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Recrutamento e Seleção

Como identificar perfil de liderança em processo de R&S?

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 22/06/2023 | 
  • 6 min de leitura
Como identificar perfil de liderança em processo de R&S?

Tópicos vistos nesse conteúdo

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  • Qual o perfil de um líder?
  • Como identificar lideranças no processo seletivo?
    • Apresenta alto engajamento nas dinâmicas
    • Tem pensamento estratégico
    • É flexível
    • Dedica-se ao próprio trabalho
  • Como recrutar líderes?

A atuação de líderes de alto desempenho é uma das bases de uma empresa de sucesso. Daí surge a importância de saber como identificar um perfil de liderança durante o processo de recrutamento e seleção (R&S), possibilitando uma contratação alinhada à sua cultura organizacional e aos objetivos do negócio.

Identificar uma liderança é um processo relativamente complexo. Isso porque um líder não precisa ser o profissional que tem o currículo mais atrativo ou que fala mais. Por isso, é fundamental conhecer quais são as características de um verdadeiro líder para um R&S assertivo.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste post, vamos abordar como identificar um líder. Confira! 

Qual o perfil de um líder?

A princípio, é preciso dizer que a liderança ideal deve estar de acordo com a cultura organizacional defendida pela empresa. De modo geral, o líder é responsável por integrar a equipe, ser flexível, estar aberto a ouvir as ideias de seus liderados, além de deixá-los confortáveis para contribuir com soluções e dar autonomia para que tomem decisões.

Entre as principais características do perfil de um líder, estão:

  • comunica-se com eficiência;
  • tem habilidade para solucionar problemas;
  • capacita o seu time com autoridade;
  • foca no desenvolvimento da equipe;
  • apresenta inteligência emocional;
  • prioriza o desenvolvimento pessoal;
  • respeita a todos;
  • encoraja o pensamento estratégico;
  • comporta-se como um ouvinte ativo.

Há diferentes perfis de liderança, que podem ser mais liberais ou autoritários com a equipe. Saiba quais são os principais nas empresas:

  • democrático: dá autonomia para que os membros da sua equipe possam tomar decisões;
  • autoritário: centraliza as decisões e valoriza a obediência dos colaboradores;
  • liberal: direciona ações em situações decisórias, mas dá liberdade para que a equipe finalize;
  • coaching: tem uma liderança acolhedora e lidera a partir do exemplo, inspirando o seu time a partir de suas ações.

Como identificar lideranças no processo seletivo?

Os profissionais com perfil de liderança tendem a se destacar ao longo do processo seletivo, deixando claro que poderão fazer a diferença na empresa. Saiba quais são os comportamentos de um líder no R&S.

Apresenta alto engajamento nas dinâmicas

As dinâmicas aplicadas durante o R&S visam avaliar as competências técnicas e comportamentais do candidato. Normalmente, quem tem o perfil de liderança apresenta alto engajamento, desempenhando ações proativas para atingir melhores resultados frente aos outros profissionais.

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Tem pensamento estratégico

Um bom líder não age por impulso, mas sim por estratégia, aumentando as chances de atingir a sua meta. Assim, candidatos com potencial de liderança têm pensamento estratégico, sempre trazendo soluções que funcionam a longo prazo.

É flexível

Em um imprevisto, o líder deve assumir o comando da situação e promover mudanças de comportamento para se adaptar e buscar os resultados estabelecidos. Pode ser considerado um bom líder aquele profissional que mantém a sua compostura em situações de adversidade e rapidamente se reorganiza para seguir o planejamento proposto a ele.

Dedica-se ao próprio trabalho

Ser líder não é apenas dar ordens, mas também colocar a mão na massa. Sendo assim, é um profissional que domina a sua área de atuação, atualiza-se frequentemente e busca aperfeiçoar as suas habilidades.

Como recrutar líderes?

A contratação de lideranças requer cuidados específicos. Comece definindo qual é a necessidade da empresa, a fim de entender as características que devem ser buscadas no R&S.

É imprescindível considerar o fit cultural da organização. Se você tem uma cultura organizacional flexível, é preciso buscar um líder mais democrático, que saiba delegar funções, em vez de uma figura autoritária.

Conheça o histórico do profissional, se já atuou em cargo de liderança e como foi a experiência dele nessa posição, ajuda a entender se ele poderá atuar na empresa. É recomendado, ainda, aplicar testes diversos que estimulem essa habilidade, para verificar como os candidatos se saem diante de desafios.

Saber como identificar perfil de liderança, pode alavancar o desempenho do seu time de colaboradores. Quanto mais alinhado o líder estiver à sua cultura organizacional, mais facilidade terá para se adaptar ao ambiente de trabalho e agregar os seus liderados, fator essencial para a construção de uma equipe com alto grau de sinergia.

Após o processo seletivo, a empresa também pode investir no treinamento de liderança para familiarizá-la com as peculiaridades da organização e da equipe que ela vai comandar, além de ajudar a potencializar as suas habilidades de comando.

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