Anywhere office é uma modalidade de trabalho a distância que ganhou destaque nos últimos tempos. Saiba mais!
Você já ouviu falar do anywhere office? Essa é mais uma modalidade de trabalho a distância fortalecida nos últimos tempos, principalmente, devido à pandemia da Covid-19. Empresas como Nubank, Petrobrás, Google e Banco Inter são algumas que adotaram o trabalho remoto, optando por descentralizar seus escritórios e, com isso, usufruir de diversas vantagens.
No entanto, para conquistar esses benefícios, é preciso criar uma cultura empresarial voltada para a confiança, além de modernizar os processos de gestão. Para ajudar você a entender o conceito de anywhere office e os motivos que levam essa modalidade de trabalho a ser uma tendência pós-pandemia, preparamos este artigo. Acompanhe!
Por que anywhere office?
Anywhere office, traduzido para o português como trabalho em qualquer lugar, permite que os funcionários de uma empresa realizem as suas atividades onde desejarem. Ou seja, é possível trabalhar de uma cafeteria, biblioteca, espaços compartilhados de trabalho, como coworking, home office, de um restaurante em frente à praia e do escritório da companhia.
Logo, nesse modelo de trabalho, pouco importa o espaço físico, desde que ele tenha uma estrutura mínima, como energia elétrica, internet e dispositivos a serem conectados. Além disso, o profissional também precisa se sentir bem para executar as suas atividades e, para isso, deve estar confortável com o ambiente.
O anywhere office já era visto como uma tendência para as companhias, antes mesmo da pandemia. Com as ações de lockdown, essa demanda foi antecipada, principalmente, com a adesão às pressas do home office.
Quais são os benefícios do anywhere office?
Empresas que adotam a modalidade de trabalho anywhere office conseguem usufruir de diversos benefícios. Separamos os principais para você, a seguir. Acompanhe!
Quebra de barreiras geográficas
Como o anywhere office permite que as pessoas trabalhem de qualquer lugar, as empresas podem contratar talentos além das fronteiras geográficas de suas sedes e filiais. Assim, é possível estar em São Paulo e contar com um profissional especializado que mora no interior do Nordeste do país.
Isso significa mais competitividade para a empresa, que passa a ter um capital intelectual mais favorável à criatividade e à inovação.
Redução de custos
A redução de custos com infraestrutura é um dos grandes benefícios do anywhere office. Isso acontece porque, como a equipe não precisa estar alocada em um espaço físico, fica mais fácil diminuir custos com aluguéis de sala, IPTU, condomínio, funcionários de portaria e limpeza, além de outras despesas, como energia elétrica, manutenção do espaço e até o cafezinho.
Retenção de talentos
O anywhere office tem sido visto por diversos profissionais como um grande benefício, pois é possível reduzir tempo no deslocamento e passar mais horas com a família, por exemplo. Para você ter uma ideia, um estudo divulgado pelo jornal Estado de Minas revelou que o trabalho remoto é almejado por 49% dos trabalhadores brasileiros.
Essa pesquisa evidencia como as pessoas estão mais abertas para os novos modelos de trabalho, fato que também é impulsionado pela transformação digital vivenciada nos últimos anos. Nesse cenário, empresas que conseguem oferecer a modalidade de trabalho em casa (home office) ou de qualquer lugar do mundo (anywhere office) conquistam a preferência dos candidatos.
Flexibilidade e liberdade para os colaboradores
A pandemia trouxe importantes temas à tona, como valorização da saúde mental e física, tempo de qualidade com a família, qualidade de vida e bem-estar. Assim, ao conceder mais flexibilidade e liberdade para os colaboradores, as companhias contribuem diretamente para o aumento da satisfação dos funcionários, fortalecendo a sua marca empregadora.
A flexibilidade proporcionada por essa modalidade de trabalho permite que os profissionais possam se adaptar, entregando melhores resultados para a companhia, ao mesmo tempo em que têm a qualidade de vida elevada.
Como implementar o anywhere office?
Muitos gestores podem pensar que implementar o modelo de trabalho anywhere office é apenas distribuir notebooks e dar incentivos para as contas de luz e internet de seus funcionários. No entanto, o desafio é bem maior do que aparenta em um primeiro momento.
A modalidade exige que as empresas se esforcem para que seja executado da forma correta. Para ajudar você a implementar o anywhere office, separamos as dicas, a seguir. Acompanhe!
Criação de uma nova cultura organizacional
Quando se muda a forma de trabalho das pessoas, é preciso estar com um olhar mais atento a elas e à cultura do negócio, que precisa ser reestruturada. Isso significa priorizar a produtividade da equipe, valorizando, em especial, as entregas, e não somente o tempo dedicado à jornada de trabalho.
Isso exige que as companhias pensem em novas formas de analisar as suas equipes, indo além do fato de que os trabalhadores precisam cumprir horas de trabalho, mas que as entregas sejam da mais alta qualidade.
Capacitação e adaptação da equipe
Para implementar o anywhere office na sua empresa, é preciso treinar a equipe para esse novo modelo de trabalho. Isso permitirá às pessoas entender o que será exigido delas, como será a rotina e o que esperar em termos de comunicação, entregas e resultados.
Nesse cenário, é essencial que todos os funcionários tenham acesso a conhecimento e recursos para executar as suas atividades com autonomia, concedendo a possibilidade de manter o modelo tradicional presencial no escritório.
Parceria com o departamento jurídico
Antes de implementar em definitivo o anywhere office, é preciso estar certo de que as ações adotadas pela empresa estão alinhadas com as leis trabalhistas. Por essa razão, envolver o departamento jurídico nas decisões do RH é fundamental.
Infraestrutura de TI
A depender da função do profissional, é preciso garantir que, além do acesso a um notebook e à internet, ele também tenha uma estrutura de TI disponível para que possa trabalhar de onde quiser, com um sistema em nuvem, de preferência.
Nesse cenário, além de dispositivos de qualidade e configurados de forma adequada, é necessário cuidar da proteção dos dados empresariais, como informações trocadas via e-mail, chat corporativo e redes. Logo, a infraestrutura de TI é indispensável para conceder conforto, flexibilidade, segurança e confiança ao time de profissionais da companhia.
Como gerir equipes nesse modelo?
Muitas pessoas podem até pensar que, para gerir uma equipe em trabalho remoto, contar com um controle de ponto online é o suficiente. No entanto, muito mais do que horas dedicadas à jornada de trabalho, a gestão desse modelo deve ser pautada na qualidade das entregas e na produtividade.
Para tanto, é preciso contar com uma cultura organizacional forte. Isso requer grande esforço, tempo e dedicação, tanto do RH quanto das lideranças da companhia.
Nesse cenário, além de trabalhar a cultura, uma gestão de anywhere office ainda precisa contar com eficientes meios de comunicação, para que esta aconteça de forma clara e com toda a rede de colaboradores e parceiros da organização disponíveis. Ainda, estabelecer a confiança entre a equipe e liderança é fundamental para contar com processos efetivos e bem estruturados, o que possibilita resultados efetivos para a organização.
Como vimos ao longo desta leitura, anywhere office é capaz de conferir diversas vantagens para as organizações e os colaboradores. Se bem gerida, essa modalidade de trabalho tem potencial para colaborar com o desenvolvimento da companhia em amplos aspectos.
Se você gostou deste artigo sobre anywhere office, assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!