Um RH inovador ajuda a atrair e reter os melhores talentos do mercado. Conheça algumas ideias inovadoras para um RH mais eficiente!
Há muito tempo, o departamento de Recursos Humanos deixou de ser visto como uma área que apenas recebe currículos e contrata novos colaboradores. Nos últimos anos, o setor ganhou uma enorme importância estratégica para os negócios, trazendo à tona a necessidade de pensar em ideias inovadoras para RH para aumentar a competitividade das organizações frente à concorrência.
Essa transformação se baseia em, principalmente, dois fatores: adoção de novas abordagens de gestão e de tecnologias que otimizam os seus processos. Ambas as iniciativas são fundamentais, não somente para atrair os melhores profissionais do mercado, mas também para engajar e reter talentos.
Mas como inovar em uma área conhecida por ser tão burocrática? Neste post, apresentamos algumas das principais ideias inovadoras para RH. Confira!
1. Produtividade no trabalho remoto
Embora já fosse adotado no setor de tecnologia, o trabalho remoto passou a ser mais comum durante a pandemia da Covid-19, quando tornou-se indispensável obedecer às medidas de isolamento social para preservar a saúde e o bem-estar dos profissionais. Esse formato veio para ficar, mas exige recursos para manter a produtividade mesmo fora da empresa.
Nesse sentido, uma das formas de ajudar a sua equipe a ser produtiva é fornecer ferramentas que a conectem com os sistemas e dados da empresa e com os colegas de trabalho, o que facilita o acesso e a troca de informações em tempo real. Um exemplo disso são as soluções de gerenciamento de projetos com segurança para dados sensíveis, nas quais os colaboradores podem trabalhar em conjunto, de qualquer lugar em que estejam.
2. Uso da gamificação nos processos
A gamificação consiste no uso de técnicas, geralmente desenvolvidas e aplicadas em jogos — obter recompensas após superar desafios, por exemplo — com o intuito de tornar uma atividade mais interessante e atrativa. Desse modo, a equipe se torna mais motivada e engajada com os projetos e propostas da empresa, além de se sentir satisfeita com o que faz.
A técnica já vinha sendo usada na educação e agora chegou ao RH. Ela tem sido aplicada desde em campanhas de endomarketing (marketing para colaboradores) até para treinamento de novos funcionários, tendo em vista que pode ativar conexões cerebrais, colaborando para que as informações sejam assimiladas mais facilmente a partir de brincadeiras.
As equipes treinadas por meio da gamificação aprendem a trabalhar sua criatividade e explorar todo o seu profissional. Inclusive, a técnica pode ser usada nos processos de recrutamento e seleção, a fim de identificar talentos criativos.
3. Cuidados com a saúde mental
A experiência dos colaboradores é uma tendência cada vez mais relevante no universo corporativo. Diante disso, um RH inovador é aquele que preza pela saúde mental e segurança psicológica de seus profissionais, o que requer a humanização dos seus processos.
Há diversas medidas que podem ser colocadas em prática para garantir um ambiente de trabalho mais saudável para todos. A primeira delas é proporcionar uma comunicação eficiente entre todas as equipes e dar demonstrações claras de que a organização valoriza o bem-estar de seus colaboradores.
Além disso, é necessário treinar gestores e demais lideranças corporativas para que atuem de forma humanizada e saibam gerenciar conflitos da melhor forma possível. A empresa também pode oferecer benefícios que ajudem os profissionais a manterem a sua qualidade de vida, como descontos em academia, assistência à terapia, programa de diversidade e programas de educação financeira.
4. Automatização do RH
Quando falamos em inovação em Recursos Humanos, não podemos deixar de mencionar a automatização do RH. Afinal, essa iniciativa agrega agilidade e eficiência para os processos do setor, automatizando as atividades repetitivas e liberando os profissionais da área para se dedicar às tarefas mais complexas.
Um dos processos burocráticos que podem ser automatizado no RH é a seleção de currículos. Com o uso da tecnologia, é possível filtrar e selecionar os candidatos com o perfil desejado para cada vaga de forma rápida e eficaz, o que evita que o recrutador tenha que ler uma pilha de currículos até encontrar o candidato ideal.
Na hora de automatizar processos, comece considerando aqueles que demandam muito tempo da equipe de RH e a tornam improdutiva. Com base nisso, busque implementar ferramentas que façam essas atividades rodarem sozinhas, o que pode ocorrer de forma parcial ou integral.
5. Gestão comportamental
O comportamento dos colaboradores pode ser uma das principais razões de êxito ou insucesso de uma organização. Partindo desse princípio, uma boa gestão comportamental é sinônimo de um RH moderno, que investe nos seus profissionais, trabalhando para compreender o seu comportamento, bem como para ajudá-los no desenvolvimento das suas habilidades.
Para isso, é recomendado mapear as tendências de comportamento de cada funcionário, identificando quais são os perfis comportamentais dominantes, competências comuns, estilos de liderança e áreas de talento.
Com essas informações em mãos, é possível direcionar os profissionais para os setores adequados e adotar processos de desenvolvimento que contemplem as suas reais necessidades. Também há mais facilidade para tomar decisões relacionadas ao pessoal, o que melhora a produtividade e satisfação do público interno.
6. Investimento em employer branding
Investir na estratégia de marketing employer branding é imprescindível para a valorização da sua marca empregadora — questão que contribui para a atração e retenção de talentos. E a aplicação desse processo deve começar desde o primeiro contato dos candidatos com a empresa.
Para implementar o employer branding, a companhia deve ter seus valores e políticas bem definidos, os quais precisam ser refletidos em todas as suas atividades, como no recrutamento e seleção. Se ela valoriza a diversidade, por exemplo, essa questão precisa ser trabalhada na hora de atrair talentos, por meio de vagas afirmativas, ou seja, voltadas para as minorias.
O próximo passo é criar um plano de comunicação interna que comunique esses valores aos colaboradores. A empresa pode criar um site exclusivo para promover a sua marca, reforçando a sua identidade visual, proposta e missão na sociedade, além de divulgar ações internas e depoimentos do seu pessoal atual. A ideia é conectar a organização ao público interno e externo, tornando-a referência de bom lugar para se trabalhar.
7. Recrutamento, seleção e contratação online
O recrutamento digital traz praticidade tanto para os profissionais de RH quanto para os candidatos. Isso porque os recrutadores ganham produtividade e precisão, por meio de ferramentas que otimizam a avaliação e a identificação dos perfis de candidatos que melhor se encaixam em cada vaga por meio do Business Intelligence.
Para os profissionais que estão em busca de uma oportunidade de trabalho, os processos digitais também são benéficos. Eles têm mais facilidade para se candidatar, não precisam ir até a empresa para participar do processo seletivo e ainda obtêm feedbacks constantes.
A Catho é uma grande aliada para a implementação do recrutamento e seleção digital. Com nossas soluções para empresas você pode encontrar os candidatos mais próximos a partir da geolocalização, combinar filtros avançados para atrair apenas o perfil desejado para a vaga, além de usar a Inteligência Artificial para identificar e iniciar a seleção com os candidatos mais aderentes ao cargo.
Livrar-se do padrão de trabalho engessado e investir no bem-estar e desenvolvimento de seus colaboradores é crucial para construção de uma empresa de sucesso. As ideias inovadoras para RH permitem à companhia trazer agilidade e eficiência para os seus processos e proporcionam um ambiente de trabalho saudável, acolhedor e produtivo.
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