Já conheceu uma pessoa que se sentia excluída ou deslocada no trabalho? Pode parecer inofensivo, inicialmente, mas seus efeitos são mais perigosos a longo prazo. Por trás da exclusão, há uma queda na produtividade, aliada à insatisfação e à instabilidade psicológica. Para a companhia, o resultado ao não trabalhar o senso de pertencimento é prejuízo!
Embora soe abstrato, investir nessa estratégia tem se mostrado cada vez mais relevante — e necessário. Que tal descobrir como fazer isso? Continue lendo!
O que é senso de pertencimento?
Senso de pertencimento tem um viés emocional. Relaciona-se com a forma que o colaborador enxerga a empresa, para além do vínculo profissional. Quando esse sentimento existe, a pessoa se vê como parte de algo maior, membro de uma comunidade, e isso faz com que se sinta acolhida, querida e relevante.
Por se perceber valorizado e útil, o funcionário se sente mais motivado a entregar seu melhor, ou seja, o senso de pertencimento impacta positivamente a produtividade, sendo fundamental para um clima organizacional agradável. Na prática, é um efeito em cadeia: quando se sente parte de algo, esforça-se para que outros indivíduos também se enxerguem assim, todos sendo acolhidos no mesmo grupo.
Qual é a importância de promover o senso de pertencimento?
Sempre falamos sobre como é poderoso fazer os funcionários se sentirem valorizados e reconhecidos. Mas, neste caso, não estamos nos referindo a ações pontuais ou isoladas, e sim em iniciativas estratégicas, que façam parte de um planejamento e façam sentido para o objetivo da companhia.
Empregados com senso de pertencimento vestem a camisa. Por se sentirem parte do negócio, eles se esforçam ainda mais para bater suas metas e ir além.
São essas mesmas pessoas que, em uma seleção interna, saem na frente para subir de posição. Ao perceberem a relevância de seu trabalho, as pessoas motivam umas às outras, reduzindo significativamente o absenteísmo e o turnover.
Quais são as vantagens de promover o senso de pertencimento?
Antes de ensinar a fazê-lo, vamos destacar as principais vantagens de promover esse senso no ambiente organizacional. Vale a pena conferir!
Bom relacionamento entre os colegas
É comum encontrar, em toda equipe, um integrante desmotivado, que tente contaminar os outros por estar insatisfeito com a empresa. Mas quem se sente parte do negócio dificilmente se deixa levar por comentários do tipo, pelo contrário! O foco desse colaborador é dar seu melhor — e estimular seu time na mesma direção, por reconhecer a força do trabalho coletivo.
Desenvolvimento de pessoas
Se o empregado se esforça mais para atingir os resultados, ele também é mais visto! As lideranças e o RH ficam de olho nesses talentos e, quando surge uma oportunidade de ascender, eles são lembrados e reconhecidos para assumir novos desafios e se desenvolver cada vez mais.
Entregas mais ágeis
É um processo natural: quanto mais produtivo, mais rápida será a entrega. Dessa forma, a rotina de trabalho se torna mais dinâmica, permitindo que o funcionário possa se dedicar a atividades estratégicas, deixando o operacional em segundo plano.
Clima de confiança
Ninguém se importaria em fazer parte de uma comunidade que não transmite confiança, não é? Quanto mais a pessoa se sente parte da empresa, mais confia em seus pares, fortalecendo o trabalho em equipe. Isso é muito positivo, porque traz mais credibilidade e união ao setor.
Como desenvolver o senso de pertencimento?
O senso de pertencimento é natural, mas não significa que não dê para aplicar estratégias que facilitem esse caminho. Pensando nisso, destacamos algumas, a seguir. Confira!
Incentive a participação dos colaboradores
A empresa vai lançar um novo produto? Que tal perguntar aos funcionários uma sugestão de nome para ele? Você pode até premiar a ideia mais criativa, de acordo com os critérios estabelecidos. O importante é dar voz às pessoas, demonstrar que a opinião delas é importante e que são ouvidas!
Planeje e pratique ações de endomarketing
Endomarketing não é somente enviar cartões em datas comemorativas — é uma estratégia lúdica para atrair, reter e sensibilizar. Na hora de montar seu calendário de ações, lembre-se disso!
Se a empresa investe nesses programas, é ótimo. Mas o investimento precisa ter um retorno, ainda que não seja financeiro. Ao verificar os indicadores, isso se torna mais fácil de acompanhar e medir.
Desenvolva as habilidades e competências
É muito bom quando o contratado já tem todas as habilidades e competências que seu cargo exige, mas quando tem algo a desenvolver, o RH e a liderança devem ficar de olho para encabeçar esse processo, responsabilizando-se para que seu potencial seja atingido. Desenvolver é uma forma de valorizar, e os colaboradores percebem isso.
Compatibilize os benefícios oferecidos
Os benefícios que uma companhia oferece são uma das maneiras de se manter competitiva. Além do salário e da reputação no mercado, eles são uma estratégia a mais para atrair e reter colaboradores. Por isso, até nesse momento, eles devem ser ouvidos.
Previdência privada é um pedido recorrente? Dá para conseguir um desconto maior no plano de saúde? Tenha atenção a conciliações simples, que podem fazer a diferença para o empregado. Eles sempre estão à espera de boas notícias!
Invista em diversidade e inclusão
Para uma pessoa com deficiência, por exemplo, estar em um ambiente em que se sente valorizado e acolhido é ainda mais especial. Uma empresa que investe em tornar seu capital humano diverso e inclusivo só tem a ganhar.
Não é só a imagem perante a sociedade e seus consumidores, mas em relação a sua cultura. A equipe fica mais plural e rica, e seus resultados são favorecidos pela troca de ideias e experiências.
Tudo começa no recrutamento e seleção. O processo seletivo é a oportunidade perfeita para se livrar dos vieses inconscientes e focar o que importa: como o candidato pode agregar à empresa e proporcionar uma experiência positiva, que seja vantajosa para os dois lados.
O senso de pertencimento não nasce de uma hora para outra. Demanda planejamento, investimento e acompanhamento a longo prazo. Em contrapartida, seus frutos são numerosos, principalmente, para a cultura organizacional.
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