Engajar os profissionais com a sua marca empreendedora é fundamental para atrair os melhores talentos do mercado. E isso deve acontecer desde o primeiro contato deles com a empresa, o que começa pela página de carreira, espaço destinado à apresentação da marca e divulgação de vagas.
Uma página de carreira que encanta é capaz de gerar identificação e estimular os profissionais não só a se candidatarem às vagas disponíveis, mas também a dar o seu melhor durante o processo de recrutamento e seleção. Isso significa que esse espaço, que muitas vezes é tratado como mera formalidade no site das organizações, requer mais atenção.
Quer construir uma página de carreira mais atrativa? Neste post, vamos abordar qual a importância desse recurso para as empresas. Confira!
O que é página de carreira?
De forma simples, a página de carreira consiste em uma seção no site das empresas que cumpre o papel de apresentar e valorizar a companhia, além de divulgar as oportunidades de emprego disponíveis no momento, o que ajuda no recrutamento interno e externo.
O recurso também faz parte das estratégias voltadas para a construção de uma marca empregadora de sucesso. Por isso, a página de carreira deve trazer à tona o impacto positivo da empresa tanto na vida de seus colaboradores quanto na sociedade em geral, deixando claro quais são os seus valores e propósito.
Todos os conteúdos postados nesse espaço têm a finalidade de encantar e engajar talentos, contribuindo para que se identifiquem com a empresa e queiram trabalhar nela. A partir do contato com uma página de carreira eficiente, os candidatos passam a interagir com a marca de forma mais proativa, o que inclui se candidatar para as vagas abertas e se dedicar às etapas do processo seletivo.
Por que ter uma página de carreira é importante?
É comum que as empresas vejam a página de carreira apenas como um espaço para divulgar as suas vagas de emprego, mas a sua importância vai muito além disso, uma vez que é uma oportunidade de fortalecer a marca e engajar profissionais. Entenda como essa ferramenta beneficia a empresa.
Possibilita o controle narrativo da marca empregadora
Quando um profissional tem interesse em trabalhar em uma empresa, o primeiro local que ele visita é o seu site e a página de carreira para conhecer mais sobre ela e verificar as vagas disponíveis no momento. Portanto, trata-se do primeiro ponto de contato entre um possível candidato e a organização, sendo essencial para atraí-lo.
Ao ter uma página de carreira, você detém o controle da narrativa, ou seja, de como a sua marca é vista, e da experiência dos candidatos. Ela funciona como um instrumento para reforçar uma imagem positiva da empresa e ditar o tom de como são realizados os processos de recrutamento e seleção.
Gera engajamento
Se bem construída e atrativa, a página de carreira pode fazer com que a curiosidade sobre as vagas de emprego se transforme em interesse pela empresa. A combinação entre conteúdo de qualidade e experiência do usuário pode encantar os candidatos e gerar identificação com a marca empregadora.
Permite o rastreamento de tráfego
A implementação de uma página de carreiras também serve de suporte para o marketing do negócio, pois permite o rastreamento de tráfego, evidenciando informações importantes sobre quem a visita, como número de acessos, faixa etária e localização. Esses dados podem ser analisados e utilizados para aprimorar e adaptar o conteúdo a fim de impactar o público desejado.
Como descrever as informações na página de carreira da empresa?
Agora que você já sabe o que é página de carreira e sua importância, é hora de descobrir como descrever as informações que a compõem. Esse passo é decisivo para a atração dos talentos. Veja como isso deve ser feito na prática.
Reforce o propósito da empresa
O propósito da empresa diz respeito à razão pela qual ela existe, o que a leva continuar funcionando todos os dias. Geralmente, ele inclui os problemas que a companhia pretende solucionar, quais pessoas pretende ajudar e de que forma isso é feito.
Esse é o primeiro ponto que pode gerar identificação entre a organização e o candidato às suas vagas. Para tanto, é necessário que o propósito do negócio esteja bem definido e seja descrito de forma clara na página de carreira.
Transmita os valores da marca
Junto ao propósito, os valores são imprescindíveis para engajar os futuros candidatos. Sendo assim, os valores que orientam o trabalho na empresa — como integridade, empatia, diversidade e honestidade — devem estar descritos na página de carreira.
Uma forma funcional de descrever os valores da empresa é por meio de uma lista em bullet points, além de utilizar histórias e depoimentos reais da sua equipe para reforçá-los, bem como fotos de experiências e ações realizadas pela companhia nesse sentido.
Conte a história da empresa
A história da empresa exerce uma função importante na hora de encantar os profissionais do mercado. Partindo desse princípio, conte a história da organização, mostrando como tudo começou e os momentos importantes vividos pela marca, de preferência da forma mais humanizada possível.
Fale do seu clima organizacional
Para estabelecer uma conexão com os profissionais externos, fale sobre o seu clima organizacional, mostrando o quanto é incrível trabalhar na organização. Uma das melhores formas de se fazer isso é a partir do compartilhamento da rotina de trabalho na empresa.
Utilize textos, vídeos e fotos para mostrar os colaboradores interagindo uns com os outros, ações internas voltadas para a valorização dos profissionais e os diferenciais do seu ambiente de trabalho. Use depoimentos reais dos colaboradores para conectar a marca com o público externo e despertar nele a vontade de fazer parte da sua equipe.
Divulgue as vagas de emprego
Dentro da página de carreira você deve reservar um espaço para divulgar as vagas de emprego disponíveis. Descreva as vagas de forma precisa, de modo que o profissional entenda claramente quais são as atividades do cargo e requisitos exigidos, por exemplo, o que evita que perfis incompatíveis se candidatem e participem do processo seletivo.
Nessa parte, também é importante abrir espaço para que os profissionais possam enviar o currículo para empresa. Assim, caso não encontrem uma vaga compatível, possam ficar no banco de talentos da organização para oportunidades futuras.
Exemplo de página de carreira
A Catho tem uma página de carreira que utiliza todos os recursos citamos acima com excelência. Isso começa pela descrição do nosso propósito, que está no topo da página: ‘’mudar a vida das pessoas através do trabalho’’. Breve e eficiente, o propósito deixa claro o que nos move.
Mostramos o que fazemos, os nossos valores (como empatia e busca por soluções), além de organizarmos as vagas disponíveis por área de trabalho. Tudo isso é apresentado em uma interface amigável e otimizada, que facilita a navegação e a interação do usuário com a empresa.
Construir uma página de carreira eficiente é uma importante estratégia para fortalecer a imagem da sua marca empregadora e simplificar o processo de recrutamento e seleção, já que contribui para a atração de talentos alinhados com o propósito e os valores da organização, o que reduz os riscos de contratações equivocadas.
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