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Recrutamento e Seleção

Como publicar vagas: confira o passo a passo

  • Por: Equipe Catho Empresas | 
  • 11/04/2024 | 
  • 8 min de leitura
Como publicar vagas: confira o passo a passo

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  • O que não pode faltar em uma descrição de cargo?
  • Como criar uma publicação de vaga completa e atrativa?
    • Dê atenção às informações
    • Observe a linguagem
    • Ressalte as vantagens de trabalhar na empresa
  • Quer se inspirar? Veja exemplos de publicações de vagas
    • Título de vaga
    • Descrição do cargo
    • Descrição dos requisitos
    • Informações sobre a empresa

O anúncio da vaga é um dos primeiros contatos entre a empresa e o candidato — ou entre o recrutador e a parte interessada. A partir da descrição dos requisitos, atribuições e benefícios, a companhia fala um pouco de si e de quais são suas exigências e expectativas para o próximo colaborador. Percebe por que o ato de publicar vagas é estratégico para o recrutamento?

Ao escolher a melhor plataforma, o empregador consegue agilizar e otimizar sua triagem inicial. Assim, assegura que os talentos que visualizarem estarão mais próximos do perfil que está recrutando.

Existe uma fórmula para isso? Neste artigo, você vai entender como começar. Continue a leitura!

O que não pode faltar em uma descrição de cargo?

A princípio, a descrição de cargo para publicar vagas é um documento que reúne quais atividades o ocupante de um cargo deve exercer. Isso inclui sua formação e conhecimentos específicos relacionados a suas atribuições.

Por exemplo, para ocupar a posição de analista de compras, a empresa pode exigir que o profissional seja graduado em administração. Também, que fale um ou dois idiomas além do português, como inglês ou espanhol, visto que, em seu dia a dia, vai lidar com diferentes fornecedores em diversas partes do mundo.

A partir dessa explicação, podemos concluir que o principal intuito da descrição de cargo é padronizar, visto que criá-la torna os processos mais ágeis, tanto para quem contrata quanto para quem está sendo admitido. Vale lembrar que o documento não é imutável, isto é, a empresa pode alterá-lo sempre que necessário, acompanhando as exigências do mercado, que está cada vez mais rigoroso.

Além desse apoio, contar com um organograma bem estruturado depende de descrições de cargo fiéis. Isso impacta o posicionamento hierárquico de uma companhia, em que nem sempre é claro quem está subordinado a quem, gerando ruídos em qualquer setor e dificultando uma boa gestão.

Falando em lideranças, é importante ressaltar que elas também entram no planejamento das descrições. Afinal, ninguém melhor que o gestor da área para agregar ao documento, pois ele está ciente do que vai precisar para garantir que o time tenha uma boa performance. Então, em parceria com o RH, devem trabalhar juntos nessa construção.

Como criar uma publicação de vaga completa e atrativa?

Ao ler uma notícia, o primeiro parágrafo deve responder as perguntas mais relevantes e que, em geral, despertam a curiosidade do leitor. O que houve? Onde foi? Quando aconteceu? Quem são os envolvidos? Da mesma forma, ao publicar vagas, deve responder as questões mais importantes para um candidato!

Por exemplo, é essencial por em destaque o nome do cargo, quais são os requisitos (se forem muitos, os que são indispensáveis), as atribuições, e finalizar com o que a empresa oferece em troca. Além disso, alguns detalhes fazem a diferença. Veja alguns!

Roteiro para entrevista de emprego: o passo a passo para você criar o seu

Dê atenção às informações

Entenda que quanto mais claro estiver o anúncio, mais chances de receber currículos que se aproximem do que está buscando. Não seja generalista nas observações. Aproveite a descrição do cargo da vaga que está em aberto e deixe a publicação o mais completa possível!

Observe a linguagem

A linguagem, mesmo de um anúncio, fala muito sobre a identidade de uma organização. Se é uma empresa de tecnologia, por exemplo, é comum que use mais termos em inglês (inclusive, os títulos dos cargos) e que use um tom mais descontraído para se dirigir aos interessados. Tem que se lembrar disso na hora de publicar a vaga!

Ressalte as vantagens de trabalhar na empresa

Companhias que seguem uma estratégia de retenção de talentos investem em bons benefícios para valorizar seus colaboradores. Isso não funciona apenas com quem faz parte da casa, mas também, para atrair profissionais qualificados. Nessa parte, dê um bom destaque ao que a empresa oferece ao publicar vagas.

Quer se inspirar? Veja exemplos de publicações de vagas

Mesmo contando com diversos canais disponíveis, inclusive gratuitos, é essencial que o RH use uma plataforma específica e certeira ao iniciar sua busca por candidatos. Isso porque ela garante um processo mais rápido e confiável, com interessados mais acessíveis e associados ao perfil desejado.

A Catho tem diversas ferramentas de recrutamento digital, que contemplam grupos de diversidade e até para o momento que a companhia quer auxiliar o colaborador a se recolocar (outplacement). Tudo isso, com filtros exclusivos para, de fato, aperfeiçoar o trabalho do recrutador. Veja, a seguir, como deve ser a estrutura de um anúncio efetivo ao publicar suas vagas!

Título de vaga

Entre as tendências de recrutamento, observamos que os títulos das vagas estão constantemente mudando. Desde versões americanizadas até expressões mais generalistas, que não especificam o que o funcionário realmente vai fazer. Portanto, nossa dica é para ser objetivo, sempre levando em conta a identidade da companhia.

Descrição do cargo

Também é importante priorizar a objetividade nesse caso. Como traduzir a ocupação em poucas palavras? Esse resumo antecede os requisitos e atribuições, trata-se de uma introdução simples para que o candidato confirme — após ler o título — se a vaga, de fato, é voltada para seu perfil, a fim de prosseguir com a candidatura.

Descrição dos requisitos

Quais conhecimentos técnicos e específicos o interessado deve ter para chegar à primeira fase? Esse espaço é voltado para essa descrição, pontuando quais ferramentas, recursos e certificações são necessárias. Se desejar, também pode incluir as soft skills mais relevantes para chamar atenção do recrutador ao publicar vagas.

Informações sobre a empresa

Para finalizar, o responsável pela vaga deve incluir informações relacionadas aos benefícios e o valor do salário, se a companhia tiver essa prática. Encerrar com o meio de contato: para onde enviar currículo? Onde criar a candidatura (se for em uma plataforma de vagas)? Qual o prazo de recebimento?

Por se tratar de um processo de rotina, delegar a atividade de publicar vagas é a melhor maneira de otimizar o dia a dia de um recrutador. Não apenas pela economia de tempo, que é salvo sem que se precise analisar centenas de currículos, que nem sempre aderem a procura. Principalmente, pela possibilidade de encontrar candidatos mais talentosos e que se identifiquem com o fit cultural da companhia.

Que tal conhecer mais sobre essa parceria e como podemos otimizar suas seleções? Conheça as soluções de recrutamento digital da Catho. 

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