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Gestão de pessoas

Idosos no mercado de trabalho: entenda a importância

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 05/09/2022 | 
  • 4 min de leitura
Idosos no mercado de trabalho: entenda a importância

Tópicos vistos nesse conteúdo

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  • Por que apostar na diversidade no time profissional?
  • Como está o mercado de trabalho para idosos?
  • Quais são as vantagens de se contratar pessoas da terceira idade?
  • Como direcionar processos de recrutamento para idosos?

Da mesma forma que a tecnologia na gestão de pessoas é essencial, investir naqueles que têm mais experiência — no trabalho e na vida — também vale a pena. É o que comprova a pesquisa feita pelo Ministério da Economia, que apurou um aumento de 43% na participação de pessoas com mais de 65 anos no mercado de trabalho, entre os anos de 2013 e 2017.

Apostar em idosos no mercado de trabalho tem se mostrado uma boa alternativa para as organizações que querem diversificar seu capital humano.

Nesse artigo iremos abordar como se dá essa reintegração da terceira idade ao meio corporativo. Continue a leitura.

Por que apostar na diversidade no time profissional?

É a diversidade de uma equipe que a faz prosperar. Enquanto um é mais estratégico, o outro se identifica mais com as atividades operacionais. Enquanto um prefere fazer triagens e selecionar candidatos, o outro se vê ministrando treinamentos e ajudando a desenvolver pessoas. É assim que funciona e não se pode negar sua eficácia.

O conflito de gerações é inevitável, mas pode ser muito bem trabalhado. Enquanto a geração Z está grudada em seu celular, os profissionais maduros não abrem mão do papel e caneta. Mas, se você parar para pensar, esses perfis se complementam e têm muito a aprender juntos sobre o mercado. Eles não se excluem! Pelo contrário, trabalham ainda melhor juntos.

Como está o mercado de trabalho para idosos?

Como o estudo do Ministério apontou, a presença deles está cada vez maior. O mercado vem reconhecendo a importância da experiência e conhecimento desses indivíduos para os processos de hoje.

Glossário do RH: entenda o vocabulário completo dos Recursos Humanos

Infelizmente, ainda não é uma realidade para todas as organizações, porém o ritmo demonstra que as próximas gerações de terceira idade terão maior credibilidade e autonomia.

Quais são as vantagens de se contratar pessoas da terceira idade?

Pode-se afirmar que algumas das principais razões para que um profissional sênior deseje voltar, ou se manter ativo no mercado, se relaciona com sua vontade de fazer a diferença em uma empresa, agregando valor com sua expertise. As companhias que abrem suas portas para esse público se beneficiam com:

  • uma extensa bagagem profissional;
  • exercício da responsabilidade social;
  • apoio à diversidade no ambiente corporativo;
  • comprometimento, dedicação e disponibilidade.

Como direcionar processos de recrutamento para idosos?

Um dos principais desafios desses profissionais é não só encontrar abertura por parte das companhias sobre como lidar com o preconceito etário, isto é, relacionado à idade. Sabemos que, por serem mais velhos, há algumas limitações a considerar. Mas isso não significa, em absoluto, que seu trabalho ou competência sejam inferiores aos de outras gerações.

Então, a luta contra essa mentalidade e para defender a diversidade geracional precisa começar na gestão e no RH. Na hora de recrutar, a empresa que é aberta à iniciativa, precisa deixar isso claro, direcionando o trabalho do time de seleção, inclusive em como usar estrategicamente o banco de currículos.

O primeiro passo pode ser criar um Programa Sênior, que estabeleça os critérios de contratação, servindo também para conscientizar os demais funcionários sobre a importância de recebê-los com respeito e carinho

Buscando entender mais sobre idosos no mercado de trabalho? Baixe esse e-book sobre diversidade corporativa! 

Catho
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