Recrutamento perfeito

Recrutamento Perfeito da Catho: entenda o que é e como contratar

Quando se trata de recrutamento, o foco é atrair, selecionar e projetar os candidatos adequados para uma ou mais posições dentro da organização, sejam permanentes ou temporários.

Embora existam muitas maneiras de atrair pessoas e novos métodos sejam frequentemente introduzidos, o Recrutamento Perfeito da Catho tem a tecnologia ideal para garantir eficiência e rapidez no processo seletivo.

Continue a leitura para entender:

  • o que é importante ao contratar um funcionário;
  • contratação data driven e seus benefícios;
  • o conceito de Recrutamento Perfeito,
  • que vantagens ele oferece,
  • como funciona;
  • como são feitas a busca e a filtragem de currículos;
  • informações para contratar o serviço. 

O que é importante ao contratar um novo funcionário?

É essencial olhar para uma possível nova contratação e pensar sobre o potencial de crescimento da pessoa dentro da empresa. Como seria o ciclo de vida de seus funcionários?

Além das habilidades necessárias para fazer o trabalho, que outras capacidades eles têm? São ótimos solucionadores de problemas, sabem como contornar um conflito e onde procurar a resposta? Se sim, isso mostra que não precisam de orientação e apoio constantes para tomar decisões bem-sucedidas.

Entretanto, as habilidades sociais também são um fator relevante para o crescimento geral e potencial dentro da empresa. Eles interagem bem uns com os outros? Tentam alcançar mais do que é para fazer? Têm algum perfil de liderança capaz de promover sua posição no mercado?

Todas são ótimas perguntas que podem ajudá-lo a decidir se uma pessoa permanecerá ou não por muito tempo na empresa. Daí vem a importância da contratação data driven.

O que significa contratação data driven e quais os benefícios?

O recrutamento baseado nesse tipo de contratação é capaz de coletar uma quantidade considerável de informações sobre candidatos, empresas e processos para tornar o trabalho mais eficiente.

Em outras palavras, significa eliminar as suposições da seleção de candidatos e aumentar drasticamente a probabilidade de contratar a pessoa certa para um cargo. 

Para você entender melhor, acompanhe outras vantagens.

Mede as métricas de qualidade 

Um grande número de recrutadores modernos reconhece que investir na qualidade das contratações é um pré-requisito para obter melhores resultados. Isso porque o desempenho geral da organização é beneficiado a longo prazo. 

Entretanto, quando se trata de encontrar a combinação certa para uma vaga de emprego, existem certos fatores que não podem ser ignorados a qualquer custo. Isso geralmente inclui o conjunto de habilidades do candidato, qualificações educacionais, experiência anterior de trabalho e assim por diante.

Além de aumentar suas chances de recrutar o talento certo, uma abordagem de contratação baseada em dados também facilita a criação de uma estratégia de recrutamento de negócios robusta. Considere métricas como candidatos qualificados por requisição, taxa de rotatividade, desempenho de novas contratações e outros detalhes para determinar a eficácia do processo de recrutamento.

Avalia a experiência do candidato  

É verdade que a experiência do candidato tem sido objeto de debate há anos. No entanto, existem muitas empresas em todo o mundo que ainda consideram trabalhoso melhorar esse aspecto do processo de recrutamento. A boa notícia é que os recrutadores podem oferecer uma experiência perfeita para o candidato, sem enfrentar qualquer tipo de dificuldade, implantando com eficácia o conjunto certo de ferramentas.

Se identificar pontos de dados específicos e usar análises, você pode determinar os fatores que estão impactando negativamente a experiência do candidato. Além disso, é importante considerar que a maioria das pessoas não está interessada em concluir processos de inscrição demorados, pois consomem muito tempo. 

Portanto, é preciso se esforçar continuamente para tornar o processo de inscrição o mais simples possível. 

Promove a tomada de decisões com base em dados  

Você nunca deve confiar na sua intuição quando se trata de recrutar novos funcionários. Principalmente, porque as decisões de recrutamento que não são totalmente baseadas na razão e na lógica geralmente levam a contratações ruins. 

Embora você possa achar um candidato extremamente simpático, isso de forma alguma indica que ele será um ativo valioso para sua organização. Por esse motivo, é essencial remover as suposições e gargalos semelhantes do processo de recrutamento. 

A contratação baseada em dados permite que os recrutadores tomem decisões perspicazes para que possam simplificar, sem esforço, o processo de seleção de candidatos. Os dados consideram as habilidades, o comportamento e outras variáveis ​​do candidato para encontrar o mais adequado para o trabalho.

Diminui o tempo e o custo de contratação  

É fato que as estratégias de recrutamento baseadas em dados podem fazer maravilhas para diminuir o tempo geral e o custo por contratação. Ao aderir adequadamente a uma abordagem assim, é possível analisar com eficácia o tempo total necessário para preencher as vagas de emprego abertas na empresa. 

Portanto, depois de obter acesso a todos os insights cruciais, você pode usar os dados para identificar e corrigir gargalos nas diferentes fases do processo de recrutamento. 

Outro ponto importante é que a redução substancial no tempo total necessário para contratar também ajuda a diminuir o custo por locação. 

Prevê orçamentos com base em dados  

Muitas vezes, os recrutadores e gerentes de contratação enfrentam dificuldades quando se trata de prever um orçamento para as várias despesas organizacionais. Além disso, estipular a quantidade total de dinheiro que a organização requer para a contratação de novos talentos é uma tarefa complexa. 

No entanto, as técnicas de recrutamento baseadas em dados tornaram a previsão de orçamento mais fácil. Ao acompanhar as métricas essenciais de RH, como taxa de rotatividade anual, movimentos entre departamentos e outros, é possível criar um orçamento adequado para sua empresa gerenciar todos os custos associados ao processo de contratação.

É um fato bem conhecido que a maioria das empresas em todo o mundo está optando por estratégias de aquisição de talentos baseadas em dados em vez dos métodos tradicionais de recrutamento. O maior benefício dessa abordagem é que ela torna viável para os recrutadores utilizar os dados coletados no passado para melhorar suas futuras decisões de contratação. 

conte com a catho

É importante levar em conta que, para que seus processos de recrutamento respondam com eficácia às necessidades de curto prazo, devem ter os recursos adequados. 

As demandas urgentes costumam ser as mais vitais para o desempenho dos negócios. Eles são os únicos que permitem que você aproveite as oportunidades de crescimento imediato que os concorrentes podem não ser responsivos o suficiente para atender. 

Se sua equipe de RH não dimensionar e acomodar requisitos de curto prazo ou de alto volume, isso afetará a capacidade da sua empresa lucrar com as oportunidades.

O que é o Recrutamento Perfeito?

É uma solução da Catho que permite à empresa realizar buscas ilimitadas na base de candidatos do site. Dessa forma, além de publicarem as vagas, a organização pode adquirir o Recrutamento Perfeito e buscar ativamente pelos candidatos de acordo com o perfil desejado.

Quais as vantagens?

Agora que você já sabe do que se trata, confira as principais vantagens de utilizar o Recrutamento Perfeito de acordo com Camila Braga, gerente sênior de marketing B2B.

Agilidade e autonomia no processo

A empresa não precisa aguardar pelos candidatos interessados pela vaga. Com apenas alguns cliques, é possível ter acesso a uma lista de diversos profissionais compatíveis e convidá-los para uma entrevista.

Exatidão nos resultados de busca

Algoritmos de aprendizado de máquina combinam candidatos com empregos. Isso não seria viável de outra forma, pois, com cada posição aberta atraindo centenas de pessoas, os gerentes de contratação seriam inundados com inscrições que eles não podem revisar em um determinado momento. 

Redução de ideias preconcebidas

O preconceito inconsciente é, talvez, um dos obstáculos mais comuns e difíceis de superar no recrutamento de qualidade. Com a tomada de decisões conduzida por algoritmos e insights de aprendizado de máquina, o sistema de Inteligência Artificial ajuda a eliminar o problema, criando um processo de contratação mais objetivo e justo.

Questões jurídicas reduzidas

Por meio de um sistema de recrutamento e seleção estabelecido, é possível tornar o processo de contratação mais justo e transparente. Assim, os trabalhadores não enfrentam discriminação e sabem que suas informações pessoais serão mantidas em sigilo. Outro benefício é que a sua empresa fica livre do risco de ações judiciais.

Economiza tempo com treinamento

O tipo certo de contratação e seleção também ajuda a empresa a economizar tempo com capacitação. Ao contratar o profissional certo com as habilidades certas, ele estará pronto para começar a trabalhar, exigindo apenas um treinamento mínimo.

Menos erros no recrutamento

As tarefas que são automatizadas com IA e aprendizado de máquina também são menos propensas a erros humanos e, portanto, mais capazes de melhorar a eficácia geral do processo de contratação.

Com o tempo, empregadores e recrutadores podem passar mais tempo com os candidatos e menos tempo fazendo tarefas repetitivas. Isso resulta em um acréscimo na produtividade, além de menor custo por contratação.

Engajamento na base de candidatos da Catho

Milhares de candidatos pagam uma assinatura para ter acesso ao serviço e, portanto, estão em busca de novas oportunidades. 

Assim que adquire a solução a empresa tem à sua disposição diversos filtros que permitem refinar sua busca e acelerar o processo de recrutamento do profissional desejado.

Filtro avançado de geolocalização

Tecnologia que permite identificar os candidatos que residem mais próximos à empresa. A geolocalização refere-se ao recurso capaz de identificar uma localização geográfica, desde uma vasta faixa de terra até uma agulha em um palheiro.

Facilidade na gestão online 

O processo seletivo tem uma área exclusiva que permite organizar os currículos por pastas, enviar mensagens aos candidatos, agendar entrevistas e gerenciar diversos processos simultaneamente.

Atração de candidatos de melhor qualidade

Ciclos de recrutamento mais curtos tornam mais fácil atrair candidatos de alta qualidade. Ao rastrear os candidatos com alto potencial, você aumenta as chances de reter o interesse deles, enquanto um processo mais lento corre o risco de deixá-los tentados a procurar outro lugar.

Também aumenta a probabilidade de os novos contratados iniciarem as funções com uma ótima impressão da sua marca. Isso aumenta o envolvimento nas primeiras semanas cruciais do emprego, melhorando as chances de sucesso a longo prazo.

Como funciona o Recrutamento Perfeito?

Pense no Recrutamento Perfeito como um sistema capaz de procurar, encontrar e apontar o candidato certo para a sua vaga, de acordo com o que você deseja. Uma precisão que só existe graças à tecnologia de Inteligência Artificial desenvolvida especialmente para o setor de recrutamento e seleção.

Os benefícios de usar IA dessa forma são bidirecionais. Isso significa que, com automação, o gestor faz mais em menos tempo. Por outro lado, os profissionais têm uma melhor experiência de candidatura, com praticidade na interação, respostas imediatas às consultas, atendimento contínuo, agendamento de entrevistas e envio de outras informações necessárias.

E você não precisa se preocupar com a ideia de que a tecnologia vai roubar o lugar da equipe de RH. Afinal de contas, o principal prejudicado aqui é o trabalho repetitivo. Nesse sentido, os funcionários ganham tempo para se concentrar em tarefas mais estratégicas.

Segundo Camila, “além da combinação de diversos filtros avançados, nosso sistema utiliza algoritmos de Inteligência Artificial que permitem apresentar à empresa os candidatos mais compatíveis ao perfil buscado, aumentando as chances de encontrar o profissional ideal”.

Como são a busca e a filtragem de currículos no Recrutamento Perfeito?

O algoritmo de triagem de currículos compara o perfil do candidato com os requisitos de trabalho de uma maneira confiável e rápida. Sendo assim, é possível percorrer todo o banco de dados e encontrar pessoas com apenas alguns cliques.

Tudo isso por meio de uma interface de pesquisa moderna e com filtros de pesquisa avançados. Dessa forma, você pode pesquisar informações sem esforço e encontrar os melhores profissionais de acordo com requisitos específicos.

O Recrutamento Perfeito é adaptado para atender às suas necessidades específicas de recrutamento e manter você atualizado sobre o status de contratação de cada candidato. Isso permite criar um processo de contratação mais eficiente e, ao mesmo tempo, fornece a melhor experiência possível aos candidatos. 

Como contratar o Recrutamento Perfeito?

Para contratar o serviço, basta acessar o site e se cadastrar. Ao fazer isso, você terá acesso aos planos, preços e opções de pagamento. Além de ganhar agilidade e autonomia no processo de recrutamento, ao contratar a solução Recrutamento Perfeito, você terá acesso a uma ferramenta de ponta e desfrutará de todos os benefícios discutidos acima, enquanto economiza tempo e dinheiro com o processo de contratação estabelecido. Entre em contato agora mesmo!

Guia para contratação diversa nas empresas

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.