digitalização do rh

Os impactos e boas práticas da digitalização do RH

A transformação digital modificou a forma como nos comportamos. Por que seria diferente no mercado de trabalho? Mais ainda: por que não ela teria um impacto também em áreas como a de Recursos Humanos? Os últimos anos ficaram marcados por muitas mudanças no setor, mas você sabe quais são as consequências da digitalização do RH?

Seja pela maior eficiência na hora de fazer um processo seletivo, seja pelos grandes desafios ao gerenciar uma equipe em modelo de trabalho híbrido ou remoto, os pontos positivos são muitos, assim como os cuidados que devem ser tomados para que as empresas realmente aprimorem os seus resultados. O que acha de entender mais sobre a transformação digital no RH?

Continue a leitura deste artigo completo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é a digitalização do RH?

A digitalização do RH nada mais é do que a transformação digital alterando os processos e métodos de trabalho do setor a partir do uso da tecnologia. Para essa adaptação, são utilizados soluções, metodologias e recursos inovadores focados em impactar positivamente os resultados da área.

O que muda nos processos de RH com a transformação digital?

Mas agora você deve estar se perguntando: na prática, quais são as mudanças nos processos do setor a partir da digitalização do RH? A seguir, explicamos os detalhes de frentes importantes que são otimizadas com a transformação digital.

Recrutamento mais eficiente

O processo de recrutamento de talentos se torna muito mais eficiente para as empresas. Em um primeiro momento, a atração desses profissionais pode ser feita de forma muito mais segmentada, garantindo que as vagas sejam direcionadas para quem realmente se encaixa no que a organização procura. Além disso, todo o processo de entrevista e seleção também é otimizado.

Com as entrevistas remotas, um profissional de RH pode ter mais conversas em menos tempo com os candidatos. Ainda mais importante: é possível criar um filtro maior sem precisar desse contato inicial. As conversas acontecem apenas com aqueles profissionais que realmente têm maior chance de se encaixar no que a empresa está procurando, tornando todo o processo mais eficiente.

Redução de tempo gasto com tarefas operacionais

O tempo perdido com tarefas operacionais também é bastante reduzido. O candidato não precisa ir até o escritório para fazer uma prova inicial e simples de lógica, por exemplo. Isso significa que o responsável não vai perder seu tempo com a correção dessas provas, pois tudo é feito de forma automatizada pelo sistema, apresentando apenas os resultados finais.

Enquanto não perdem tempo com tarefas operacionais, os profissionais se concentram em atividades estratégicas, como a análise de cada uma dessas respostas e o entendimento de como cada candidato se encaixa melhor no clima organizacional. Com isso, a equipe consegue realizar um processo de seleção muito mais alinhado às necessidades do negócio.

Economia de recursos

A digitalização do RH também promove a economia de recursos financeiros da companhia. Os dois itens acima mostram como o processo seletivo se torna mais prático e eficiente. Quando isso acontece, os gastos também são reduzidos, gerando uma economia que pode ser aplicada, por exemplo, na implementação de ferramentas para tornar o setor ainda mais completo.

Ganho em produtividade

Uma das funções do time de Recursos Humanos é potencializar o desempenho dos profissionais da organização. Com as ferramentas certas, fica muito mais fácil — e preciso — medir a produtividade dos colaboradores. Assim, o RH pode entrar em ação mais rapidamente para fazer as devidas correções e não deixar que o rendimento da empresa seja prejudicado.

Redução de erros

Outro aspecto importante proporcionado pela digitalização do RH é a redução de erros ao longo do processo. Seja pela melhor segmentação dos currículos, seja pela maior concentração e rendimento dos profissionais da equipe, menos tempo é perdido com aqueles candidatos que não se encaixam na vaga ou na empresa, enquanto os recrutadores têm mais informações e tempo para análises aprofundadas.

Tudo isso representa um índice de acerto muito maior na hora de contratar um profissional. Com isso, o setor cria um círculo virtuoso, em que os gastos para contratar os talentos vão se reduzindo, enquanto a precisão aumenta. 

A longo prazo, essa estrutura pode posicionar a empresa como referência, com um setor de RH bastante criterioso e eficiente, impactando da melhor forma os resultados da companhia.

Como digitalizar o setor de RH da minha empresa?

O processo de digitalização do RH é fundamental, mas só vai apresentar resultados positivos e duradouros se os principais gestores entenderem que não basta adicionar ferramentas e soluções tecnológicas aos processos. É preciso identificar maneiras de otimizar o rendimento de todo o setor, como a implementação de metodologias ágeis no RH.

Mais do que ter as ferramentas em mãos, é necessário criar uma cultura forte dentro da organização. Os feedbacks e avaliações precisam ser mais frequentes, permitindo que o time de RH digital consiga, ainda, criar um vínculo com os profissionais e seguir com seu trabalho de maneira eficiente, identificando gargalos e encontrando as soluções ideais.

Além disso, os gestores devem fazer um trabalho de avaliação interna, analisando quais são os pontos positivos e negativos da organização. A partir dessas respostas, fica mais fácil compreender quais são as ferramentas mais úteis para um trabalho eficiente. Adotar o Scrum no RH, por exemplo, pode funcionar muito bem em uma organização, mas não apresentar resultados positivos em outras.

Com a transformação digital, a digitalização do RH é um processo que ocorre naturalmente, mas exige muita preparação das organizações para se adaptarem ao novo cenário e não deixarem que os desafios prejudiquem os resultados da companhia. 

A busca constante por aperfeiçoamento, com o uso de novas estratégias e soluções, é fundamental para que o setor esteja sempre preparado para potencializar os resultados internos.

Agora que você já sabe mais sobre a digitalização do setor de Recursos Humanos, o que acha de seguir por dentro das principais novidades e tendências da área? Basta completar o formulário abaixo para assinar a nossa newsletter e receber conteúdos como este na sua caixa de entrada!

Assine a nossa newsletter e tenha em mãos as novidades mais relevantes sobre RH!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.