Definir uma política de benefícios atrativa para a sua empresa é fundamental para atrair e manter os melhores talentos do mercado. De acordo com pesquisa da Society for Human Resource Management, 92% dos participantes do estudo consideram que os benefícios são fundamentais para a satisfação geral no trabalho.
Além disso, um terço avaliaram que os benefícios concedidos pelas companhias são a razão principal para continuarem ou abandonarem o atual emprego. Nesse cenário, para alcançar as metas traçadas pela organização, é fundamental apostar em estratégias que valorizem os funcionários. Para isso, a criação de uma política de benefícios é ideal.
Quer saber como alinhar a política de benefícios com a cultura da empresa? Então, continue a leitura!
Por que alinhar benefícios com a cultura da empresa?
Manter uma política de benefícios atrativa na empresa gera diversas vantagens, tanto para os profissionais que já fazem parte da organização, quanto para novos talentos.
Trata-se de uma estratégia de gestão de pessoas que tem como objetivo fazer com que a corporação seja mais competitiva no mercado, com resultados visíveis no médio e longo prazo. Veja, a seguir, algumas das principais vantagens da política de benefícios para a empresa!
Eleva o nível de engajamento dos funcionários
Os benefícios concedidos pelas empresas podem ser usados para encantar e surpreender os colaboradores de maneira muito positiva. Isso acontece porque as pessoas se sentem acolhidas e valorizadas pela organização, o que aumenta o nível de engajamento delas, assim como o sentimento de pertencimento.
Melhora a satisfação
Mensurar a satisfação no trabalho é fundamental para que a empresa tenha dados para agir de forma preventiva e corretiva, garantindo um clima organizacional positivo e alinhado com as expectativas entre colaboradores e empresa.
Essa mensuração também pode ser feita com uma pesquisa de clima e com a mensuração de indicadores de desempenho, como o absenteísmo, o turnover, a produtividade, entre outras métricas utilizadas pelo setor de RH.
Analisar esses indicadores é importante porque, dificilmente, um profissional satisfeito com a companhia na qual atua sairá em busca de novas oportunidades no mercado.
Formação de uma marca empregadora forte
Conceder bons benefícios a seus colaboradores ajuda a aumentar o poder da marca empregadora da empresa. Isso significa que o funcionário satisfeito com a empresa transmitirá para a sua rede de relacionamentos que tem orgulho de fazer parte da companhia.
Isso faz com que bons profissionais também queiram fazer parte do negócio. Além disso, o próprio funcionário passa a ter uma relação muito mais comprometida com a corporação.
Como alinhar a política de benefícios com a cultura?
É possível compreender que, ao criar uma política de benefícios eficiente, a empresa aumenta a qualidade de vida e melhora o clima organizacional. Nesse cenário, incentivos financeiros são relevantes, mas benefícios não financeiros causam um alto impacto no engajamento dos times de trabalho.
Para que a política de benefícios traga os resultados esperados, é importante que seja considerado o perfil da companhia e haja um planejamento prévio.
Para isso, deve ser levada em consideração a cultura organizacional da empresa, assim como empregar esforços para compreender as necessidades dos profissionais. Veja, a seguir, como alinhar a política de benefícios com a cultura da companhia!
Analise os valores da empresa
Para que a política de benefícios alcance os resultados esperados, é fundamental analisar os valores da empresa, ou seja, as motivações que fazem ela existir e manter o foco para seus objetivos, fazendo a diferença na sociedade e na vida das pessoas. Essa análise ainda pode envolver a opinião dos colaboradores para identificar benefícios que sejam relevantes para eles.
Defina objetivos para cada benefício
A gestão de benefícios deve levar mais qualidade de vida e bem-estar para os colaboradores. Logo, cada benefício deve ser pensado para ser útil para as pessoas e para a própria organização.
Oferecer alimentação na empresa, por exemplo, garantirá funcionários mais dispostos e saudáveis para o trabalho, além de diminuir o estresse dos colaboradores com deslocamentos nesse intervalo, e uma série de outras vantagens.
Meça o ROI de cada um deles
O retorno sobre o investimento, tradução para Return on Investment (ROI) é um indicador usado para mensurar o custo-benefício de determinado investimento, evidenciando quanto de lucro real ele gerou para a companhia.
O ROI no RH é importante para saber se os investimentos em pessoas estão trazendo os resultados esperados. Já o ROI para benefícios pode ser mensurado aliando outros indicadores, como taxa de absenteísmo, turnover e produtividade.
Comunique por que cada benefício é oferecido
Para gerar mais valor para os benefícios, é importante informar aos colaboradores o motivo pelo qual eles são oferecidos. Dessa forma, as pessoas podem reconhecer o esforço que a empresa emprega em favor do bem-estar e qualidade de vida de seus funcionários, o que gera um sentimento de gratidão. Com isso, os colaboradores tendem a se comprometer mais, elevando os resultados.
Quais os benefícios mais desejados pelos profissionais?
Agora que você já sabe a importância da política de benefícios e como alinhá-la com a cultura da empresa, veja quais são os benefícios mais valorizados pelos colaboradores.
Plano de saúde
Os colaboradores valorizam muito as empresas que oferecem plano de saúde , pois esse benefício ainda pode ser estendido para os familiares próximos, o que se torna uma grande vantagem para o colaborador e um diferencial competitivo para a empresa.
Participação nos Lucros e Resultados (PLR)
Conceder esse benefício é uma vantagem para o colaborador, pois, pelo menos uma vez ao ano, ele poderá contar com um valor extra. Da mesma forma, isso também é benéfico para a empresa, que conquista a satisfação dos colaboradores ao mesmo tempo em que eleva os resultados.
Vale-alimentação
O vale-alimentação é muito valorizado pelos funcionários, afinal, é um benefício que pode ser usufruído por toda a família, gerando mais bem-estar e qualidade de vida também no ambiente doméstico.
Bonificação por desempenho
A bonificação por desempenho é muito utilizada para motivar equipes de vendas no atingimento de suas metas, mas também pode ser utilizada em outros momentos, como na comemoração da implantação de um novo processo feito com êxito. A bonificação serve para motivar e premiar os colaboradores pelo comprometimento com as metas traçadas.
Seguro de vida
O seguro de vida é uma segurança para o colaborador e para a família em caso de sinistros e, por isso, é bastante valorizado pelos profissionais, em especial por aqueles que já têm filhos, pois é a garantia de que eles terão um amparo financeiro, caso ocorra algum sinistro.
Outros benefícios podem ser concedidos de acordo com o perfil dos seus colaboradores, como academia, vale cultura, auxílio educação, entre outros.
Como vimos ao longo desta leitura, uma política de benefícios eficiente é aquela alinhada com os valores organizacionais — e que realmente possa fazer a diferença na vida dos colaboradores. Como consequência, eles se comprometerão com as metas traçadas pela companhia, elevando a performance do negócio.
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