Saiba o que é entrevista estruturada e como aplicar na sua empresa

Saiba o que é entrevista estruturada e como aplicar na sua empresa

Entenda o que é necessário para montar uma entrevista estruturada e quando utilizar essa ferramenta!

Contar com ferramentas que ajudam a tornar os processos mais simples facilita a vida de muitos empreendedores. Quando o assunto é recrutamento e seleção, a entrevista estruturada surge como um recurso muito valioso para a gestão de pessoas.

Como o próprio nome sugere, esse é um conceito que define as etapas de uma entrevista de emprego com base em um roteiro. Dessa maneira, todo o processo de avaliação dos candidatos se torna mais prático, otimizado e intuitivo.

Neste artigo, saiba melhor o que é entrevista estruturada, como fazer uma e quais são as melhores ocasiões para colocá-la em prática!

Pesquisa de Tendências RH para 2023

O que é entrevista estruturada?

A entrevista estruturada é um modelo que atua com um roteiro preparado, que conta com as perguntas que serão feitas aos candidatos. Desse modo, essa etapa do processo de seleção é feita de forma padronizada e torna mais prática a avaliação dos recrutadores.

Além de ser uma estratégia que ajuda muito na otimização do tempo, a entrevista estruturada é essencial para fazer uma análise do perfil e do comportamento dos candidatos com menos vieses. Essa imparcialidade é uma grande aliada na seleção e contratação dos talentos mais adequados para cada vaga de emprego disponível.

Como funciona a entrevista estruturada?

Primeiro, é importante dizer que existem diversas maneiras de conversar com os candidatos em um processo de seleção. Os modelos de entrevista estruturada e semiestruturada são bons exemplos disso. Ambos processos contam com um planejamento específico da abordagem a ser usada na etapa de análise dos perfis profissionais.

Mas qual é a diferença entre esses dois modelos? A entrevista semiestruturada é mais flexível, oferecendo apenas alguns tópicos que não podem faltar ao longo do diálogo. Já a estruturada é mais rígida e descreve um padrão específico de questões a serem feitas para todos os candidatos.

Sendo assim, a entrevista estruturada funciona com um roteiro-base para ser seguido por todos os profissionais de recrutamento e seleção com todos os candidatos. Esse modelo pode ser aplicado em etapas online, por telefone e presenciais.

No geral, essa estratégia tem como objetivo principal reunir informações suficientes sobre o perfil dos candidatos para fazer uma análise precisa. Comparações entre os perfis, ou mesmo entre características de um mesmo candidato, podem ser realizadas com mais facilidade, o que simplifica as próximas etapas do processo seletivo.

Quais são suas características?

Assim como os mais variados métodos aplicados no setor de RH, a entrevista estruturada apresenta algumas características específicas, que tornam a sua compreensão e a sua aplicação mais intuitivas.

Dentre os principais pontos a serem observados nesse modelo de avaliação, é possível destacar:

  • objetividade;
  • otimização do tempo;
  • padronização das entrevistas;
  • redução dos vieses e aumento da imparcialidade;
  • coleta de informações específicas;
  • planejamento altamente estruturado.

Quando a entrevista estruturada deve ser aplicada?

O modelo de entrevista estruturada tem uma boa aplicabilidade em etapas iniciais do processo seletivo. Afinal, permite coletar informações relevantes que podem ser utilizadas como filtro para a seleção dos candidatos que atendem aos critérios para seguir para as próximas fases.

Roteiro para entrevista de emprego: o passo a passo para você criar o seu

Quando o objetivo do negócio é fazer o mapeamento de formação, experiência, habilidades, competências e conhecimentos, esse é um tipo de avaliação bastante útil. Assim, permite diminuir a quantidade de candidatos a serem avaliados de maneira mais profunda nas próximas etapas.

Para processos seletivos que contam com muitos candidatos, esse também é um modelo que sobressai. Afinal, a entrevista estruturada ajuda a fazer com que as conversas sejam mais rápidas e objetivas, otimizando o tempo dos recrutadores e permitindo um contato com mais indivíduos interessados na vaga.

Como montar uma entrevista estruturada?

Como vimos, para seguir esse método, é necessário montar um roteiro de entrevista altamente estruturado. Ter todas as perguntas essenciais para adquirir as informações relevantes para o processo é fundamental. Por esse motivo, é importante se preparar com bastante antecedência.

Além disso, é válido destacar que o roteiro precisa seguir a realidade da sua empresa. Desse modo, deve conter as perguntas-chave que ofereçam as respostas que você precisa para identificar os talentos mais adequados para cada perfil de vaga de emprego aberta.

A seguir, confira algumas dicas para montar uma entrevista estruturada!

Considere o cargo

O primeiro passo é pensar no cargo a ser ocupado. Reunir os detalhes das funções e as habilidades necessárias para garantir um bom desempenho no emprego vai ajudar a elaborar as questões principais.

Cursos de formação, competências e habilidades (também conhecidos como hard skills e soft skills), bem como conhecimentos específicos à função, podem ser levantados na formulação das perguntas.

Defina os critérios a avaliar

Um roteiro de entrevista estruturada deve ser altamente criterioso. Desse modo, é necessário definir quais são os fatores que promovem um candidato e os requisitos que, se não forem atendidos, podem indicar um desafio para prosseguir no processo seletivo.

Escolha as perguntas

Após considerar o cargo e os critérios a avaliar, é possível partir para a escrita das perguntas. Lembre-se de que quanto mais objetivas essas questões forem, mais fácil será a análise das informações obtidas.

Também tenha em mente que os candidatos devem compreender a pergunta o mais rápido possível e fornecer respostas objetivas. Veja a seguir, em uma entrevista estruturada, exemplos de perguntas que podem ser feitas.

Após formular as perguntas gerais, tente observar se você conseguiria respondê-las, em poucas palavras e sem dificuldade, caso esteja na mesma posição que os candidatos à vaga de emprego.

Invista no treinamento

Dificilmente você conseguirá realizar uma boa entrevista estruturada sem ter testado o método. Por esse motivo, é interessante fazer uma atividade de treinamento dos profissionais que vão integrar o processo de recrutamento e seleção para alinhar as práticas.

Como vimos, a entrevista estruturada é uma ferramenta interessante para diversas situações, principalmente quando é necessário otimizar o processo de seleção de novos funcionários. Por esse motivo, conhecer boas técnicas para montar um roteiro preciso faz toda a diferença. Esse conhecimento vai ajudar seu negócio a recrutar melhores candidatos em menos tempo, contribuindo para o crescimento da equipe.

Quer saber mais sobre como se preparar para realizar os processos seletivos? Então, confira o passo a passo para criar um roteiro de entrevista de emprego!

Na Catho você acelera. Economize seu tempo e encontre o profissional que você procura.

Fale o que você pensa!

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal