A avaliação de reação em treinamentos é uma maneira de interpretar como está sendo o resultado dos esforços de educação corporativa feitos para qualificar a equipe. Embora seja muito importante dentro de qualquer empresa, ela nem sempre é utilizada pelos gestores.
Para que você conheça melhor esse instrumento e saiba como empregá-lo a favor dos seus resultados, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Então, aproveite para saber mais, tirar suas dúvidas e checar as melhores dicas sobre a avaliação de reação!
O que é avaliação de reação?
A avaliação de reação é apenas a primeira etapa de uma metodologia de análise sobre os retornos que um treinamento é capaz de proporcionar.
Para que essa avaliação do treinamento seja completa, ainda são considerados outros níveis de análise, como a avaliação de:
- aprendizado — para identificar o que foi internalizado e construído pelos colaboradores;
- comportamento — para perceber quais atitudes mudaram a partir do novo conhecimento;
- resultado — para descobrir qual foi a contribuição financeira e os ganhos reais do negócio.
Objetivo da avaliação de reação
O objetivo dessa primeira etapa é entender, de forma quantitativa e qualitativa, como foi a aceitação do conteúdo do treinamento pelos colaboradores e avaliar os resultados obtidos a partir dele — seja um treinamento propriamente dito, uma palestra, um workshop ou um mentoria, consultoria e afins.
Assim, é possível verificar se o investimento aplicado trouxe retorno e atingiu os objetivos esperados pela empresa.
Esse é um levantamento que pode ser feito por meio de formulários ou de uma rápida entrevista, bem como de perguntas discursivas ou objetivas. Assim, os próprios profissionais podem relatar como perceberam os novos aprendizados.
Com ela, a empresa pode entender melhor:
- o quanto os colaboradores engajaram com os novos conhecimentos;
- qual foi o valor percebido por eles em relação ao treinamento;
- quais melhorias eles acreditam ser necessárias para treinamentos futuros.
Quando a avaliação de reação pode ser aplicada?
A ideia da avaliação de reação é justamente entender se o treinamento foi eficiente em relação àquilo que ele se propôs. Por isso, o ideal é fazê-la em um período próximo a esses eventos.
Logo, pense em realizar a avaliação de reação no período de até 15 dias após o evento em si. Dessa maneira, as pessoas vão se lembrar melhor dos detalhes e conseguir trazer aspectos ainda mais ricos às suas descrições.
Como fazer avaliação de reação?
Alguns pontos cruciais sobre como fazer avaliação de reação dizem respeito:
- manter o anonimato dos respondentes;
- facilitar a coleta dos dados por meios digitais;
- entender que ela é apenas uma das etapas de análise, a primeira.
É preciso considerar os quatro níveis de avaliação que mencionamos para ter um feedback mais consistente.
Além disso, pense nas temáticas que separamos a seguir para formular perguntas estratégicas no seu próprio instrumento avaliativo. Confira!
1. Relevância e interesse pelo tema
A percepção dos colaboradores sobre a relevância do tema diz muito sobre o quanto eles se mantiveram interessados no conhecimento compartilhado.
Muitas empresas cometem o erro de fornecer treinamentos sobre questões que não são, de fato, valiosas para a equipe ou que sequer têm uma aplicabilidade no negócio. Caso o resultado dessa pergunta seja negativo, procure investigar o porquê.
2. Nível de participação
Também é interessante questionar os colaboradores sobre o nível de participação que eles acreditam que os seus colegas tiveram durante o treinamento.
Essa é uma maneira de entender se a resposta geral dada pela equipe é consistente e se os respondentes estão sendo sinceros.
3. Tempo de duração
A duração do programa também é um fator a ser observado, uma vez que influencia diretamente no interesse, foco e concentração dos participantes.
Se for curto demais, pode ser percebido como irrelevante. Mas se durar muito, pode ser incapaz de prender a atenção e gerar concentração suficiente para processar e dialogar com o conteúdo.
4. Estrutura do evento
No caso de eventos que demandem deslocamento, a estrutura também deve ser avaliada — especialmente para descobrir se pode ser repetida ou se deve ser substituída da próxima vez.
Os dois principais aspectos são: o local do treinamento e o coffee break ofertado. Essas variáveis ajudam a entender melhor se as pessoas estavam confortáveis ou não no local.
É o caso de refletir, por exemplo, se não seria mais adequado realizar uma capacitação remota, ou se é preciso trocar o lugar em que o evento foi realizado.
5. Desempenho do palestrante
Por fim, é crucial questionar sobre o desempenho do palestrante. Como esse é o profissional responsável por conduzir o compartilhamento de conhecimento, é fundamental que ele consiga estabelecer uma conexão com o público e que mantenha o conteúdo atrativo e o evento, interativo.
Por que avaliar reações?
As reações são a parte inicial da avaliação de um treinamento, como você já viu. A sua avaliação serve justamente para analisar de maneira mais profunda o quanto o evento está adequado ao fit cultural da empresa e ao perfil dos seus colaboradores. Se o programa não for bem percebido pelos profissionais, então, ele pode não ser completamente eficiente.
Embora existam outros aspectos a serem observados, como o impacto que o treinamento tem no comportamento das equipes, a experiência toda deve ser positiva para as pessoas. Logo, saber o que é avaliação de reação e aplicá-la após esses eventos é um instrumento para estabelecer uma espécie de melhoria contínua.
As perguntas vão ajudar a elucidar quais foram os pontos fortes e as principais fragilidades associadas ao treinamento. Desse modo, você saberá o que deve ser mantido para as próximas oportunidades e o que deve ser reformulado.
Inclusive, uma ótima ideia é unir essa avaliação à aplicação da metodologia DISC, por exemplo. Se o resultado da avaliação de reação foi muito negativo, talvez seja porque o estilo de treinamento não está alinhado ao perfil comportamental dos talentos, percebe?
Como você pode ver, a gestão do desenvolvimento dos colaboradores é muito estratégica. Então, é fundamental exercitar a capacidade de estar sempre olhando para os fatores indiretos que possam estar relacionados ao resultado — em especial quando ele for negativo.
Dessa maneira, terá todos os instrumentos para tornar os programas de treinamento e qualificação mais eficientes e interessantes. Consequentemente, a avaliação de reação também pode ser uma forma de manter sua equipe motivada, engajada e altamente produtiva. Então, é uma boa ideia usar o recurso a favor dos seus próximos eventos.
E, na sua empresa, como você avalia a reação em treinamentos? Comente aqui abaixo!