A descrição de uma vaga de emprego nem sempre é uma tarefa simples, exige um alto poder descritivo para atrair os candidatos certos e, também, para que eles entendam exatamente o que vaga em questão propõe. Mas, com atitudes simples, é possível descrever de forma eficiente e obter melhores resultados. Veja 4 dicas para isso abaixo:
Trabalhar em sintonia com o setor que requisita a vaga
Alinhar o perfil exato da vaga junto ao setor responsável pela requisição desta é fundamental para um processo seletivo mais qualificado e, consequentemente, para um resultado final melhor. Essa sintonia fará com que o RH da empresa tenha uma noção melhor do profissional que é procurado e quais são as funções que ele exercerá.
Mesmo que isso exija tempo, é uma alternativa muito válida, pois tem uma margem de acerto maior em relação a atrair os candidatos certos para o processo seletivo e atingir o objetivo de qualificar o quadro da empresa.
Alinhar requisitos primários e secundários
Todo candidato deve cumprir os requisitos mínimos para o preenchimento da vaga, esses são os requisitos primários, ou seja, aqueles que não podem faltar. Alguns exemplos são: pontualidade, organização, comprometimento.
Porém, existem outros requisitos, ditos secundários, que podem ser substituídos por algumas características e, mesmo assim, não comprometer a escolha final. Um candidato pode não ter experiência na área, mas estar cursando o quarto semestre de uma faculdade relativa a ela. Isso dará a ele uma boa base teórica e condições de exercer o cargo, podendo ser dispensado o quesito experiência.
Escolher as palavras certas para atrair os melhores candidatos
A descrição da vaga de emprego é o primeiro contato entre empresa e candidato. Como a vaga estará no meio de várias outras, é necessário escolher as palavras certas para atrair o candidato e dar a sensação de que era exatamente essa oportunidade que ele procurava.
Por isso, descrever corretamente as competências necessárias, bem como as funções que serão executadas é fundamental. O ideal é que essa descrição utilize uma linguagem simples, deixando mais detalhes para o momento da entrevista, a fim de não confundir possíveis candidatos na hora da leitura.
Valorizar a questão pessoal
Dentre várias oportunidades que se apresentam, o candidato irá valorizar mais aquelas que destacam a questão pessoal da vaga, mostrando que precisam de recursos humanos e não tecnológicos para o exercício das funções.
Mostrar que a figura humana é insubstituível, dentro de todas as suas características como qualidade e pontos a serem melhorados, e que a empresa pode ajudá-lo a ter uma ótima carreira e evoluir profissionalmente, é uma ótima estratégia de atração.
Por meio de um planejamento simples com base nas dicas apresentadas, fica muito mais fácil ter sucesso na descrição de vaga.Aplicando-as sempre é possível criar um mecanismo sistemático que levará a uma margem mais alta de acerto.
A evolução desse processo dentro do RH qualificará o serviço apresentado por esse setor e também o quadro laboral da empresa, visto que, por meio de uma descrição correta da vaga, serão atraídos os melhores profissionais.