucratividade da empresa.
Aumenta a motivação
Uma equipe alinhada e bem-treinada, em geral, é uma equipe motivada. Nesse sentido, o treinamento sincroniza os membros da equipe em objetivos comuns, promovendo um ambiente onde o suporte mútuo faz parte do processo. Com certeza, isso resulta em um esforço coletivo mais robusto para alcançar metas.
Mais credibilidade para a empresa
A equipe de vendas é a embaixadora da marca perante os clientes. Por isso, um treinamento eficaz assegura que cada interação com o cliente reforce a imagem positiva da empresa. Consultores de vendas bem-preparados são sinônimos de confiança e profissionalismo, elementos fundamentais para a construção e manutenção de uma reputação sólida no mercado.
Por exemplo: se o negócio faz um esforço para vender uma imagem positiva, mas o representante do negócio a contradiz, o cliente fica confuso e não avança com a negociação, pois entende que não pode confiar na empresa. Por outro lado, um consultor bem-treinado dá credibilidade e reforça a boa reputação.
Facilita a adaptação às mudanças do mercado
O treinamento contínuo permite que a equipe de vendas se adapte rapidamente às mudanças do mercado e às expectativas dos clientes. Isso é crucial para manter a competitividade e para responder de forma ágil às oportunidades de negócios que surgem.
Desenvolvimento das habilidades de vendas
O processo de vendas tem algumas etapas e, para avançar bem por elas, é necessário contar com algumas habilidades. São elas que devem ser desenvolvidas (ou aperfeiçoadas) em um treinamento comercial.
Veja quais são as etapas a seguir:
1. Comunicação
No processo de vendas, a comunicação eficaz é a chave para esclarecer dúvidas e construir confiança. Por exemplo, no caso de um cliente em busca de um ar-condicionado, ele não apenas deseja informações sobre a confiabilidade e eficiência energética do produto, mas também procura clareza sobre as formas de pagamento e suporte pós-venda.
Nesse processo de decisão de compra, a habilidade do vendedor em fornecer essas informações de maneira clara e convincente é fundamental para que o cliente realize a compra.
Comunicação verbal
Nesse contexto, a arte da comunicação em vendas reside na capacidade de adaptar a linguagem ao público-alvo. Isso significa entender e refletir as nuances linguísticas e culturais que ressoam com diferentes demografias.
Para um público idoso, por exemplo, é preferível uma abordagem direta com um vocabulário simples, evitando o uso de jargões e gírias que podem confundir o entendimento sobre o produto ou serviço.
Por outro lado, ao interagir com clientes de uma startup de tecnologia, o uso de uma linguagem contemporânea, incluindo gírias, pode ser não apenas aceitável, mas também altamente eficaz.
Comunicação não verbal
Além disso, a comunicação adaptativa vai além das palavras, pois envolve a leitura de sinais não verbais, assim como, a escolha do canal de comunicação preferido pelo cliente (digital ou tradicional) e a personalização da experiência de venda para atender às expectativas e necessidades individuais.
2. Empatia
Vender por vender não faz mais sentido. Hoje em dia, os consumidores têm procurado marcas que realmente se importem com suas necessidades, e quem é capaz de demonstrar essa prática sai na frente da concorrência.
Com certeza, a empatia agrega a um atendimento ou venda quando o vendedor se põe no lugar da pessoa e, com isso, se prontifica e se esforça para solucionar seu problema.
3. Negociação
Na área de vendas, a flexibilidade é importante e os clientes sabem disso, pois sempre vai ter aquele cliente que vai tentar um preço mais acessível.
É para esse público que o consultor deve estar preparado para oferecer uma boa oferta, que permita aproveitar o negócio, sem sacrificar o lucro da empresa (nem sua comissão).
Isso pode envolver a criação de pacotes personalizados, oferecendo termos de pagamento flexíveis ou adicionando valor sem aumentar custos, como estender a garantia ou oferecer um serviço adicional.
4. Treinamento em atendimento ao cliente
O atendimento é uma prioridade para o consumidor. Quando ele não é bem atendido, é até possível que prossiga com a venda, mas, além de ele não voltar mais, é provável espalhar como foi mal-atendido, reforçando uma imagem negativa da empresa para amigos e parentes.
Sem falar que, na era da Internet e das redes sociais, as opiniões ganham uma proporção maior e podem afetar irreversivelmente a credibilidade de uma organização.
Em outras palavras, o bom atendimento não apenas assegura que o cliente feche a compra, mas que lembre da empresa quando precisar novamente do produto/serviço e faça a famosa recomendação boca a boca.
Por fim, um bom atendimento dever ser 100% focado em solucionar a demanda do cliente, pondo-se em seu lugar para resolver o problema com eficiência e agilidade, reduzindo a burocracia.
Desse modo, treinar a equipe de vendas para atender bem deve respeitar como a empresa se comunica e, ainda, quem é seu público-alvo.
5. Estratégias de marketing para vendedores
Marketing e vendas andam juntos e podemos afirmar que um depende do outro. Quanto mais por dentro das estratégias de marketing os vendedores estiverem, mais chances de se beneficiarem e finalizarem mais negociações.
Aqui estão algumas estratégias de marketing essenciais que os vendedores podem utilizar:
- Gatilhos Mentais: utilizar gatilhos psicológicos, como urgência (ofertas por tempo limitado), escassez (quantidade limitada disponível), e prova social (testemunhos de clientes satisfeitos), para incentivar os clientes a agir rapidamente;
- Storytelling: empregar narrativas envolventes para criar uma conexão emocional com o produto ou serviço, tornando a proposta de valor mais memorável para o cliente;
- Marketing de Conteúdo: compartilhar conteúdo valioso e informativo ajuda a resolver problemas, ou responder a perguntas que os clientes possam ter, estabelecendo a marca como uma autoridade confiável no assunto;
- Personalização: adaptar a abordagem de vendas e comunicação para atender às necessidades e preferências específicas de cada cliente, aumentando a relevância e a eficácia da mensagem.
6. Framework de vendas: BANT e SPIN selling
O SPIN selling é uma metodologia que surgiu nos anos 1980 e serve como base para o processo de venda de diversas empresas. Em síntese, consiste em estruturar o trâmite comercial por meio de perguntas estratégicas para finalizar a venda. A sigla SPIN significa Situação, Problema, Implicação, Necessidade.
Essas questões demonstram conhecimento e propriedade do vendedor, o que passa credibilidade e confiança ao cliente para que ele prossiga com a compra.
Já o BANT é uma ferramenta para qualificar clientes. Sua premissa é focar naqueles que têm maior potencial de finalizar a compra, por isso, trata-se de uma técnica que otimiza tempo do time, permitindo que sejam mais estratégicos e consigam focar em outros processos complementares, como os de pós-venda.
Por fim, os treinamentos de vendedores não são apenas úteis, mas necessários para a sustentabilidade do negócio. Com certeza, alinhar e desenvolver seu time de vendas é o que potencializa os resultados e reforça a credibilidade da empresa.
Por isso, vale a pena investir nesse tipo de capacitação, e o RH pode ser um importante aliado, não só na seleção desses profissionais, como em seu treinamento e aplicação da avaliação de reação dessas iniciativas.
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