Você já usa metodologias ágeis no RH? A inclusão dessas técnicas, que surgiram na área de Tecnologia da Informação (TI), vem trazendo resultados impactantes para a gestão corporativa. E nesse contexto, precisamos de falar sobre Scrum no RH.
Esse framework tem sido adotado porque é vantajoso para os processos do departamento, gerando desde mais agilidade nas atividades até refinamento estratégico na organização de times.
O profissional de RH de hoje precisa atender às necessidades do mercado, por isso, saber aplicar metodologias ágeis faz toda a diferença. Conhecer detalhes do Scrum, por exemplo, ajuda no fortalecimento competitivo das companhias, que estão se tornando cada vez mais digitais, rápidas e eficientes.
É por isso que você não pode sair deste conteúdo sem saber o que é Scrum no RH. Nas próximas linhas, a gente mostra um guia para você ter sucesso com essa abordagem.
O que é Scrum?
O Scrum é um framework usado para gerenciar projetos, podendo ser utilizado em diversos departamentos dentro de uma empresa. No RH, ele possibilita a melhoria dos resultados. Para isso, propõe a divisão dos projetos em ciclos, chamados de sprints, que podem ser diários, semanais, quinzenais, mensais ou anuais.
O Scrum é um tipo de metodologia ágil adotado, desde os anos 1990, por muitas companhias que desejam otimizar recursos. Uma das razões que fizeram as empresas adotarem o Scrum no RH é a facilidade de gerenciamento dos trabalhos.
Ele também possibilita a realização de pequenos ajustes, que vão desde o planejamento até a execução de um projeto. Com isso, identificar falhas e corrigi-las antes que comprometam o resultado fica bem mais fácil.
Como o Scrum funciona?
O Scrum é uma metodologia que divide o projeto por etapas, os chamados sprints. Assim, cada etapa do projeto pode ser analisada de maneira separada, o que eleva as chances de sucesso das entregas. O diferencial dessa metodologia é que ela pode ser realizada a qualquer momento, favorecendo o melhor uso do tempo da equipe. Consequentemente, a empresa percebe redução de despesas e menos gasto de energia dos colaboradores.
A cada etapa realizada, todos que fazem parte do projeto são informados sobre o andamento das atividades, com realizadas reuniões recorrentes. Caso seja necessário visualizar o status de cada atividade, isso pode ser feito por meio de uma tabela de progresso.
Ao final das etapas, o time de trabalho realiza a entrega para a equipe de revisão. Esta decidirá se o ciclo em questão será finalizado, abrindo espaço para que um novo projeto seja iniciado, ou se o trabalho retornará para que alguns pontos sejam melhorados.
Como utilizar o Scrum no RH?
O Scrum no RH pode ser usado desde os processos de recrutamento e seleção até as atividades de treinamento e desenvolvimento. Para tanto, são necessários um planejamento consistente e uma série de outras ações. Confira a seguir!
Faça uma reestruturação nas atividades do setor
Para que os processos do setor de RH ganhem agilidade, a maneira como as atividades são executadas precisa ser distribuída e reformulada, com adequação às metodologias ágeis.
Nesse cenário, o método Scrum é perfeito para otimizar as tarefas de RH das empresas, já que colabora para que as pessoas organizem seus processos e possam atender às necessidades do setor com eficiência, além de pontualidade.
O Scrum pode ser usado para os pequenos projetos e também para aqueles maiores e de grande visibilidade organizacional, promovendo um melhor controle de cada etapa.
Aqui, é importante lembrar que o uso de tecnologia, a exemplo de um software de recrutamento e seleção que compõe o RH 4.0, é capaz de facilitar ainda mais os processos, pois traz os benefícios da automação de processos.
Estabeleça prazos e delegue para os responsáveis
Todo profissional deve ter uma atividade para gerenciar dentro da metodologia Scrum. Para que os resultados sejam efetivos, as pessoas devem ser capacitadas e ter conhecimento tanto das ferramentas a serem utilizadas quanto dos prazos atrelados às atividades.
Com isso, cada integrante do time de trabalho será responsável por uma etapa da execução da tarefa, bem como estará ciente do andamento dos projetos de outros setores e departamentos.
É fundamental que a gerência defina um prazo para a entrega dos projetos. Dessa forma, garante-se uma entrega alinhada ao período de tempo estabelecido, o que possibilita uma gestão mais estratégica. Além disso, o método Scrum estimula a colaboração, e assim outros integrantes da equipe que dependam de uma determina entrega conseguem dar continuidade aos projetos nos quais estão envolvidos.
Defina metas para a equipe
A definição de metas é fundamental para o sucesso das atividades envolvendo o Scrum no RH. Essas metas podem ser atreladas ao final de cada sprint. Contudo, é preciso estabelecer prazos reais, que sejam alcançáveis, a fim de não comprometer o resultado do projeto.
Além de determinar quais tarefas serão entregues e em quanto tempo, é necessário evidenciar para a equipe como elas devem ser realizadas e a quais colaboradores serão designadas e também as métricas que serão usadas para medir o desempenho coletivo e individual.
Quais são as vantagens dessa implementação?
Agora que você já sabe o que é o Scrum e como implementar a metodologia ágil no RH, vamos indicar as principais vantagens sentidas pelas empresas ao aderirem à metodologia.
Gestão de pessoas mais estratégica
Ao adotar a metodologia Scrum no RH, é possível obter maior destaque dentro da organização, já que a técnica possibilita fazer a gestão de pessoas de maneira mais ampla, diversificada e humanizada. Como consequência, é possível observar um clima organizacional mais positivo, assim como o melhor desenvolvimento dos profissionais.
Gestão eficiente dos processos
Com o uso dessa metodologia ágil, a produtividade da equipe é elevada ao máximo. Isso porque as demandas passam a ser gerenciadas de modo prático, além de que há redução de erros diminuídos, o que garante precisão às entregas.
Ganho de agilidade para o RH
Com processos, metas e prazos definidos adequadamente, o setor de RH ganha agilidade e, ao mesmo tempo, os processos passam a ser mais qualificados. Com a implantação da tecnologia para RH e os direcionamentos corretos, os profissionais envolvidos nos projetos conseguem elevar a capacidade produtiva da equipe como um todo, colaborando para o desenvolvimento do setor.
Está claro que o Scrum no RH é uma eficiente ferramenta de gestão, concorda? Oferece benefícios de agilidade e aumento de produtividade, o que contribui diretamente para bons resultados de negócio.
Para continuar aprendendo ainda mais sobre o assunto, temos mais uma opção de leitura para você: entenda mais sobre os benefícios das metodologias ágeis no RH!